Europa

Essas foram as principais contratações no último dia da janela de transferências da Europa

A janela de transferências do verão na Europa teve um último dia bastante agitado, como é praxe, e por isso separamos as principais contratações que aconteceram no 1º de setembro

Bonucci vai fechar sua carreira oferecendo experiência ao Union Berlim

O Union Berlim será um estreante para se observar na Champions League. Os Eisernen cresceram degrau após degrau desde o acesso na segunda divisão da Bundesliga: depois de disputarem Conference e Liga Europa, chegam ao torneio principal. A primeira participação guardará confrontos muito esperados, sobretudo contra Real Madrid e Napoli. E os berlinenses terão doses cavalares de experiência com a adição de um especialista na Liga dos Campeões: Leonardo Bonucci. Dispensado pela Juventus de uma maneira até desrespeitosa com sua idolatria, o beque flertou com o Union ao longo das últimas semanas e assinou nesta sexta, no fechamento da janela de transferências. Será sua primeira (e única) experiência fora da Itália.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Guardiola sempre gostou de Matheus Nunes e finalmente o levou para o Manchester City

Manchester City buscava a contratação de mais um meio-campista nesta janela de transferências. Ilkay Gündogan deixou uma lacuna difícil de se preencher, ao não renovar seu contrato. Existia um interesse em Lucas Paquetá, mas as conversas naufragaram com o início das investigações sobre o brasileiro, relativos a apostas esportivas. A lesão de Kevin de Bruyne aumentou ainda mais as necessidades dos Citizens no setor. E, durante as últimas semanas, a diretoria partiu com tudo para contratar Matheus Nunes junto ao Wolverhampton. Os Lobos fizeram jogo duro e tentaram tirar o máximo de dinheiro possível dos emiratenses. Entretanto, no último dia da janela de transferências, o City oficializa a chegada do meio-campista. Tem características diferentes de Paquetá e ainda mais de De Bruyne, mas deixa mais robusto o elenco.

Ansu Fati fecha com um ainda mais empolgante Brighton

A camisa 10 às costas representa o moral que Ansu Fati um dia desfrutou no Barcelona. O garoto explodiu em tempos difíceis do clube e acabou eleito como herdeiro do místico número, vago a partir da saída de Lionel Messi. Entretanto, o desenvolvimento da carreira do atacante no Camp Nou seria atravancado. As lesões atrapalharam demais Ansu Fati, assim como o ponta não desfrutou do mesmo respaldo desde a chegada de Xavi ao comando técnico. E, sem grande sequência recente no Barça, uma mudança de ares parece bem-vinda a esta altura. O jovem de 20 anos poderá se provar na Premier League, como novo ás na manga do Brighton, onde chega por empréstimo sem opção de compra.

Manchester United pegou um ótimo e promissor goleiro reserva com Bayindir

O Manchester United resolveu mudar o seu grupo de goleiros para a atual temporada. A posição sofreu diversos questionamentos em Old Trafford nos últimos meses, entre a queda flagrante de David de Gea e a falta de encaixe com o estilo de jogo de Erik ten Hag. Nada justifica a maneira como os Red Devils trataram o espanhol, quebrando promessas para rebaixar ainda mais seu salário na renovação de contrato. Ainda assim, as necessidades estavam claras. André Onana é o dono da posição, após grande temporada na Inter e com sua relação anterior com o treinador. Já o novo reserva também é confiável: Altay Bayindir, aposta sem muitos custos que chega do Fenerbahçe.

Sem espaço no Barcelona, Lenglet foi emprestado ao Aston Villa

O Aston Villa sofre demais com as lesões neste início de temporada. Jogadores importantes do clube se machucaram e ficarão ausentes por meses. Assim, a atividade nesta reta final da janela de transferências serviu para reduzir os danos. O empréstimo de Nicolò Zaniolo pintou como resposta à perda de Emiliano Buendía. Já nesta sexta-feira, os Villans acertaram uma reposição para Tyrone Mings, que voltará apenas em junho, depois de romper os ligamentos na primeira rodada da Premier League. Clément Lenglet chega por empréstimo do Barcelona, como uma alternativa a mais num grupo de ótimos beques à disposição de Unai Emery.

Cole Palmer é um ótimo jovem para um Chelsea viciado em apostar

Chelsea segue em frente com seu planejamento de colecionar alguns dos jovens mais promissores à disposição na Premier League. Os Blues ainda não frearam suas atividades no fechamento da janela de transferências e, nesta sexta-feira, levaram mais um garoto para Stamford Bridge. Cole Palmer deu algumas mostras de qualidade pelo Manchester City e parecia pronto a ganhar espaço com a saída de Riyad Mahrez, mas os celestes não recusaram a boa proposta que chegou de Todd Boehly. Os londrinos desembolsam €47 milhões para comprar o meia de 21 anos, um valor bastante alto por um atleta que não chega a 20 aparições na Premier League. O novato oferece um pé canhoto habilidoso e doses de elegância, mas é mais uma aposta do Chelsea.

Sem muito espaço e brilho no Frankfurt, Borré vai para o Werder Bremen

Rafael Santos Borré durante um tempo pareceu opção para os clubes brasileiros no mercado de transferências. Mas, por enquanto, o colombiano escreve sua história na Bundesliga. O atacante conseguiu certo destaque em sua passagem pelo Eintracht Frankfurt. Não entregou caminhões de gols, mas teve papel decisivo na conquista da Liga Europa em 2021/22, com direito a tentos em diferentes fases na reta final da competição. Em 2022/23, porém, o rendimento caiu e ele acabou eclipsado por Randal Kolo Muani no Deutsche Bank Park. Um novo destino se desenha nesta nova temporada, emprestado ao Werder Bremen.

Internazionale apostou na maestria de Klassen e o tirou do Ajax

Internazionale passou os últimos meses concentrada em buscar reforços que dessem profundidade ao seu elenco. Os nerazzurri perderam jogadores importantes, mesmo que muitos dos astros que saíram não fossem mais imprescindíveis entre os titulares. Em compensação, uma baciada de novatos chegou para tornar o plantel mais completo em várias frentes. E a novidade neste fechamento de janela soa exatamente como uma peça para completar esse quebra-cabeças. Davy Klaassen ganha a grande oportunidade de sua carreira aos 30 anos. Será um meio-campista técnico que provavelmente não ganhará a posição de titular, mas completa o conjunto e oferece qualidade técnica.

Após rodar muito, o Milan trouxe Jovic para rodar como centroavante

O Milan procurou persistentemente um novo centroavante na reta final da janela de transferências. Os rossoneri queriam um homem mais típico de área para servir entre os reservas de Olivier Giroud. Quase todos os planos do clube caíram por terra, enquanto Divock Origi arrumava suas malas rumo ao Nottingham Forest. E a solução não é a melhor possível, mas pelo menos injeta sangue novo no San Siro. Luka Jovic não estava mais nos planos da Fiorentina e terá mais uma oportunidade para recuperar o mínimo de seu renome. O atacante de 25 anos chega em definitivo aos milanistas, mas num acerto sem custos e só um ano de contrato. A Fiorentina queria se desfazer, com só mais um ano de vínculo, e o Milan não assumiu um risco tão longo.

Papu Gómez rompeu com o Sevilla e virou oportunidade de mercado

Sevilla anunciou nesta sexta-feira (1), último dia da janela de transferências de verão das principais ligas europeias, a rescisão de contrato com o meio-campista Alejandro Gómez, o Papu. O argentino foi considerado uma barganha ao ser contratado em janeiro de 2021, mas deixa Andaluzia sem ter ter chegado perto da expectativa criada e um ano antes do fim do vínculo que tinha com o clube.

O Barcelona garantiu sua dupla portuguesa: João Félix e João Cancelo

O Barcelona mais uma vez atravessou a janela de transferências com a calculadora nas mãos. Desta vez o clube não teve tantas alavancas para acionar e aliviar suas finanças apertadas pelo fair play de La Liga. Os blaugranas ainda venderam parte de seu departamento de mídia para conseguir um fôlego extra, mas o dinheiro não caiu a tempo na conta bancária e também precisaram se desfazer de jogadores para melhorar as condições. Mesmo assim, negócios sem tantos custos permitiram que o elenco de Xavi ganhasse bem-vindas opções antes do fechamento do mercado. Foram duas novidades de uma só vez nessa sexta-feira: João Félix e João Cancelo, ambos garantidos por empréstimo sem opção de compra.

Liverpool tem presente bem resolvido e trouxe Gravenberch para apostar no futuro

Primeiro, o Liverpool focou no curto prazo com a contratação do experiente Wataru Endo. E depois se sentiu confortável para abraçar um projeto para o futuro. Monitorado desde o começo da janela de transferências pela situação complicada em que se encontrava no Bayern de Munique, o meia holandês Ryan Gravenberch tornou-se o último reforço de um mercado mais movimentado do que o ideal, mas que entregou o que precisava entregar: os Reds têm um novo meio-campo.

O PSG também esteve ativo e trouxe o ótimo Kolo Muani

O Paris Saint-Germain não fez uma janela de transferências em que contratou tantos astros, como ocorreu de maneira recorrente nos últimos anos. Porém, o mercado dos parisienses teve muito peso e cobriu diversas lacunas do elenco. À medida em que os medalhões saíam, uma nova equipe se desenhou ao redor de Kylian Mbappé – que, por enquanto, continua no Parc dos Princes. E não era segredo para ninguém que o PSG tinha um alvo claro para o comando de seu ataque, num projeto de também garantir uma presença maior de jogadores franceses no grupo. Randal Kolo Muani se transformou num nome bastante cobiçado que, por fim, desembarca em Paris como negócio mais caro dos proprietários catarianos em 2023/24. Serão pagos €95 milhões pelo centroavante, segundo a revista Kicker.

United reforçou a defesa de seu meio-campo com Amrabat

A Copa do Mundo que Sofyan Amrabat fez o projetava para os maiores clubes da Europa. Foi o melhor primeiro volante do Mundial de 2022 e também o melhor jogador na histórica campanha de Marrocos. Mas não que a qualidade do atleta se limitasse apenas a sete partidas. O alto nível também se via na Fiorentina, ainda mais em evidência na campanha até a final da Conference League. Diante da possibilidade de buscar um destino melhor, Amrabat conversou com alguns clubes ao longo dos últimos meses. E havia um interesse genuíno não apenas do Manchester United por seus serviços, mas do próprio meio-campista em se mudar para Old Trafford. No fechamento da janela, enfim, saiu o empréstimo com opção de compra. Será um reencontro para o cabeça de área, que despontou em sua carreira treinado por Erik ten Hag no Utrecht.

Regular no Napoli, Lozano voltou ao PSV para ser protagonista de novo

Hirving Lozano está de volta ao PSV. Após quatro temporadas defendendo o Napoli, o atacante retorna ao clube que lhe abriu as portas para Europa e onde teve seus melhores momentos na carreira. O jogador mexicano deixou a Holanda em 2019 com 24 anos e aparentemente pronto para disputar uma das principais ligas do continente, mas regressa sem ter dado o salto esperado e visando ser protagonista novamente.

O Tottenham apostou em Brennan Johnson, herói do Nottingham Forest…

O Tottenham vendeu Harry Kane por muito dinheiro e, obviamente, não conseguiria achar um substituto à altura no mercado de transferências. A falta de opções no comando do ataque tende a atrapalhar os Spurs, ainda mais quando o trabalho de Richarlison no clube não colabora. Porém, não se nega que o saldo dos londrinos na janela é razoável. O clube investiu em diversos setores e montou um conjunto mais forte para o técnico Ange Postecoglu. Podem não ser contratados tão badalados, mas as novas peças tendem a se consolidar no norte de Londres. É o caso de Brennan Johnson, a última adição do Tottenham e justamente a mais cara, destaque na campanha de acesso do Nottingham Forest à Premier League.

…e o Nottingham Forest contratou, do nada, sete jogadores no último dia

O Nottingham Forest teve uma recaída. Passou a maior parte da janela de transferências controlado, buscando reforços pontuais para melhorar o elenco que conseguiu, a duras penas, a permanência na Premier League, em vez de sair atirando para todos os lados – como na temporada passada, quando contratou 30 pessoas. Mas não resistiu ao dia do fechamento do mercado, nem à injeção de dinheiro pela venda da revelação Brennan Johnson ao Tottenham. De uma vez só, trouxe sete jogadores, além do brasileiro Murillo, que havia sido anunciado na última quinta-feira.

Todas as contratações do último dia de janela da Europa:

  • Matheus Nunes (Wolverhampton —-> Manchester City)
  • Altay Bayindir (Fenerbahçe —-> Manchester United)
  • Leonardo Bonucci (Juventus —> Union Berlim)
  • Cole Palmer (City —-> Chelsea)
  • Nuno Tavares (Arsenal —-> Nottingham Forest)
  • Clément Lenglet (Barcelona —-> Aston Villa)
  • Roman Yaremchuk (Club Brugge —-> Valencia)
  • Marcos Antônio (Lazio —-> PAOK)
  • Reinier (Real Madrid —–> Frosinone)
  • Ansu Fati (Barcelona —-> Brighton)
  • Samu Castillejo (Valencia —-> Sassuolo)
  • Duván Zapata (Atalanta —-> Torino)
  • Sergio Reguilón (Tottenham —-> Manchester United)
  • Nico Domínguez (Bologna —> Nottingham Forest)
  • Remo Freuler (Nottingham Forest —-> Bologna)
  • Rafael Borré (Frankfurt —> Werder Bremen)
  • Callum Hudson-Odoi (Chelsea —-> Nottingham Forest)
  • Maxime López (Sassuolo —-> Fiorentina)
  • Hirving Lozano (Napoli —> PSV)
  • Luka Jovic (Fiorentina —> Milan)
  • Davy Klaassen (Ajax —> Inter)
  • Boubakary Soumaré (Leicester —-> Sevilla)
  • João Félix (Atlético de Madrid —-> Barcelona)
  • Ryan Gravenberch (Bayern de Munique —-> Liverpool)
  • João Cancelo (Manchester City —-> Barcelona)
  • Álvaro Odriozola (Real Madrid —-> Real Sociedad)
  • Armel Bella Kotchap (Southampton —-> PSV)
  • Vlachodimos (Benfica —-> Nottingham Forest)
  • Diego Moreira (Chelsea —-> Lyon)
  • Sofyan Amrabat (Fiorentina —-> Manchester United)
  • Eric García (Barcelona —-> Girona)
  • Brennan Johnson (Nottingham Forest —-> Tottenham)
  • Abde (Barcelona —-> Betis)
  • Rob Holding (Arsenal —-> Crystal Palace)
  • Juan Bernat (PSG —-> Benfica)
  • Neal Maupay (Everton —-> Brentford)
  • Kolo Muani (Eintracht Frankfurt —-> PSG)
  • Mariano Díaz (Real Madrid —-> Sevilla)
  • Ibrahim Sangaré (PSV —-> Nottingham Forest)
  • Divock Origi (Milan —–> Nottingham Forest)
  • Andrew Omobamidele (Norwich —–> Nottingham Forest)
  • Alex Iwobi (Everton —–> Fulham)
  • Luis Sinisterra (Leeds —–> Bournemouth)
Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo