Vini Jr? Brasil estreia na Copa América com outro jogador como protagonista
Jogador do Real Madrid é o artilheiro da Seleção pós-Copa de 2022... E não estamos falando de Vini

Será no imponente SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia, que a seleção brasileira inicia sua trajetória na Copa América. O Brasil estreia no Grupo D nesta segunda-feira (24), às 22h (horário de Brasília), contra a Costa Rica com os holofotes sobre Vinicius Júnior.
Grande nome do futebol brasileiro — e mundial, por que não? — da atualidade, o atacante chega à competição para confirmar que é o merecedor da Bola de Ouro nesta temporada. O gol decisivo na final da Champions League e o protagonismo no título da La Liga pelo Real Madrid, aliás, falam por si só.
Mas a verdade seja dita: quando o assunto é a seleção brasileira, o protagonista tem sido outro. Enquanto Vinicius não consegue ser o mesmo vestindo verde e amarelo, o seu companheiro merengue Rodrygo desponta para comandar o Brasil dentro de campo.
? Rodrygo é o 2º brasileiro das TOP 5 ligas europeias com mais participações em gols (29) em 23/24. ??⚡
⚔️ 60 jogos
⚽️ 21 gols (4 pelo Brasil)
?️ 8 assistências
? 158 finalizações (73 no gol)
? 78 passes decisivos (!)
? 99 dribles certos (!)
? Nota Sofascore 7.29 pic.twitter.com/yT78zOC4g7— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) June 13, 2024
Rodrygo não veste a 10 à toa
Para a Copa América, o Raio herdou a camisa 10 da Seleção de Neymar, lesionado. O desempenho em campo comprova que o jovem de 23 anos merece vestir um número tão lendário. Pois coube a um atacante ainda garoto assumir a responsabilidade de ser o principal jogador do Brasil desde a Copa do Mundo de 2022.
Rodrygo é o artilheiro da seleção brasileira no pós-Copa, com cinco gols marcados em 11 jogos. Foi dele, aliás, o gol do empate em 1 a 1 com os Estados Unidos, no último teste antes da Copa América.
Artilharia da Seleção após a Copa
- Rodrygo — 5
- Endrick — 3
- Neymar — 2
- Marquinhos — 2
- Gabriel Martinelli — 2
- Lucas Paquetá — 2
- Andreas Pereira — 1
- Raphinha — 1
- Joelinton — 1
- Éder Militão — 1
- Vinicius Júnior — 1
- Casemiro — 1
- Gabriel Magalhães — 1

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dorival dá ainda mais protagonismo a Rodrygo
O próprio atacante já afirmou em uma entrevista ainda sob o comando de Fernando Diniz, no ano passado, que se sente pronto para assumir responsabilidades maiores na Seleção e no Real Madrid. O protagonismo vem desde 2023 e foi potencializado por Dorival Júnior.
O atual treinador escala Seleção com Rodrygo como uma referência móvel no ataque. Mais perto do gol, o atacante tem liberdade total de movimentação e usa a mobilidade para trocar de posição com Vini Jr e aparecer como arma tanto pelo meio quanto pela esquerda. Foi assim, por exemplo, que saiu o gol contra os Estados Unidos.
— Aos poucos, eles vão encontrando cada um dentro das suas características. O Rodrygo vem evoluindo a cada momento. Quanto mais ele participar, mais será importante à nossa equipe. Quanto mais ele estiver com a bola nos pés, as possibilidades se ampliam, inclusive com as finalizações que ele vem tendo com a camisa da Seleção e do Real — afirma Dorival Júnior.
Os jogos do Brasil na Copa América
- Brasil x Costa Rica — segunda-feira, 24 de junho, às 22h (horário de Brasília) — Los Angeles
- Brasil x Paraguai — sexta-feira, 28 de junho, às 22h (horário de Brasília) — Las Vegas
- Brasil x Colômbia — terça-feira, 2 de julho, às 22h (horário de Brasília) — Santa Clara