La Liga

Por que comemoração do título do Real Madrid de La Liga virou confusão na Espanha?

Real Madrid quer deixar para levantar o troféu de campeão da La Liga na semana que vem, em respeito ao Granada

O Real Madrid confirmou o seu título de número 36 da La Liga no último sábado após a derrota do Barcelona para o Girona, logo depois do time merengue bater o Cádiz por 3 a 0. No geral, o time campeão celebra junto de seus torcedores logo após o jogo em questão acabar, ou na rodada seguinte, caso o título venha após um tropeço de um rival direto. Porém, o time da capital quer deixar para levantar a taça junto de sua torcida somente na outra terça-feira (14), após a próxima rodada.

Por mais que a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) queira entregar o troféu na partida do fim de semana, o Real Madrid está se recusando a participar da cerimônia desta maneira por duas razões. O próximo jogo do Real Madrid será fora de casa, no sábado (11), frente ao Granada, a mais de 400 km da capital espanhola, portanto, longe da maior parte de seus torcedores.

Respeito ao adversário quase rebaixado

O outro motivo tem a ver com o próprio rival. Na penúltima colocação da tabela, o Granada tem chances enormes de ser rebaixado matematicamente justamente no próximo fim de semana. E segundo o jornal Marca, a direção do Real Madrid considera um desrespeito comemorar o título de campeão nacional não só fora de casa, como no estádio de um time que está prestes a cair, com quatro rodadas de antecedência.

Por isso, o clube deseja que a festa no estádio seja realizada na próxima terça-feira (14), após a partida contra o Alavés, que ocorrerá no Estádio Santiago Bernabéu, casa do time merengue.

A possibilidade ainda não confirmada é de uma festa no domingo, um dia depois do jogo contra o Granada. Por mais que seja uma data boa para a maioria dos torcedores, para ver os atletas em carro alegórico, erguendo a taça e entoando cânticos, nem o clube e nem os jogadores confirmaram a data ainda. O que é certo é que os jogadores não irão depois ao Estádio Santiago Bernabéu por conta de um show já marcado para este fim de semana.

Foco na Champions League

Porém, antes da festa, o Real Madrid possui mais um importante compromisso, que pode deixar as comemorações ainda mais especiais. Na quarta-feira, o time merengue enfrentará o Bayern de Munique, na partida da volta das semifinais da Champions League. Com uma simples vitória, o time da capital espanhola assegura sua vaga para a final, que será disputada em Wembley.

Esse também foi um dos motivos que fizeram o clube adiar as celebrações, que deveriam ter ocorrido já no último domingo (5), um dia depois do título da La Liga estar matematicamente garantido. Mas a ambição tanto dos atletas como do treinador Carlo Ancelotti, de manter a equipe focada para o importante compromisso pesaram. Algo totalmente compreensível pela apaixonada torcida do Real Madrid.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo