Copa América

Copa América 2024 enfim tem palco de abertura e final: começa em Atlanta, termina em Miami

A Conmebol e os EUA parecem dispostos a aproveitar a febre Lionel Messi marcando a decisão para o sul da Flórida

A Conmebol solucionou alguns dos mistérios que ainda pairam sobre a Copa América de 2024, marcada para os Estados Unidos a partir de 20 de junho. Agora, sabemos que a competição começará no Mercedes-Benz Stadium de Atlanta, na Georgia, e terminará na nova cidade de Lionel Messi. O Hard Rock Stadium, em Miami, será a sede da decisão em 14 de julho.

Não é o mesmo estádio onde o Inter Miami manda as suas partidas, mas ainda parece uma tentativa muito clara de aproveitar a febre que a chegada do craque argentino causou, além de uma forte comunidade latina. O Hard Rock Stadium é a casa do Miami Dolphins, da NFL e também recebe um Grande Prêmio de Fórmula 1 e um torneio Masters 1000 de tênis. Tem capacidade para 65.300 torcedores. A arena de Atlanta abriga até 71 mil pessoas. Os dois estádios também serão utilizados na Copa do Mundo de 2026, que será sediada pelos EUA ao lado de México e Canadá.

Na outra vez que os americanos organizaram a Copa América, em 2016, o torneio começou em Santa Clara, na Califórnia, e terminou no MetLife Stadium, de Nova Jérsei, casa das equipes de futebol americano de Nova York. A Argentina chegou na final daquela edição e, se o fizer novamente, a festa deve ser boa diante dos novos súditos do melhor do mundo.

O que ainda falta definir?

Além do técnico da seleção brasileira, a Copa América de 2024 ainda não tem tabela, outras cidades-sede e nem todos os participantes. Entre o corporativês de sua declaração oficial sobre os estádios da abertura e da decisão, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, indicou que haverá mais partidas em Atlanta, onde “a bola começará a rolar e não vai parar por um mês”.

O torneio terá 16 participantes, mas apenas as dez seleções filiadas à Conmebol estão garantidas. Nem os EUA ainda estão confirmados. As seis representantes da Concacaf serão definidas por meio da Liga das Nações, que está na fase quartas de final. Os quatro semifinalistas se classificarão e os outros quatro times disputarão uma repescagem pelas vagas restantes.

Estados Unidos e Panamá venceram os jogos de ida por 3 a 0 contra Trinidad e Tobago e Costa Rica no fim da semana passada. Honduras saiu à frente do México vencendo por 2 a 0 em casa, e o Canadá fez 2 a 1 sobre a Jamaica como visitante. As partidas de volta serão realizadas entre esta segunda-feira e a próxima terça-feira.

A Conmebol confirmou que os grupos serão sorteados às 16h30 (horário de Brasília) do dia 7 de dezembro. Serão quatro grupos com quatro seleções. Os dois primeiros avançam às quartas de final.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo