Ultimas noticias de copa america

Brasil na Copa América 2024: convocados, grupo e horários dos jogos

Sob o comando de Dorival Júnior, o Brasil espera retomar seu protagonismo na Copa América; saiba todas as informações

Após um longo trabalho de Tite – mas sem uma Copa do Mundo -, o Brasil ainda tenta se reencontrar para voltar a ser protagonista. A experiência com Fernando Diniz não deu certo, e a CBF apostou na contratação de Dorival Júnior.

A Copa América será a primeira competição oficial do treinador à frente da Amarelinha, que ocupa apenas a 6ª posição das Eliminatórias Sul-Americanas para o próximo Mundial com sete pontos em seis rodadas.

Atual vice-campeã do torneio, a Seleção Brasileira espera ficar no lugar mais alto do pódio nos Estados Unidos. Para isso, Dorival aposta em sua filosofia de jogo para extrair o melhor de seus 26 jogadores.

A lista de convocados do Brasil na Copa América

No dia 10 de maio, o técnico do Brasil anunciou sua lista de convocados para a Copa América. Dorival Jr deu sequência à maioria dos atletas chamados para os primeiros amistosos de 2024, contra Inglaterra e Espanha.

A principal ausência é de Neymar Jr, que ainda se recupera de um rompimento de ligamento cruzado anterior e de menisco no joelho esquerdo. O craque da Amarelinha sofreu a lesão contra o Uruguai, em outubro do ano passado.

Mesmo sem Neymar, a Seleção tem um dos melhores elencos da Copa América 2024. Cotado para ganhar a Bola de Ouro nesta temporada, Vinicius Júnior é a estrela do Real Madrid e pode comandar o Brasil nos EUA.

Com um ataque jovem e uma defesa experiente, a Amarelinha também tem peças de qualidade para o meio-campo. Confira abaixo a convocação final de Dorival Júnior para a Copa América:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico) e Rafael (São Paulo)
  • Defensores: Danilo (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), Yan Couto (Girona), Wendell (Porto), Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Bremer (Juventus)
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Éderson (Atalanta).
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanílson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona), Vini Jr. (Real Madrid) e Pepê (Porto).

Provável escalação titular do Brasil

A provável escalação titular do Brasil para a Copa América deve repetir a base montada pelo treinador nos últimos amistosos. O esquema de Dorival Júnior na Amarelinha é o 4-3-3.

No sistema defensivo, a única dúvida é se Arana pode substituir Wendell na lateral esquerda. O meio-campo não deve sofrer alterações, enquanto o ataque deve ser comandado por Endrick, que está em alta no Brasil.

(4-3-3): Alisson; Danilo, Marquinhos, Lucas Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Vinícius Júnior, Rodrygo e Endrick. Ténico: Dorival Júnior

Grupo do Brasil: duelos contra Colômbia, Costa Rica e Paraguai

Grupo D
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Brasil

Brasil

0 0 0 0 0 0
1 Colombia

Colombia

0 0 0 0 0 0
1 Costa Rica

Costa Rica

0 0 0 0 0 0
1 Paraguay

Paraguay

0 0 0 0 0 0

O Brasil está no Grupo D da Copa América 2024, e não deve ter dificuldades para avançar às quartas de finais. Com exceção da Amarelinha, o país mais forte é a Colômbia, que também é favorita para se classificar ao mata-mata.

Costa Rica e Paraguai são os azarões da chave, mas isso não significa que eles serão presas fáceis para a Seleção Brasileira. O nível de concentração precisa ser alto para não desperdiçar pontos diante da dupla.

Copa América 2024: jogos e horários do Brasil

O Brasil faz sua estreia na Copa América 2024 contra a Costa Rica, e depois enfrenta Paraguai e Colômbia, respectivamente. Confira abaixo as datas e horários dos jogos da Amarelinha na competição.

Brasil x Costa Rica

  • Data: 24/06
  • Horário: 22h (horário de Brasília)
  • Local: SoFi Stadium, em Inglewood (próximo a Los Angeles), California
  • Transmissão: Globo, SporTV e Globoplay
Brasil
24/06/24 - 22:00
Costa Rica

Brasil - Costa Rica

Copa América - SoFi Stadium

1° Turno

Brasil x Paraguai

  • Data: 28/06
  • Horário: 22h (horário de Brasília)
  • Local: Allegiant Stadium (Las Vegas), Nevada
  • Transmissão: Globo, SporTV e Globoplay
Paraguay
28/06/24 - 22:00
Brasil

Paraguay - Brasil

Copa América - Allegiant Stadium

2° Turno

Brasil x Colômbia

  • Data: 02/07
  • Horário: 22h (horário de Brasília)
  • Local: Levi’s Stadium (Santa Clara), California
  • Transmissão: Globo, SporTV e Globoplay
Brasil
02/07/24 - 22:00
Colombia

Brasil - Colombia

Copa América - Levi's Stadium

3rd Turno

Quantos títulos da Copa América o Brasil tem?

O Brasil é o terceiro maior vencedor da Copa América com nove títulos, sendo o último conquistado em 2019. Os únicos países que foram campeões mais vezes do que a Amarelinha são Argentina e Uruguai, ambos com 15 taças.

Ano Partida
Resultado da final
1919 Brasil x Uruguai 1 a 0
1922 Brasil x Paraguai 3 a 0
1949 Brasil x Paraguai 7 a 0
1989 Brasil x Uruguai 1 a 0
1997 Brasil x Bolívia 3 a 1
1999 Brasil x Uruguai 3 a 0
2004 Brasil x Argentina
2 a 2 (4 a 2 nos pênaltis)
2007 Brasil x Argentina 3 a 0
2019 Brasil x Peru 3 a 1

 

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo