Copa América

Dorival convoca a Seleção com surpresas para a Copa América; confira a lista

Técnico anuncia lista de convocados com Evanílson para a disputa da Copa América, em junho, nos Estados Unidos

Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira (10) a lista de convocados da seleção brasileira para a disputa da Copa América. Após estrear no cargo com vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra em Wembley e arrancar um empate em 3 a 3 da Espanha no Santiago Bernabéu, o treinador se manteve fiel ao que já deu certo e fez poucas alterações em relação a sua primeira e até então única convocação. O Brasil estreia no Grupo D da competição no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia.

São apenas quatro novidades na lista de 23 nomes. O que não quer dizer que a relação não tenha grandes surpresas. A maior delas é Evanílson, do Porto, convocado para o ataque. Recuperados de lesão, Éder Militão e Alisson estão de volta. Guilherme Arana ganhou a vaga de Ayrton Lucas na lateral esquerda. Richarlison e Casemiro são as ausências de destaque na convocação.

Antes de definir a lista de convocados, a comissão técnica de Dorival Júnior assistiu a um total de 39 partidas. Foram 27 jogos de equipes no Brasil e outras 12 de times europeus. Os representantes da CBF estiveram in loco em ao menos um compromisso de cada clube da Série A do Brasileirão como mandante. A exceção ficou por conta do Botafogo, mas com a ressalva de que o estafe já esteve em dois duelos anteriores do clube carioca pela Libertadores.

— Continuamos observando todos os atletas através do nosso trabalho diário na CBF. Fizemos também viagens fora do país, com duplas se posicionando em vários pontos da Europa, principalmente em alguns países que ainda não havíamos visitando e alguns clubes que não havíamos passado. É um trabalho fundamental e que tem sido muito importante na definição do nosso grupo que estará nos representando nesses dois jogos amistosos iniciais e na Copa América. É um trabalho árduo, de todos nós. Que possamos fazer com continuemos a sentir no povo brasileiro o sentimento de vibração, de respeito e de resgate da dignidade do nosso futebol e do nosso povo de modo geral — disse Dorival.

> Os convocados por Dorival Júnior

Goleiros:

Alisson (Liverpool)*
Bento (Athletico)
Ederson (Manchester City)

Laterais:

Danilo (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)*
Yan Couto (Girona)
Wendell (Porto)

Zagueiros

Beraldo (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)*
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)

Meio-campistas

Andreas Pereira (Fulham)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Douglas Luiz (Aston Villa)
João Gomes (Wolverhampton)
Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes

Endrick (Palmeiras)
Evanílson (Porto)*
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Rodrygo (Real Madrid)
Savinho (Girona)
Vini Jr. (Real Madrid)

*jogadores que são novidades em relação à primeira lista de Dorival

A preparação da Seleção para a Copa América

A CBF escolheu a cidade de Orlando para ser a base da seleção brasileira durante o período de preparação para a Copa América. A apresentação dos convocados que atuam fora do país está marcada para 30 de maio. Os atletas que defendem clubes brasileiros são esperados a partir do dia 3 de junho.

O Brasil enfrenta o México em amistoso no dia 8 de junho, no Texas, e depois retorna à Flórida para mais um compromisso, no dia 12, contra os Estados Unidos. O período de preparação em Orlando vai até o dia 20 de junho, quando a Seleção embarca rumo a Los Angeles para a estreia na Copa América.

Quando o Brasil estreia na Copa América

O Brasil faz a sua estreia no Grupo D da Copa América em 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. Depois, a Seleção enfrenta o Paraguai no dia 28, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e encerra a participação na chave contra a Colômbia, em 2 de julho, no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo