Copa América 2024

Grupo D da Copa América 2024: seleções, jogos e classificação

Favorita, Seleção Brasileira divide grupo D com Colômbia, Costa Rica e Paraguai

A Copa América de 2024 inicia já neste 20 de junho e promete ser a grande experiência da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo de 2026. Para isso, terá que passar por Colômbia, Costa Rica e Paraguai, que fazem parte do grupo D da competição sul-americana.

Classificação do Grupo D da Copa América

Colômbia x Paraguai fizeram o primeiro jogo do Grupo D nesta segunda-feira (24). E os Cafeteiros levaram a melhor. James Rodríguez concedeu duas assistências e foi o grande nome da vitória colombiana por 2 a 1.

Grupo D
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Brasil

Brasil

0 0 0 0 0 0
1 Colômbia

Colômbia

0 0 0 0 0 0
1 Costa Rica

Costa Rica

0 0 0 0 0 0
1 Paraguai

Paraguai

0 0 0 0 0 0

Quem terminar em primeiro nessa chave enfrentará nas quartas de final da Copa América o segundo do grupo C, que conta com Uruguai, Bolívia, Panamá e Estados Unidos (leia o guia aqui). Já o segundo pega o líder do mesmo grupo, o C. Todo o mata-mata é disputado em jogos únicos.

Copa América 2024: conheça as seleções do Grupo D

O Grupo D traz um contraste enorme. É muito claro que a dupla Brasil e Colômbia provavelmente avançará às quartas, enquanto Costa Rica e Paraguai são os azarões.

Brasil

Será a primeira competição do Brasil sob comando de Dorival Júnior, que substituiu o interino Fernando Diniz no início do ano.

Foram apenas dois amistosos até aqui, mas garantiram ótimos desafios para a Seleção. Uma vitória sobre a poderosa Inglaterra, favorita ao título da Eurocopa 2024, e um eletrizante empate por 3 a 3 com a Espanha.

Em ambos os jogos, Endrick marcou, e o jovem de 17 anos, rumo ao Real Madrid, pode ser uma das novidades de Dorival na competição.

Antes de estrear na Copa América, enfrenta México e Estados Unidos em amistosos. Como em praticamente toda competição que entra, o Brasil é favorito ao título – junto da atual campeã Argentina.

A convocação já confirmada tem diversos valores individuais ótimos, como Vinicius Júnior, candidato a Bola de Ouro. No contexto de seleções, a individualidade por vezes até conta mais do que o trabalho coletivo, o que pode ajudar Dorival Júnior, com pouco tempo no cargo.

Em 2021, ainda com Tite, o Brasil sucumbiu para Argentina na decisão no Maracanã. Um golpe duro, que aumentou a confiança dos hermanos, campeões do mundo no ano seguinte.

Convocação do Brasil

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Rafael (São Paulo)
  • Defensores: Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Danilo (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Guilherme Arana (Atlético-MG), Marquinhos (PSG), Yan Couto (Girona) e Wendell (Porto)
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Ederson (Atalanta), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham)
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanílson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr. (Real Madrid)

Provável escalação: Alisson (Ederson); Danilo, Militão, Gabriel Magalhães e Wendel; Bruno Guimarães, Paquetá e João Gomes; Rodrygo, Vinicius Júnior e Raphinha.

Craque do time: Vinicius Júnior
Fique de olho: Endrick
Pretensão: favorita

Colômbia

Na prateleira de possíveis seleções que podem vencer a competição, a Colômbia está em pé de igualdade com o Uruguai para ver quem pode desbancar Argentina ou Brasil.

O selecionado treinado por Néstor Lorenzo vive momento mágico com 22 jogos sem perder, invencibilidade carregada desde fevereiro de 2022.

Dentre as vitórias, desafios pesados, batendo Brasil, Alemanha, Espanha e México (duas vezes), além de empatar com Uruguai, Equador e EUA.

Sem participar da Copa de 2022, a Colômbia quer mostrar que pode ser competitiva em competições. Para isso, conta com James Rodríguez, sempre bem quando veste a camisa dos Cafeteros, Luis Díaz, do Liverpool e John Arias, do Fluminense.

No torneio sul-americano de 2021, fez boa campanha e chegou na semifinal. Só caiu para a Argentina – que seria a campeã – nas penalidades.

Convocação da Colômbia

  • Goleiros: Álvaro Montero (Millonarios), Camilo Vargas (Atlas) e David Ospina (Al-Nassr)
  • Defensores: Carlos Cuesta (Genk), Daniel Muñoz (Crystal Palace), Davinson Sánchez (Galatasaray), Deiver Machado (Lens), Jhon Lucumí (Bologna), Johan Mojica (Osasuna), Santiago Arias (Bahia), Yerry Mina (Cagliari) e Yerson Mosquera (Villarreal)
  • Meio-campistas: Jefferson Lerma (Crystal Palace), James Rodríguez (São Paulo), Jhon Arias (Fluminense), Jorge Carrascal (Dynamo Moscou), Juan Fernando Quintero (Racing), Kevin Castaño (Krasnodar), Matheus Uribe (Al-Sadd), Sebastián Gómez (Coritiba), Yaser Asprilla (Watford) e Richard Ríos (Palmeiras).
  • Atacantes: Jhon Córdoba (Krasnodar), Jhon Jader Durán (Aston Villa), Luis Díaz (Liverpool), Luis Sinisterra (Bournemouth), Miguel Borja (River Plate) e Rafael Santos Borré (Internacional).

Provável escalação: Vargas; Muñoz, Cuesta (Sánchez), Lucumí e Mojica (Machado); Castaño (Rios ou Uribe), Lerma e James; Arias, Díaz e Borré.

Craque do time: James Rodríguez
Fique de olho: Luis Díaz
Pretensão: pode surpreender

Costa Rica

Parte das seleções que vieram da Cocacaf, o time costarriquenho não promete tanto. Acumula insucessos recentes, caindo nas oitavas da Copa Ouro e da Nations League – esta com direito a 6 a 1 no agregado para o Panamá.

Para chegar na Copa América, a seleção treinada por Gustavo Alfaro passou por cima de Honduras, 3 a 1, na repescagem da Nations.

O técnico argentino sofreu um duro golpe antes da competição iniciar: o ídolo Keylor Navas se aposentou e não joga mais pelos Ticos.

Sem Bryan Ruiz e Navas, sobrou apenas Joel Campbell e Yeltsin Tejeda do histórico time que chegou nas quartas de final da Copa de 2014.

Da nova geração, se destaca os jovens Manfred Ugalde e Anthony Contreras, ambos titulares e importantes para Costa Rica.

Convocação da Costa Rica

A Costa Rica ainda não divulgou sua lista de convocados para a Copa América.

Provável escalação: Malagón; Jorge Sánchez, César Montes, Johan Vázquez e Gerardo Arteaga; Edson Álvarez, Erick Sánchez e Chavez; Uriel Antuna, Santiago Giménez e Julián Quiñones.

Craque do time: James Rodríguez
Fique de olho: Anthony Contreras
Pretensão: corre por fora

Paraguai

Após uma era de bons resultados e campanhas, culminando na queda nas quartas da Copa do Mundo de 2010, o Paraguai vive uma queda livre há mais de uma década.

Não se classificou mais para Mundiais, com direito a último lugar nas Eliminatórias de 2014. O único ponto fora da curva no período foi exatamente durante Copas Américas.

Na edição de 2015, eliminou o Brasil de Dunga antes de tomar seis da Argentina na semifinal. Em 2019, forçou as penalidades, mas a Seleção Brasileira avançou. Também chegou ao mata-mata na última, caindo nos pênaltis para o Peru.

Com o início negativo no começo nas Eliminatórias para Copa de 26, o técnico Guillermo Schelotti saiu e Daniel Oscar Garnero assumiu, ainda sem engrenar – só venceu a Bolívia por 1 a 0.

O mais frustrante é que há bons paraguaios, especialmente no futebol brasileiro. Gustavo Gómez (Palmeiras), Mathias Villasanti (Grêmio) e Damián Bobadilla (São Paulo) são alguns, além de Matías Rojas e de Miguel Almirón, o último o melhor jogador do time.

Convocação do Paraguai

O Paraguai ainda não divulgou sua lista de convocados para a Copa América.

Provável escalação: Coronel; Espinola (Cáceres), Gómez, Omar Aldere e Espinoza; Villasanti, Campuzano e Kaku; Almirón, Sosa (Rojas) e Bareiro.

Craque do time: Álmiron
Fique de olho: Rojas
Pretensão: corre por fora

Jogos do Grupo D da Copa América

Veja data, horário, local e como assistir aos jogos de Brasil, Colômbia, Costa Rica e Paraguai ao longo da competição.

Colômbia 2 x 1 Paraguai

  • Data: segunda-feira, 24 de junho
  • Horário: 19h (horário de Brasília)
  • Local: NRG Stadium, em Houston, Texas
  • Transmissão: SporTV e Globoplay

Gols: Daniel Muñoz, Jefferson Lerma (Colômbia) e Enciso (Paraguai)

Colômbia
24/06/24 - 19:00

Finalizado

2

-

1

Paraguai

Colômbia - Paraguai

Copa América - NRG Stadium

1° Turno

Brasil x Costa Rica

  • Data: segunda-feira, 24 de junho
  • Horário: 22h (horário de Brasília)
  • Local: SoFi Stadium, em Inglewood (próximo a Los Angeles), California
  • Transmissão: Globo, SporTV e Globoplay
Brasil
24/06/24 - 22:00
Costa Rica

Brasil - Costa Rica

Copa América - SoFi Stadium

1° Turno

Próximos jogos

Colômbia x Costa Rica

  • Data: sexta-feira, 28 de junho
  • Horário: 19h (horário de Brasília)
  • Local: University of Phoenix Stadium, no Arizona
  • Transmissão: SporTV e Globoplay

Paraguai x Brasil

  • Data: sexta-feira, 24 de junho
  • Horário: 22h (horário de Brasília)
  • Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas
  • Transmissão: Globo, SporTV e Globoplay
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo