Clube a clube, este é o Guia Calciopédia da Serie A 2020/21
Este guia foi publicado inicialmente na Calciopédia. Confira a parte 1 e e a parte 2.
Ué, já tem guia da Serie A 2020/21? Pois é, a temporada 2019/20 terminou menos de um mês atrás e uma nova edição do Campeonato Italiano já está começando. Isso sim é o que podemos chamar de “novo normal”.
O mundo pandêmico afetou o futebol de forma frontal e, dessa vez, tivemos uma pré-temporada absolutamente atípica, como quase tudo o que vem acontecendo em 2020. Neste cenário, os clubes estão precisando lidar com um mercado de transferências curto, aberto de 1º de setembro a 5 de outubro, e com pouca margem – inclusive financeira – para os negócios. Como há menos dinheiro em circulação e nem sempre a criatividade e a boa vontade resolvem pendências econômicas, os elencos sofreram poucas alterações, de maneira geral. Ao menos em comparação a anos anteriores.
A extensão da temporada 2019/20 para além do que estava previsto, devido à pandemia de COVID-19, também afetou a preparação das equipes italianas. A escassez de amistosos preparatórios é notória e não será estranho se os times da Velha Bota sofrerem com falta de ritmo de jogo nas primeiras rodadas.
Com técnico estreante, a Juventus continua como a grande favorita ao scudetto, embora uma Inter mais cascuda tente aproveitar a inexperiência de Pirlo para dar o bote. Milan, Atalanta e Lazio também iniciam a temporada com boas expectativas, ao passo que Napoli e Roma correm por fora na tentativa de retornar à Champions League.
Até o fechamento do nosso guia, 37 brasileiros estão aptos para disputar esta edição do Campeonato Italiano, considerando também aqueles que têm dupla nacionalidade. São cinco a menos do que no início da temporada 2019-20. Os jogadores do nosso país estão distribuídos em 14 times, já que Benevento, Genoa, Napoli e Sampdoria não contam com atletas canarinhos. A Udinese é a equipe com mais representantes verde e amarelos, com cinco, seguida por Juventus e Lazio (ambas com quatro).
A Serie A terá transmissão da Band, na TV aberta, e do canal por assinatura Bandsports. O italiano Rai International, disponível apenas para os assinantes de algumas operadoras de TV fechada, também exibe alguns jogos. No streaming, o amante do futebol da Bota poderá acompanhar o campeonato através de sites de apostas, como o Bet365. Agora, sem mais delongas, confira o nosso guia!
Atalanta
Benevento
Bologna
Cagliari
Crotone
Fiorentina
Genoa
Internazionale
Juventus
Lazio
Milan
Napoli
Parma
Roma
Sampdoria
Sassuolo
Spezia
Torino
Udinese
Verona