Brasileirão Série A

Lideranças apoiam Diniz, mas fase do Fluminense acende alerta nos bastidores

Não há intenção de demitir o treinador, mas péssimo momento no Brasileirão preocupa o clube

O Fluminense não vence e nem convence no Campeonato Brasileiro. Com apenas seis pontos em nove rodadas, a equipe vive péssimo momento, que já começa a preocupar internamente. Mas ainda não há vontade da diretoria em demitir o técnico Fernando Diniz.

Com o contrato renovado há menos de um mês, Diniz tem vínculo com o Tricolor até 2025 e muito apoio da gestão Mário Bittencourt. O treinador, que recebeu um aumento salarial, também viu sua multa rescisória crescer. Isso, entretanto, nem sequer é uma questão para a diretoria no momento.

As lideranças do elenco do Fluminense apoiam integralmente o treinador. Mas a queda técnica visível preocupa jogadores, comissão técnica, diretoria e, principalmente, a torcida.

— O que o time tem de bom é que é extremamente unido e está passando dificuldade. Já mencionamos em outras entrevistas. Em seis meses neste ano, a gente está jogando abaixo do ideal. O que você questionou é um dos pilares do time, daí acredito que vamos encontrar a melhor forma de jogar para sair dessa situação — afirmou Diniz após a derrota para o Atlético-GO.

Torcida do Fluminense protestou contra momento ruim do time em 2024 com faixas, vaias e xingamentos - Foto: Icon sport
Torcida do Fluminense protestou contra momento ruim do time em 2024 com faixas, vaias e xingamentos – Foto: Icon sport

Calendário e lesões atenuam, mas avaliação é de 2024 ruim

Após conquistar a Libertadores, o Fluminense ficou refém de seu próprio sucesso na avaliação interna. O calendário espremeu e adiou as férias do elenco, que acumula problemas desde o retorno tardio às atividades.

Embora tenha levantado a Recopa Sul-Americana, outro título inédito, o Tricolor viu vários jogadores sofrerem queda técnica. E perdeu muitos deles por lesões.

Germán Cano vive no Fluminense de 2024 sua pior fase desde que chegou ao Brasil - Foto: Icon sport
Germán Cano vive no Fluminense de 2024 sua pior fase desde que chegou ao Brasil – Foto: Icon sport

Os reforços tampouco rendem o esperado. A expectativa é que Thiago Silva suba o nível da defesa que vem muito mal no Campeonato Brasileiro, mas o entendimento é que mais contratações serão necessárias. Isso porque o Flu deve perder Marlon, e também se prepara para a vida sem André e Jhon Arias, embora ainda não tenha recebido propostas oficiais.

A avaliação da temporada, entretanto, é ruim. A comissão técnica reconhece alguns problemas na execução do planejamento, corroborando a opinião da diretoria. Não há, entretanto, intenção de mudança de rota. A princípio, Fernando Diniz segue no Fluminense.

Comemoração de gol de Ganso reflete apoio do elenco a Diniz

Assim que marcou um golaço, Paulo Henrique Ganso não correu em direção à torcida, mas à área técnica. O camisa 10 abraçou Fernando Diniz, que também recebeu o carinho de todos os jogadores em campo. O ato reflete o apoio do elenco ao treinador.

Jogadores do Fluminense correram para abraçar Fernando Diniz após gol de Ganso - Foto: Icon sport
Jogadores do Fluminense correram para abraçar Fernando Diniz após gol de Ganso – Foto: Icon sport

É verdade que, como a Trivela revelou na última semana, alguns jogadores estão insatisfeitos com improvisações e reações de Diniz após derrotas. De todo jeito, o elenco também reconhece a própria queda na parte técnica. Sem confiança, o Fluminense tem errado cada vez mais.

O técnico falou em “reformulação” após a derrota para o Botafogo, mas mexeu pouco, e o time voltou a perder para o Atlético-GO. A defesa segue vulnerável, e o ataque não funciona. A esperança é que o iminente retorno de André ajude a equipe a evoluir.

— Não é uma pergunta fácil de ser respondida (o que precisa melhorar?). Precisamos melhorar muita coisa. Trabalhamos muito, acredito muito nos jogadores para sairmos dessa situação péssima no Brasileirão. É trabalhar para encontrar soluções — analisou o treinador.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Cruzeiro x Fluminense — Campeonato Brasileiro — quarta, 19 de junho — 21h30 (de Brasília);
  • Fluminense x Flamengo — Campeonato Brasileiro — domingo, 23 de junho — 16h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo