Brasil

Thiago Silva voltou, mas Fluminense ainda não sabe quem será sua dupla de zaga

Tricolor ainda não tem definição sobre companheiro de zaga de ídolo que retornou com festa ao clube

O Fluminense fez a contratação que queria e repatriou o ídolo Thiago Silva. Após muita espera, o Monstro voltou, mas ainda não sabe quem será seu parceiro na zaga.

Segunda mais vazada do Campeonato Brasileiro, a defesa é o grande problema do Tricolor em 2024. Desde a saída de Nino para o Zenit, o Flu ainda não encontrou um substituto à altura e viu seu sistema defensivo ruir em meio às lesões, desfalques e má fase técnica.

Thiago Silva, em tese, é a solução para boa parte da questão. Mas ainda não se sabe quem jogará ao seu lado a partir de 10 de julho, quando estiver liberado para atuar. Em suas primeiras palavras como jogador do Fluminense, em entrevista coletiva, entretanto, o zagueiro escolheu um parceiro que não sabe se terá ao citar os melhores da posição no Brasil.

— Outro um pouco mais jovem é o Marlon, qualidade incrível. Vai ser bem especial jogar com ele, moleque de Xerém. Já temos uma amizade há um tempo — afirmou Thiago Silva.

Dupla ‘escolhida’ pode não jogar com Thiago Silva

O problema é que Marlon nem sequer tem contrato garantido para a data de regularização de Thiago Silva. O camisa 3 só pode ser inscrito e regularizado pelo Fluminense quando a janela de transferências se abrir. Mas o vínculo atual do camisa 4 se encerra em 30 de junho.

Marlon vive indefinição por ter um caso específico. O zagueiro de 28 anos está emprestado ao Flu por um ano por uma normativa da Fifa. Não há previsão de extensão do vínculo, que não foi costurado junto ao Shakhtar Donetsk, detentor de seus direitos econômicos. Isso porque a liberação da entidade máxima do futebol mundial se deu em função dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Situação de Marlon está indefinida no Fluminense; entenda os motivos - Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC
Situação de Marlon está indefinida no Fluminense; entenda os motivos – Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Ainda não há martelo batido na situação. O jogador quer ficar no Fluminense, que também deseja seguir com ele. Mas os altos valores de mercado e vencimentos, além da vontade do Shakhtar Donetsk, podem fazê-lo retornar ao Velho Continente.

As opções do Fluminense para dupla de Thiago Silva

As outras opções para o Fluminense são mais experientes. No setor, além de Felipe Melo, que deve ceder a faixa de capitão para Thiago Silva, o Tricolor conta com Manoel, Thiago Santos e Antônio Carlos. O único jovem que tem sido utilizado é Felipe Andrade.

O novo camisa 3 do Flu, inclusive, elogiou seu ex-companheiro de Seleção. Felipe Melo recebeu o carinho de Thiago Silva, mas à época de Amarelinha, o veterano do Tricolor atuava como volante.

— Depois, obviamente, Felipe Melo. Dispensa na posição de volante e agora na de zagueiro. Com certeza tem os atalhos ali — opinou Thiago.

Independentemente da nova dupla de zaga, Thiago Silva precisará de um tempo para se adaptar ao futebol brasileiro e principalmente ao estilo de jogo de Fernando Diniz. Mas com o Dinizismo, o zagueiro crê que não terá problemas.

— Estou super preparado para isso. E em relação ao meu estilo de jogo eu acredito que eu sou um jogador muito técnico, é o que ele mais pede é para sair jogando. Na minha concepção que eu mais sei fazer. Eu me sinto bem jogando dessa maneira — opinou.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Botafogo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — terça-feira, 11 de junho — 20h (de Brasília);
  • Fluminense x Atlético-GO — Campeonato Brasileiro — sábado, 15 de junho — 21h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo