Copa do Brasil

Fluminense anuncia a renovação de Fernando Diniz até o fim de 2025

Além da classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, o Fluminense confirmou a extensão do vínculo de Fernando Diniz

O Fluminense viveu uma noite especial nesta quarta-feira (22). Além da classificação às oitavas de final Copa do Brasil com a vitória sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 0, no Maracanã, o Tricolor homenageou Felipe Melo pelos seus 100 jogos com a camisa do clube, e renovou contrato com Fernando Diniz até o fim de 2025. O anúncio foi feito pelo presidente Mário Bittencourt em entrevista coletiva:

— Hoje (22) tivemos o prazer de assinar a renovação do Fernando Diniz até o final de 2025. É um projeto nosso, de longevidade e estabilidade do trabalho. Para deixar muito claro, durante esses dois anos, sempre estivemos muito satisfeitos não só com o trabalho, mas também com a relação que transcende a essa questão. A gente vinha conversando há bastante tempo, projetando isso. Tenho a alegria de dizer que estamos renovando até o fim de 2025 com o nosso treinador campeão da Libertadores, da Recopa e do Estadual. Ele já nos deu tantas alegrias e continua nos dando e continuará. Temos muito prazer e alegria em fazer o Fluminense ter esse treinador. Hoje, como diz a música da torcida, é uma noite muito especial.

Diniz iniciou sua segunda passagem no Fluminense em abril de 2022. Nesse período, o técnico foi campeão carioca (2023) e conquistou o título mais importante da história do Tricolor: a inédita Copa Libertadores (2023). A conquista deu vaga no Mundial de Clubes, onde seus comandados foram vice-campeões para o Manchester City de Pep Guardiola. Nesta temporada, também ergueu a Recopa Sul-Americana:

– O Fluminense é a minha casa e a da minha família. Quero seguir trabalhando para fazer mais e conquistar mais do que conquistamos até aqui. Quero fazer melhor do que fiz até agora pelo Fluminense -, declarou Fernando Diniz em coletiva.

Diniz quer recuperar seu bom futebol no Fluminense

Ainda como jogador, Fernando Diniz vestiu a camisa do Fluminense entre 2000 e 2003, onde fez 107 jogos, marcou sete gols e foi campeão estadual. Em 2019, retornou às Laranjeiras como treinador, quando conseguiu 18 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. Três anos depois, ele voltou para o Tricolor e foi fundamental para os principais títulos recentes.

Com uma identidade única, incluindo sua saída de bola desde o goleiro e sua transição ofensiva com passes no pé, Fernando Diniz viveu o auge de sua carreira no ano passado. Como consequência de seu bom trabalho no Fluminense, o técnico chegou a treinar interinamente a Seleção Brasileira, conciliando com suas funções nas Laranjeiras.

Nessa segunda passagem pelo Tricolor, Diniz tem 72 vitórias, 29 empates e 38 derrotas, rendendo um aproveitamento de 58,8%. Agora, a missão do treinador é recuperar os tempos do bom futebol que o consagraram no Fluminense. Em 2024, a equipe caiu de rendimento, pecando principalmente na defesa, que já foi mais segura.

Além da Copa do Brasil, o Tricolor está garantido nas oitavas de final da Libertadores, pois garantiu a classificação antecipada no Grupo A do torneio, onde lidera com 11 pontos em cinco rodadas. O problema do Fluminense é o Campeonato Brasileiro, com uma péssima campanha de zona de rebaixamento: cinco pontos em seis jogos. Com sua permanência garantida, o técnico tem a missão de tirar o Fluminense da 17ª colocação.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo