Estudiantes empata no final, e Grêmio pegará o Fluminense nas oitavas da Libertadores
Cristaldo abriu o placar para o Grêmio no Couto Pereira, mas Mauro Méndez empatou para o Estudiantes

O Grêmio esteve perto de garantir o primeiro lugar do Grupo C da Libertadores e de enfrentar o Peñarol nas oitavas de final. Mas, depois de Cristaldo abrir o placar, Mauro Méndez empatou para o já eliminado Estudiantes, sacramentando o 1 a 1 na noite deste sábado (8), no Couto Pereira.
Com o empate, e a consequente segunda colocação do grupo, o Grêmio terá pela frente o Fluminense, atual campeão, nas oitavas de final da Libertadores. O jogo de ida terá mando do Tricolor Gaúcho, e o da volta, do Tricolor Carioca.
Torcida do Grêmio fez mais uma linda festa no Couto Pereira
Mais uma vez, o Grêmio contou com grande apoio de sua torcida em Curitiba. Mais de 32 mil tricolores transformaram, novamente, o Couto Pereira no antigo Estádio Olímpico.
SOU QUEM NÃO TE ABANDONOU ??? Obrigado, torcida Tricolor. Sempre juntos!
? Lucas Uebel | Grêmio FBPA
????? #GRExEST #Libertadores2024 #CadaJogoUmaCopa pic.twitter.com/zsXBHsonKp
— Grêmio FBPA (@Gremio) June 8, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Grêmio e Estudiantes utilizaram força máxima
O Grêmio iniciou o jogo com força máxima. A grande atração foi o retorno de Pavón, recuperado de lesão muscular. Mesmo pendurado, Cristaldo atuou normalmente. Renato mandou o Tricolor Gaúcho a campo no 4-2-3-1, com Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi e Pepê; Pavón, Cristaldo e Soteldo; Diego Costa.
? ESCALAÇÃO DO IMORTAL!
[#PraCegoVer] [#PraTodosVerem]
1 Marche
18 João Pedro
5 Rodrigo Ely
4 Kannemann (capitão)
6 Reinaldo
17 Dodi
23 Pepê
10 Cristaldo
21 Pavon
7 Soteldo
19 Diego CostaRESERVAS
31 Caíque, 2 Fabio, 53 G. Martins, 36 Natã, 26 Mayk, 37 Du Queiroz, 8 Carballo,… pic.twitter.com/UIiB0waRkD— Grêmio FBPA (@Gremio) June 8, 2024
Mesmo já eliminado, e sequer com chances de classificação para a Copa Sul-Americana, o Estudiantes também foi escalado com força máxima por Eduardo Domínguez. Igualmente no 4-2-3-1, os Pincharratas começaram com Mansilla; Mancuso, Fernández, Romero e Benedetti; Enzo Pérez e Zuqui; Manyoma, Piatti e Cetré; Javier Correa.
⚽ Formación confirmada para visitar a Gremio, en el último partido del Grupo C de CONMEBOL Libertadores pic.twitter.com/skibVrEby6
— Estudiantes de La Plata (@EdelpOficial) June 8, 2024
Estudiantes começou melhor, e teve pênalti sonegado pela arbitragem
Diferente do que poderia se imaginar, o Estudiantes encarou o jogo com muita seriedade. Isso transformou a partida em um típico confronto de brasileiros e argentinos, com disputas intensas e bate-boca.
Mais do que isso, o Estudiantes veio para o Brasil disposto a jogar. Tanto é que foi melhor nos primeiros minutos da partida, em que a arbitragem sonegou pênalti de Rodrigo Ely em Javier Correa, após o zagueiro gremista levar caneta e dar um pisão no atacante pincharrata.
Marchesín também teve que trabalhar em duas ocasiões no primeiro tempo. Tirou a bola dos pés de Correa, após o centroavante do Estudiantes invadir novamente a área, e defende em dois tempos chute de fora da área de Piatti.
Grêmio teve uma única chance no primeiro tempo, após lindo passe de Diego Costa para Dodi
O Grêmio tinha dificuldade para encaixar a marcação alta, e mais ainda para criar. A única chance clara do Tricolor Gaúcho no primeiro tempo foi com Dodi, que interceptou passe de Enzo Pérez no meio-campo, e recebeu lindo passe de letra de Diego Costa. O volante gremista invadiu a área e tentou toque por cobertura na saída de Mansilla, que abafou.
Na segunda metade do primeiro tempo, ao menos o Grêmio conseguiu encaixar melhor a marcação. Mas seguia com pouco volume ofensivo. A outra oportunidade em que chegou na área argentina foi em contra-ataque. Cristaldo acionou Pavón pelo lado direito, que foi travado na bola por Mansilla.
Artilheiro do Grêmio, Cristaldo abriu o placar no início do segundo tempo
A volta do intervalo não poderia ter sido melhor para o Grêmio, que abriu o placar logo aos dois minutos com Cristaldo. Prova de que foi acertada a decisão de Renato de mandar o meia argentino a campo, mesmo que ele estivesse pendurado com dois cartões amarelos.

Artilheiro do Grêmio na temporada, agora com nove gols, Cristaldo recebeu lindo passe de Diego Costa, por debaixo das pernas de Enzo Pérez. O camisa 10 tricolor invadiu a área e finalizou na saída de Mansilla, que conseguiu tocar com o pé esquerdo na bola, mas não evitou que ela entrasse lentamente no canto esquerdo.
Diego Costa sentiu lesão muscular e precisou ser substituído
Mas o começo de segundo tempo não foi somente de notícias boas para o Grêmio. Aos sete minutos, Diego Costa caiu no gramado com dores no músculo adutor da coxa esquerda, e pediu para ser substituído imediatamente.

João Pedro Galvão entrou no lugar de Diego Costa. Renato aproveitou a parada para também retirar Pavón, que retornava de lesão, para a entrada de Pavón.
Estudiantes empatou em após cobrança de escanteio
O Grêmio teve oportunidade de ampliar com João Pedro Galvão. Mas o Estudiantes cresceu com suas trocas. O chute na trave de Zapiola, após presente de Rodrigo Ely, foi um presságio do que viria a seguir. Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, Mauro Méndez cabeceou para as redes.