Libertadores

Renato pode preservar titular do Grêmio, e dois jogadores brigam pela vaga

Pendurado, Cristaldo deve ser poupado visando às oitavas de final da Libertadores, e Du Queiroz e Gustavo Nunes surgem como possíveis substitutos

O Grêmio pode ter uma mudança para enfrentar o Estudiantes, no sábado (8), às 19h (horário de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba, na partida que encerra a fase de grupos da Libertadores. Pendurado, a tendência é que Franco Cristaldo seja preservado pelo técnico Renato Portaluppi.

Com o Grêmio já classificado para a próxima fase, a preservação visaria justamente às oitavas de final. Para o início dos mata-matas, os cartões serão zerados, conforme o regulamento da Libertadores.

Cristaldo é o artilheiro do Grêmio em 2024, e não tem substituto confiável

Cristaldo é peça importante para o Grêmio. Após terminar a temporada passada, sua primeira no Brasil, com um duplo-duplo — 11 gols e 12 assistências em 54 jogos –, o meia argentino já soma oito gols e três assistências em 2024. Ele é o artilheiro gremista no ano.

Mal no primeiro, bem no segundo: Grêmio faz dois tempos distintos e leva vantagem contra Caxias no Gaúcho
Cristaldo é o artilheiro do Grêmio em 2024. Foto: Icon Sport

Além disso, Cristaldo é o único meia confiável do elenco gremista. Nathan ‘Pescador’, a outra alternativa que tem a posição como ofício, parece finalmente ter sido arquivado pela comissão técnica, após série de atuações que incomodaram a torcida tricolor.

Du Queiroz e Gustavo Nunes são as principais opções

Diante disso, são duas as opções de substitutos para Cristaldo no jogo contra o Estudiantes. As duas de características distintas do titular, o que poderá acarretar mudança, se não de plataforma tática, da forma do Grêmio jogar.

Na derrota por 2 a 0 para o RB Bragantino, no último sábado (1º), pelo Campeonato Brasileiro, Du Queiroz foi utilizado como meia no 4-2-3-1 do time alternativo mandado a campo por Renato. Volante de origem, que também atua aberto pelo lado direito, o ex-jogador do Corinthians não teve boa atuação. Ele errou 12 dos 32 passes que tentou.

Como meia, Du Queiroz não teve boa atuação na derrota do Grêmio para o RB Bragantino. Foto: Robson Mafra/IconSport

Outra alternativa, mais ousada, seria a entrada do jovem Gustavo Nunes na ponta esquerda, com Soteldo sendo deslocado para o meio. O venezuelano já fez essa função muitas vezes no Santos, tendo destaque, inclusive, na vitória por 2 a 1 sobre o próprio Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro de 2023.

Gustavo Nunes marcou belo gol na goleada do Grêmio sobre o The Strongest. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A princípio, Du Queiroz ou Gustavo Nunes no lugar de Cristaldo é a única dúvida do Grêmio para enfrentar o Estudiantes. A provável escalação gremista tem Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi e Pepê; Galdino, Du Queiroz (Gustavo Nunes) e Soteldo; Diego Costa.

Contra o Estudiantes, Grêmio busca o primeiro lugar do grupo na Libertadores

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Huachipato, na última terça-feira (4), no Chile, o Grêmio garantiu classificação antecipada para a próxima fase da Libertadores. Diante do Estudiantes, o Tricolor Gaúcho definirá se será primeiro ou segundo colocado do Grupo C.

Se vencer, o Grêmio ultrapassará o The Strongest e enfrentará o Peñarol nas oitavas de final. Se empatar ou perder, o adversário será o Fluminense.

Grêmio na Libertadores 2024

  • 2º colocado do Grupo C com 9 pontos em 5 jogos
  • 3 vitórias e 2 derrotas
  • 60% de aproveitamento
  • 6 gols feitos, 4 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo