Derrota escancara fragilidade do elenco do Grêmio, que pode sofrer no Brasileiro
Com titulares preservados para a Libertadores, time reserva do Tricolor Gaúcho perdeu por 2 a 0 para o RB Bragantino, em Curitiba

Ao considerar que até a última quarta-feira (29) o Grêmio estava há quase um mês sem jogar, e que na próxima semana terá duas decisões pela Libertadores, não há como contestar a decisão de Renato Portaluppi de preservar todo time titular contra o RB Bragantino. Entretanto, a derrota por 2 a 0, da maneira como aconteceu, liga sinal de alerta e indica que o Tricolor Gaúcho pode sofrer no Campeonato Brasileiro.
Fim de Jogo: Grêmio 0x2 RB Bragantino
Nosso próximo compromisso será na terça-feira, um jogo importantíssimo contra o Huachipato, no Chile. ?? #GRExRBB #Brasileirão2024 pic.twitter.com/OKha8utEdv— Grêmio FBPA (@Gremio) June 1, 2024
Afinal, o próprio Renato admitiu que repetirá o procedimento, ao menos no curto prazo. Até porque a prioridade a Libertadores é prioridade em meio a uma sequência de jogos que ficou mais pesada do que o normal por conta das partidas adiadas devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
— Não tem outra coisa para fazer. Estou direcionando uma equipe mais forte no momento em que temos os jogos principais. Não que hoje não fosse. Campeonato Brasileiro temos que tomar o máximo de cuidado, mas temos 33 rodadas ainda pela frente. E na Libertadores, terça-feira, se a gente perder, está fora. É óbvio que tenho que ir com força máxima na terça-feira, e é óbvio que tinha que poupar o time hoje. A cada três dias fica difícil — afirmou Renato após a derrota do último sábado (1º), no Couto Pereira.
Meia improvisado, Du Queiroz errou 12 passes contra o RB Bragantino
O problema é que o time alternativo do Grêmio, que teve somente Villasanti de titular, apresentou muitas fragilidades. Em especial, na criação das jogadas.
Sem Cristaldo, que entrou aos 15 minutos do segundo tempo, após o segundo gol do Bragantino, Du Queiroz foi o meia do Grêmio. Aparentemente, Renato desistiu de Nathan ‘Pescador', que não aproveitou as diversas chances recebidas.
Porém, Du Queiroz também foi mal. Em parte por ser volante de origem e não ter a característica de articulação que se exige do meia central do 4-2-3-1 de Renato. Mas também pelos diversos erros técnicos — ao todo, foram 12 passes equivocados no período em que esteve em campo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Fábio sofreu na marcação no lado direito de defesa do Grêmio
Outro atleta que esteve muito abaixo foi Fábio. Especialmente no segundo tempo, o lateral sofreu demais com as investidas de Mosquera e Vitinho no seu setor. Tanto é que cometeu pênalti ao tocar com o braço na bola após tentativa de cruzamento do colombiano.
O curioso é que Fábio havia deixado boa impressão antes da pausa forçada dos jogos do Grêmio. Na épica vitória sobre o Estudiantes, por 1 a 0, em La Plata, pela Libertadores, ele foi um dos melhores em campo. Mas jogando como lateral esquerdo — talvez esteja aí a explicação.
Até que ponto o desentrosamento e a falta de ritmo justificam?
Não foram apenas os dois que deixaram a desejar. A jovem dupla de zaga, formada por Natã e Gustavo Martins, foi frouxa, principalmente no primeiro gol do Bragantino. Edenílson, mais uma vez, esteve apagado, assim como o brigador, mas pouco efetivo, João Pedro Galvão.
Logicamente, o desentrosamento e a falta de ritmo de jogo desse time reserva Grêmio, citados por Renato em sua entrevista coletiva, pesam. Mas é preciso lembrar que no início da temporada, quando recorreu ao time alternativo, o Tricolor Gaúcho também teve desempenhos fracos contra Ypiranga, São Luiz e The Strongest, para elencar alguns exemplos.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024
- 12º colocado, com seis pontos em cinco jogos
- Duas vitórias e três derrotas
- 40% de aproveitamento
- Quatro gols feitos e cinco gols sofridos
Próximos jogos do Grêmio
- Huachipato x Grêmio — Libertadores — terça-feira, 4 de junho de 2024, às 21h (horário de Brasília);
- Grêmio x Estudiantes — Libertadores — sábado, 8 de junho de 2024, às 19h (horário de Brasília);
- Flamengo x Grêmio — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 13 de junho de 2024, às 20h (horário de Brasília).