Brasileirão Série A

Torcida e Soteldo brilham e levam o Santos à vitória de virada sobre o Grêmio

Com colaboração imprescídivel da torcida, o Santos voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Empurrado por uma Vila Belmiro lotada, o Peixe derrotou o Grêmio por 2 a 1 de virada. O argentino Cristaldo abriu o placar para o Tricolor gaúcho, mas Marcos Leonardo e Furch levaram o alvinegro à vitória.

Além dos torcedores, Soteldo, que entrou no segundo tempo, foi o grande nome do Santos no confronto. O camisa 10 foi o responsável pelas duas assistências alvinegras.

Apesar da vitória emocionante, o Santos não sai da zona de rebaixamento. Como o Bahia venceu o Red Bull Bragantino por 4 a 0, em Salvador, as duas equipes seguem empatadas com 21 pontos. Os baianos levam vantagem no saldo de gols. Assim, o Peixe permanece na 17ª colocação da tabela.

Festa da torcida do Santos

Antes do início da partida, a torcida do Santos fez uma linda festa para recepcionar o ônibus com a delegação alvinegra. Posicionados em corredor formado por gradis do lado de fora do estádio, centenas de pessoas fazendo uso de sinalizores, fogos de artifícios, bandeiras e muito sal grosso demostraram apoio ao elenco e amor ao clube.

A festa continuou nas arquibancadas da Vila Belmiro assim que os portões foram abertos e os mais de 12 mil torcedores ocuparam os seus respectivos lugares.

Bola rolando

Empurrado pela torcida, o Santos fez um primeiro tempo com uma postura ofensiva. Na base da vontade, o Peixe empurrou o Grêmio para o campo de defesa nos minutos iniciais na tentativa de abrir o placar logo no começo do jogo.

Mas isso não ocorreu. Apesar da vontade, o Santos voltou a sofrer com a falta de criatividade. As investidas mais promissoras foram construídas por meio de bolas cruzadas na área em cobranças de faltas e escanteios, e jogadas de velocidades com Lucas Braga e Mendoza. A dupla, mais uma vez, pecou.

O que foi isso, Marcos Leonardo?

Nos acréscimos do primeiro tempo, em uma rápida subida ao ataque, o Santos teve a melhor chance para abrir o placar. Lucas Lima, aos 48 minutos, serviu Marcos Leonardo.

Ao ajeitar o corpo para dominar a bola, o camisa 9 do Santos viu o zagueiro Rodrigo Ely escorregar. Mas ao invés de finalizar para o gol, o centroavante do Peixe tentou fazer o passe para Lucas Lima, que entrava na área. Na marcação do meio-campista santista, a zaga do Grêmio afastou a bola para longe.

Vacilo no início do 2º tempo

Após o intervalo, se imaginava que o Santos manteria a postura em busca da vitória. A ideia, provavelmente, era essa. Mas ela foi atrapalhada por um vacilo logo no primeiro minuto do segundo tempo.

Depois de um cruzamento na área, a bola sobra para o argentino Cristaldo, que emenda uma bomba. A finalização desvia no zagueiro João Basso, tira João Paulo do lance e morre no fundo das redes.

Venezuelanos entram e resolvem

A torcida santista sentiu o gol gremista. O time também. Em busca de um fato novo, Aguirre colocou Soteldo e Tomás Rincón nos lugares. A mexida funcionou.

Na sua primeira participação, Rincón serviu Soteldo que, centralizado, partiu em velocidade e achou Marcos Leonardo na área. Diferente do que fez no primeiro tempo, o camisa 9 chutou de primeira, de perna esquerda, e empatou o jogo.

Com a Vila Belmiro pulsando, o Santos se reorganizou, enquanto o Grêmio se mostrava claramente satisfeito com o empate.

Aguirre, então, recorreu mais uma vez ao banco de reservas. O uruguaio colocou Nonato e Furch nos lugares de Rodrigo Fernández e Marcos Leonardo.

Aguirre iluminado

Assim como no primeiro gol, a estrela do treinador brilhou. Após a zaga do Santos afastar uma cobrança de escanteio, Mendoza correu como nunca havia corrido desde que chegou ao Santos e passou para Soteldo.

O venezuelano invadiu a área e serviu para Furch, sem goleiro, virar o jogo para o Peixe. A Vila Belmiro explodiu de alívio e alegria.

Os jogadores do Grêmio perderam a cabeça. Reinaldo cometeu falta em Dodi e recebeu o segundo amarelo. Foi expulso.

Com imenso apoio da torcida, o Santos se fechou e segurou uma emocionante vitória.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo