Com base mantida, Atlético-MG terá Scarpa como grande (e única) novidade em reapresentação
Atlético terá praticamente os mesmos jogadores do fim de 2023 na reapresentação em 2024, com a adição de Scarpa
O elenco do Atlético-MG se reapresenta nesta segunda-feira (08), na Cidade do Galo, visando a temporada 2024. Com a base do time mantida, sem perder nenhum titular e ainda renovando com vários jogadores, o Galo terá “apenas” Gustavo Scarpa como novidade – mas novas caras devem aparecer em breve.
O Atlético trabalhou focado em manter a base de 2023 em 2024, precisando assim fazer poucas contratações. O Galo não perdeu nenhum jogador considerado titular, e espera seguir assim pelo menos até o meio do ano, quando a janela europeia é a mais forte. O Alvinegro conseguiu a renovação de muitos jogadores para essa temporada: Mariano, Maurico Lemos, Saravia, Bruno Fuchs, Guilherme Arana e Battaglia.
A história segue sendo escrita! ✍️🕸️🕷️
O #Galo renovou o contrato do lateral Guilherme Arana, ídolo do Clube, até dezembro de 2027.
Que você siga honrando a camisa e trazendo conquistas para a Massa, craque! 🖤🤍#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/F8rWCPvJ8g
— Atlético (@Atletico) November 2, 2023
Como citado, a única e grande novidade é Gustavo Scarpa, melhor jogador do Brasileirão 2022, quando foi campeão pelo Palmeiras, ele passou uma temporada no futebol europeu, onde não conseguiu desempenhar bem. Agora, retornar ao Brasil para formar trio com Hulk e Paulinho, que foram a melhor dupla do futebol brasileiro em 2023.
Além disso, terá o incremento de jovens da base, como Alisson Santana, que foi bem nas (pouquíssimas) oportunidades que recebeu em 2023, o lateral-direito Vitor Gabriel, que se apresenta após a disputa da Copinha, o volante Paulo Vitor, o zagueiro Rômulo e o atacante Cadu. O Atlético foi muito criticado no último ano por dar poucas chances aos jovens, mas promete que nesta temporada eles vão jogar mais. Quem também está, inicialmente, nesse bolo é o atacante Isaac, artilheiro do Sub-20. No entanto, justamente pela falta de oportunidades, ele não deve renovar com o clube o seu contrato que acaba em abril.
Novas caras em breve?
Apesar de ter apenas Scarpa como contratação e não ter ainda um outro jogador encaminhado, o Atlético promete fazer mais uma ou duas contratações, segundo o presidente Sérgio Coelho, de “nível titular”. O Galo busca ainda um atacante de velocidade, de preferência jovem e com potencial de revenda, além de um zagueiro.
O meia-atacante Bernard está no radar do Atlético, que o revelou, e já pode assinar pré-contrato, mas o clube ainda não abriu negociações. Outro nome ligado ao Galo é do atacante Rodrigo Muniz, do Fulham, mas depois do clube fazer algumas ofertas aos ingleses, as negociações esfriaram e hoje ele é um jogador praticamente fora da pauta atleticana.
Saídas do Atlético
O Atlético perdeu, até o momento, apenas três jogadores para a próxima temporada, sendo que um deles já não fez parte do time em 2023, que foi o lateral-direito Paulo Henrique. Inicialmente emprestado ao Vasco no último ano, o jogador foi comprado em definitivo pelo time carioca. Quem também deixou o time foi o meia Hyoran, que não teve seu contrato renovado. Por fim, o Galo perdeu um de seus maiores símbolos, o zagueiro Réver, maior campeão da história do clube, que se aposentou – mas vai seguir trabalhando com a camisa atleticana.
Outros nomes menos relevantes para o time em 2023 ainda podem deixá-lo, o principal deles é o atacante Eduardo Vargas. O chileno pouco atuou na última temporada e passou a ser alvo da torcida. O Atlético já comunicou a ele e seu empresário que o ciclo está encerrado. Vargas recebeu proposta do Vasco, segundo apuração da Trivela, mas nada está definido.
A temporada do Atlético
O Atlético inicia a temporada 2024 em busca de conquistar o pentacampeonato do Mineiro. Na sequência, inicia a disputa da Copa do Brasil, da Libertadores – seu principal objetivo – e do Campeonato Brasileiro. O Galo sonha em voltar a vencer algum título de expressão na atual temporada.