Brasil

Atlético-MG acerta de novo ao renovar com Battaglia, enquanto outro argentino pode estar a caminho

Atlético renovou com o capitão Battaglia até 2025, enquanto isso, analisa contratação de outro argentino

O Atlético-MG anunciou nesta quinta-feira (30) a renovação de contrato com o volante Rodrigo Battaglia. Antes com contrato até o fim de 2024, o argentino estendeu seu vínculo com o clube por mais um ano, agora até o fim de 2025. Indicação de Coudet, Battaglia virou titular absoluto e capitão do Galo em pouco tempo, tendo rápida adaptação ao time e identificação com o torcedor. Ele pode ganhar um novo conterrâneo como companheiro no próximo ano.

Battaglia chegou ao Atlético em abril deste ano, vindo do Mallorca, da Espanha. Desconhecido do futebol brasileiro, o argentino foi indicação de Eduardo Coudet, na época no comando do Galo. Ele chegou ao clube para ser o substituto de Allan, que estava lesionado e depois foi vendido ao Flamengo, abrindo espaço total para o volante argentino.

Não demorou muito para Battaglia entrar no time titular e ganhar a torcida. Em seu primeiro jogo, foi campeão Mineiro, no segundo, marcou um gol importante para vitória na Copa do Brasil. Após a inesperada saída de Coudet, o volante argentino seguiu muito bem atuando com Felipão, ganhando ainda o “reforço” de Otávio na marcação, já que antes ele era o único volante do time.

A rápida identificação de Battaglia com o Atlético, o grupo e a torcida, ficou clara quando Hulk abdicou de ser capitão do time por se sentir perseguido. Na procura por um novo dono da faixa, Felipão testou Arana e Mariano, mas foi no volante argentino que ele encontrou o homem certo para essa função.

Battaglia com a faixa de capitão do Atlético (PGG/Icon Sport)

Desde que chegou, Battaglia foi titular do Atlético em praticamente todo o tempo que estava disponível e bem fisicamente, já que sofreu com algumas lesões e desgastes. Há cerca de um mês, ele estava retornando de uma lesão no clássico contra o Cruzeiro, mas ficou em campo menos de 40 minutos e saiu com uma entorse no joelho direito, que o levou a uma artroscopia. Ele não atua desde então e deve estar novamente disponível novamente só para a próxima temporada.

Battaglia já se mostrou essencial para o Atlético logo que chegou, isso sem fazer pré-temporada no início do ano e sem precisar de tempo para se adaptar. Para 2024, fazendo todo o processo de preparação desde o início, é esperado que ele fique ainda mais inteiro para ajudar o clube ainda mais. O jogador só não é a melhor herança que Coudet deixou no Galo porque foi o treinador que criou a dupla Hulk-Paulinho.

Atlético vai confirmando o time para 2024

A renovação de Battaglia está longe de ser a primeira do Atlético visando já a próxima temporada. Antes dele, o clube se acertou com o lateral-esquerdo Guilherme Arana, os laterais-direitos Saravia e Mariano, e o zagueiro Maurício Lemos. Garotos da base, que o clube promete dar mais chance em 2024, também renovaram, como Alisson, Vitinho e Iseppe.

Conterrâneo de Battaglia chegando ao Atlético?

Em 2024, o Atlético vai para seu primeiro ano completo como SAF. Mas, diferente dos demais clube-empresa do Brasil, a do Galo não promete alto investimento logo de cara. O clube foca em pagar as dívidas (+ R$ 2 bilhões), e por isso terá um orçamento bem limitado para contratações, um ponto que destaca a importância das renovações e manutenção do elenco.

Mas o Galo promete sim que vai ao mercado e fará algumas movimentações, principalmente no setor ofensivo. Gustavo Scarpa foi o Plano A, que já foi descartado, além do atacante Rodrigo Muniz, que foi alvo na janela do meio do ano e não deu certo. Mas o Alvinegro também está de olho nas oportunidades de mercado, e uma delas surgiu para a defesa.

Alexander Barboza, zagueiro que está em fim de contrato com o Libertad, do Paraguai, revelou que recebeu consultas de alguns clubes, entre eles, do Atlético: “Houve uma ligação do Cerro Porteño e eu falei que tenho muitas propostas em cima da mesa, mas foi uma pesquisa, nada formal. Há também times do Brasil, o ‘Mineiro’ é um deles”, disse o defensor em entrevista à Rádio Universo. No entanto, o Galo nega ter procurado o jogador, como apurou a Trivela.

Como já citado, o Atlético renovou recentemente com Mauricio Lemos, e também Jemerson e Igor Rabello para a posição. No entanto, é certo que o Galo vai perder Réver, que vai se aposentar, e não há certeza sobre Bruno Fuchs, que está emprestado e o clube precisava negociar um novo empréstimo ou uma compra. Barboza é um dos destaques do Libertad e do futebol sul-americano. Neste ano, pelo clube paraguaio, enfrentou o Galo duas vezes na Libertadores. Ao todo, ele disputou 42 jogos, marcou cinco gols e deu duas assistências, ajudando o Libertad a vencer os dois turno do Campeonato Paraguaio. O argentino tem 28 anos e é cria do River Plate.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo