Brasil

Atlético-MG anuncia renovação de contrato com lateral e segue ‘mapeando mercado’ por reforços

O Atlético chegou a um acordo para renovar com Renzo Saravia até 2025, e segue no mercado em busca da oportunidades de reforços

O Atlético-MG anunciou nesta segunda-feira (13) a renovação de contrato com o lateral-direito argentino Renzo Saravia. O defensor chegou ao Galo no início de 2023 e está foi a sua segunda renovação, agora válida por mais dois anos, ou seja, até 2025. Após Guilherme Arana, ele é o segundo lateral a renovar. O clube está no mercado em busca de reforços, como garantiu o diretor de futebol Rodrigo Caetano.

A renovação de contrato de Saravia com o Atlético já havia sido adiantada pela Trivela na última semana. O estafe do jogador e o clube se reuniram no último sábado (11), quando chegaram a um acordo final, para ele assinar até 2025.

Aos 30 anos, Saravia chegou ao Atlético em fevereiro de 2023, livre no mercado, por um pedido de Eduardo Coudet, que trabalhou com ele no Internacional. O argentino assinou inicialmente por seis meses, mas teve renovação automática até o fim da temporada. Ele atuou em 38 partidas, sendo 27 como titular. No último mês, virou titular absoluto da posição, ganhando a vaga de Mariano, que se lesionou no período.

Mariano, inclusive, é outro jogador que está em fim de contrato. No entanto, como a Trivela já havia citado na última semana, o Atlético tinha a intenção de renovar com apenas um dos laterais, sendo Saravia o escolhido. O experiente jogador, de 37 anos, chegou ao clube em 2020 e foi o titular nos últimos anos, sendo importante nas campanhas dos títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021. No entanto, em 2023, devido a algumas lesões e desgastes físicos, ele perdeu espaço. Atuou em 35 partidas, sendo 28 como titular.

Vitinho: O futuro da lateral atleticana

A saída de um dos dois laterais do atual elenco do Atlético é um pensamento da diretoria já para o futuro, pois o clube pretende trabalhar o jovem Vitor Gabriel, de 17 anos, com o time profissional a partir da próxima temporada. Vitinho faz parte da Seleção Brasileira Sub-17 e chama muita atenção nas categorias de base do clube. Ele já estreou pelo time principal em 2023, sendo utilizado pelo técnico Eduardo Coudet em um jogo do Campeonato Mineiro.

Para 2024, o Atlético planeja que Vitinho ganhe mais minutos. Sendo assim, se mantiver dois laterais como Mariano e Saravia, o clube entende que eles podem tirar espaço do jovem jogador, que precisa se desenvolver.

Gustavo Scarpa no Atlético? Diretor responde

No fim da última semana, o nome do meia Gustavo Scarpa, que pertence ao Nottingham Forest, da Inglaterra, e está emprestado ao Olympiakos, da Grécia, foi atrelado ao Atlético, que está em negociações com os clubes e com o estafe do jogador para um possível acordo. Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Galo, não fala sobre nomes que não estão no clube, mas disse que estão, sim, analisando as possibilidades de mercado.

– Vocês já me conhecem e sabem que não falo de nenhum atleta que não esteja aqui. E também me conhecem para saber que é obrigação nossa, minha e do clube, mapear o mercado. Não vou falar em nomes – disse Caetano.

Scarpa foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 2022 e, em fim de contrato, decidiu realizar o sonho de jogar na Europa, assinando com o Nottingham Forest, da Premier League. No entanto, o jogador não teve muito espaço na equipe inglesa e acabou emprestado ao futebol grego. Ele não descarta voltar ao Brasil na próxima janela (em janeiro), mas não será uma negociação tão tranquila (e barata) para repatriá-lo, independente do time que queira.

Gustavo Scarpa em ação pelo Olympiacos contra o Atromitos, na Liga Grega. (Icon Sport)

Segundo Rodrigo Caetano, desde que a SAF foi estabelecida no Atlético, há reuniões quinzenais ou semanais da cúpula que cuida do futebol para analisar o grupo e ver os ajustes necessários para o próximo ano. O diretor descarta uma reformulação do elenco atleticano:

– Nunca vou defender reformulação, principalmente por a gente estar na parte de cima da tabela. Não acredito que isso nos traga resultado. O que traz são ajustes, melhorias ano após ano.

O diretor ainda destacou que uma classificação para a próxima Libertadores é crucial para o planejamento do Atlético, pois isso causa um impacto “muito grande”. No momento, o Galo é o 5° colocado da competição, com 57 pontos, seis a mais que o Athletico-PR, primeiro time fora da zona de classificação. Segundo a UFMG, o Alvinegro tem mais de 97% de chances de garantir a desejada vaga.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo