Brasil

Com laterais em fim de contrato, Atlético-MG deve renovar com apenas um, e já tem o seu preferido

Com os dois laterais-direitos em fim de contrato, Atlético-MG prepara renovação com um, enquanto o outro deve sair

O Atlético-MG tenta mesclar o fim da temporada 2023 e seus objetivos no Campeonato Brasileiro com o planejamento para a temporada 2024. Mesmo sem definir quem será o treinador, o clube já trabalha com algumas ideias de renovações e saídas. Recentemente, o Galo anunciou que estendeu o vínculo com o lateral-esquerdo Guilherme Arana. Agora, a missão é na outra ala do campo.

O Atlético trabalha neste fim de ano para definir quem será o seu lateral-direito na próxima temporada. Tanto Mariano quanto Saravia estão em fim de contrato. A ideia inicial do clube é renovar com apenas um dos dois e, segundo apurações da Trivela, o escolhido deve ser o argentino. As negociações estão acontecendo no momento e há o desejo das duas partes na renovação, como garantiu uma fonte ao portal.

Não há ainda um acordo entre Saravia e Atlético para a renovação, mas haverá uma reunião no próximo sábado que pode selar o acordo, como adiantou a Itatiaia e a Trivela confirmou. No fim de outubro, em entrevista na Cidade do Galo, o argentino reforçou seu desejo de ficar.

– Quando cheguei aqui, sabia que assinava por pouco tempo, mas uma oportunidade muito boa para mim pessoalmente. Estou tranquilo. Vou jogo a jogo, estou me sentindo bem, me adaptei a cidade. Obviamente tenho muita vontade de seguir aqui, mas estou pensando jogo a jogo e no final do ano vamos tomar uma decisão.

Aos 30 anos, Saravia chegou ao Atlético em fevereiro deste ano, livre no mercado, por um pedido de Eduardo Coudet, que trabalhou com ele no Internacional. O argentino assinou inicialmente por seis meses, mas teve renovação automática até o fim da temporada. Ele atuou em 36 partidas, sendo 25 como titular. Nos últimos seis jogos iniciou jogando.

Mariano ainda pode ficar no Atlético?

Apesar do Atlético ter a preferência por manter apenas um dos dois laterais-direitos que tem no elenco hoje, não é certeza de que Mariano vá deixar o clube caso a renovação de Saravia seja confirmada. O experiente jogador de 37 anos chegou ao clube em 2020 e foi o titular nos últimos anos, sendo importante nas campanhas dos títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021. No entanto, em 2023, devido a algumas lesões e desgastes físicos, ele perdeu espaço. Atuou em 35 partidas, sendo 28 como titular.

No fim de setembro, Mariano foi questionado sobre o seu futuro, se segue no Atlético e, se sair, se pensa em aposentadoria: “Aposentadoria, não. No momento, não penso. Creio que ainda tenho muita coisa para acrescentar ao futebol. Não teve ainda, nenhuma conversa minha ou da parte do clube, e entendo. Nesse momento da carreira, tem essa situação de tempo, um dia após o outro. Estou bem tranquilo também do trabalho que venho fazendo no Atlético”.

Se não acontecer (renovação), sairei de cabeça erguida – Mariano

Não há ainda definição sobre o futuro de Mariano no Atlético, mas a tendência é a saída dele do clube. Ao todo, nas duas passagens pelo Galo, o experiente lateral soma 159 jogos

Vitinho: O futuro da lateral atleticana

A saída de um dos dois laterais do atual elenco do Atlético é um pensamento da diretoria já para o futuro, pois o clube pretende trabalhar o jovem Vitor Gabriel, de 17 anos, com o time profissional a partir da próxima temporada. Vitinho é titular da Seleção Brasileira Sub-17 e chama muita atenção nas categorias de base do clube. Ele já estreou pelo time principal em 2023, sendo utilizado pelo técnico Eduardo Coudet em um jogo do Campeonato Mineiro.

A entrada definitiva de Vitinho no time principal do Atlético é uma certeza para 2024, por isso, se mantiver Saravia e Mariano, o clube entende que estará tirando minutos do jovem promissor. Essa é uma questão que, por exemplo, pode fazer com que o atacante Isaac, artilheiro do Sub-20, deixe o clube de graça.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo