Atlético-MG pode perder artilheiro da base de graça e por falta de oportunidades, o que não surpreende
Mesmo artilheiro do Sub-20, Isaac não recebeu muitas oportunidades em 2023, e por isso deve deixar o Atlético-MG
O Atlético-MG renovou recentemente com duas joias da sua base, os garotos Mateus Iseppe e Alisson Santana. No entanto, o Galo está próximo de perder outro de seus grandes destaques da base. Artilheiro do Sub-20, o atacante Isaac Tomich, que tem o contrato se encerrando em abril de 2024, pode deixar o clube e rumar à Europa, mais especificamente para a Premier League, como informou a PL Brasil.
Isaac é um dos grandes destaques do Atlético na base, sendo artilheiro do time na categoria Sub-20. Ele já estreou pelo profissional do clube neste ano, sob o comando de Eduardo Coudet, mas teve poucas chances, e é exatamente esse um dos motivos de sua saída. Segundo informações da PL Brasil, a visão de Felipão sobre a base, que já foi abordada pela Trivela em algumas ocasiões, fez com que o jogador e seu estafe pensassem em deixar o clube.
Felipão não tem dado chances para os jovens do Atlético desde que chegou ao clube. Com Coudet, os minutos eram poucos, mas existiam, já com Scolari, eles são praticamente inexistentes. O treinador já foi questionado pela Trivela sobre a utilização de Mateus Iseppe, maior destaque do Sub-17, mas ele preferiu falar apenas que os atletas precisam passar pelas etapas para jogar, ou seja, todo o processo da base. No entanto, essa fala do treinador não foi aplicada, por exemplo, com Isaac, que fez todo o processo na base do clube, mas não recebeu chances com ele no profissional, mesmo o ataque tendo opções escassas.
Diante desse cenário, com o Atlético também sendo um time que quase nunca dá oportunidades para os jovens, como a Trivela também já informou anteriormente, Isaac e seu estafe estão analisando a saída do clube, principalmente agora que há o interesse de um clube da Premier League. Com passaporte croata, o atacante tem uma facilidade nas burocracias da liga inglesa. No entanto, a falta de minutos e experiência dele no profissional deve impedi-lo de conseguir o visto necessário para atuar no Reino Unido. Sendo assim, ele seria contratado e precisaria ser emprestado a outro clube para conseguir esses “pontos”. As negociações seguem e, como o contrato dele com o Galo se encerra em abril de 2024, é provável que ele deixe o clube de graça.
Isaac pelo Atlético
Isaac é cria do Atlético, tendo chegado ao clube no Sub-15, em 2019, mas começou a ganhar mais destaque quando passou a atuar pelo Sub-17, em 2021,marcando 12 gols em 26 jogos. Em 2022, passou a atuar já no Sub-20 e, desde então, balançou as redes 25 vezes. Em 2023, o jovem atacante começou a treinar com o time principal após a disputa da Copa São Paulo – onde fez cinco dos 11 gols do Alvinegro.
⚽ Isaac apareceu na área e empurrou para as redes. O segundo dele na partida e o terceiro do Galinho!
🎥 SporTV pic.twitter.com/22jkTYdOry
— Atlético (@Atletico) January 13, 2023
O atacante passou a chamar atenção de Eduardo Coudet que, além de gostar do que viu, também estava com falta de atacantes no time principal. Até por isso, Isaac ganhou sua primeira chance no profissional logo em uma partida de Libertadores. Na derrota do Galo para o Libertad, na estreia da fase de grupos, ele atuou por 30 minutos. Dois jogos depois, foi titular pela primeira vez, jogando 52 minutos na Copa do Brasil, contra o Brasil de Pelotas.
Ao todo, Isaac fez apenas três partidas pelo Atlético, sendo a última na estreia do time no Campeonato Brasileiro, contra o Vasco. Foram 102 minutos com a camisa alvinegra no time principal. Depois disso, ele voltou para o Sub-20 para a reta final do Brasileiro e todo o Campeonato Mineiro.
Isaac na temporada 2023
- 28 jogos (25 no Sub-20)
- 19 gols (todos no Sub-20)
- 3 assistências (todas pelo Sub-20)
DECISIVO! ISAAC SOLTOU UMA BOMBA PARA FAZER O TERCEIRO DO GALINHO! ⚽️
🏴🏳️ #CriasDoGalo pic.twitter.com/hR41JSx9F0
— Galo na Base (@GaloNaBase) August 12, 2023
O Atlético e a base
Neste século, o Atlético não tem sido um time que sabe utilizar bem a sua base. São poucos os jogadores revelados pelo clube, que ainda ainda faz vendas abaixo da expectativa. O último grande craque que saiu da Cidade do Galo foi o garoto Savinho, que sempre foi apontado pelos especialistas como um dos jogadores mais promissores de sua geração, sendo membro e titular das Seleções Brasileiras de base. No entanto, o Alvinegro quase não deu oportunidades para ele, que teve apenas apenas 35 jogos, sendo só 969 minutos em campo, dando uma média de 27,6 minutos em campo.
Para piorar, em meio a negócios com valores exorbitantes, o Galo o vendeu por “apenas” 6,5 milhões (R$ 35 milhões na época) ao Grupo City. Hoje, Savinho é um dos principais destaques do surpreendente Girona, líder da La Liga, e tem a atenção do próprio Manchester City, que faz parte do grupo que tem os seus direitos, e do Barcelona. Ele também já faz parte da Seleção Olímpica.
Tentativa de mudanças no Atlético
O Atlético tenta na gestão atual, do presidente Sérgio Coelho, mudar a forma como o clube trabalha com a base. Para isso, contratou o renomado Erasmo Damiani, que fez ótimo trabalho no Palmeiras, clube que hoje em dia é um dos grandes formadores do país. O Galo convidou a Trivela para um bate-papo sobre as categorias de base e expôs alguns dados que mostram a evolução do clube na situação. No entanto, isso ainda não reflete no profissional. A promessa é de ter mais jovens, não só no elenco como com minutos, a partir do próximo ano.
– A tendência ano que vem é ter esses jogadores com minutagem. É o passo dois, dar minutagem em estadual e outras situações. Passar confiança para os atletas. O Rodrigo Caetano sabe que o clube precisa (de jovem para jogar e vender), e você só vai começar a ter esses atletas ali se tiverem oportunidade. Ano que vem o clube caminha para que isso aconteça – disse Erasmo.
Uma das mudanças que Damiani fez questão de repetir algumas vezes na sua apresentação sobre a “nova” base do Atlético é como eles estão trabalhando para fidelizar os atletas. Nesse caso, a ideia é tornar os jogadores da base verdadeiros torcedores e admiradores do clube, para quando eles se “formarem”, não deixem o Galo. Isso, aparentemente, não vai funcionar com Isaac, apesar dele estar no Alvinegro desde os 14 anos. No entanto, funcionou com o já citado Mateus Iseppe e o também meia Alisson Santana, que renovaram seus contratos recentemente.
Iseppe e Alisson, os futuros do Atlético
Mateus Iseppe é a grande sensação da base do Atlético em 2023. No sub-17, fez temporada espetacular, sendo um meia de criação com muitos gols e jogadas individuais que encheram os olhos da torcida. Ele teve seu contrato renovado duas vezes só neste ano. A última delas no fim de outubro, quando assinou até 2028. Ele ainda não treina com os profissionais e deve ser utilizado na Copa São Paulo, em janeiro de 2024, e aí sim, caso se destaque, integrar o elenco profissional.
🐔 Juntos, rumo ao futuro!
O Galo renovou o contrato do meio-campista Iseppe, do @galonabase sub-17, até dezembro de 2028. Vamos por mais, Cria!#Galinho #CriasDoGalo 🏴🏳 pic.twitter.com/JsCqzifo59
— Atlético (@Atletico) October 23, 2023
Outro jogador destaque da casa é o também meia Alisson Santana. Principal jogador do sub-20, ao lado de Isaac, ele também chamou atenção no Sub-17 e foi importante no Sub-20, ganhando destaque na Copinha. Desde então, treina com o time profissional e já estreou pelo time, nas mãos de Felipão. Ele tem quatro jogos, mas em dois entrou no minuto final, e não é utilizado de fato desde julho. Alisson também renovou recentemente com o Galo, assinando até 2027. A Trivela mostrou como ele seria a peça ideal para o time na partida desta quinta (9), contra o Corinthians.
Cria renovado e motivado! ✍✅
O #Galo renovou o vínculo do atacante Alisson, revelado na base do Clube, até dezembro de 2027. 📝🐔
Que seja só o começo de uma grande história com essa camisa! 🖤🤍#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/FuQFDFXkbV
— Atlético (@Atletico) October 2, 2023