Brasileirão Série A

Guilherme Arana renova com o Atlético-MG, o clube que o fez ‘voltar a gostar de jogar futebol’

Atlético estende contrato de Guilherme Arana, considerado o melhor lateral do Brasil, até o fim de 2027

O Atlético-MG anunciou nesta quinta-feira (2) a renovação do contrato do lateral-esquerdo Guilherme Arana. Considerado o melhor do país na posição, o jogador tinha vínculo até o fim de 2024 e já recebia sondagens de outros clubes, mas o Galo se adiantou e agora tem o jogador sob contrato até 2027. Do lado de Arana, fica a gratidão pelo Alvinegro ter sido o clube que fez ele voltar a gostar de jogar futebol, como ele mesmo disse.

Guilherme Arana foi apontado como alvo de Flamengo e Corinthians, que já estariam em contato com ele para uma contratação. No último sábado (28), após vencer o Fluminense, ele revelou que a renovação estava encaminhada e desabafou sobre essas notícias:

– Vi pessoas falando que estou dando desculpa para não renovar, pois aconteceu o episódio lá com meu filho e a Gabriela. As pessoas se apegam muito no que os outros escrevem. Minha cabeça está aqui no Atlético. É um clube que eu gosto, que abriu as portas para mim, para eu voltar a gostar de jogar futebol. Eu estava desacreditado. Está bem encaminhado e tenho certeza que as coisas vão sair da melhor forma para mim e para o Atlético.

O episódio com o filho e a mulher aconteceu na derrota do Atlético para o Cruzeiro, quando a família dele foi alvo de ofensas e arremesso de alguns objetos por parte da torcida atleticana, enfurecida pelo revés. Tanto Arana quanto Gabriela, sua mulher, lamentaram o caso, mas destacaram que sabiam que aqueles poucos torcedores não representam a torcida atleticana. Já sobre possíveis negociações para deixar o Galo, ele foi bem claro:

– A verdade é que eu nunca cogitei sair. Nunca falei que tinha o desejo de sair. Sempre, nas minhas entrevistas, em vitórias ou derrotas, quero marcar mais história ainda com a camisa do Galo. Estou muito feliz aqui.

Um ídolo identificado com o clube

Guilherme Arana chegou ao Atlético em 2020, sendo a primeira grande contratação da era vencedora do clube. Ele voltava da Europa, onde não tinha ganhado muitas oportunidades, com a intenção de retomar seu grande futebol e conseguir uma vaga na Seleção Brasileira. No Galo, ele conseguiu isso. Foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasil em 2020 e 2021, se credenciando novamente para defender o Brasil. Em 2022, ano de Copa, quando já era nome quase certo na lista de Tite, sofreu uma lesão séria que o tirou de campo por nove meses e o impediu de jogar o Mundial do Catar.

Pelo Atlético, Arana não é só um grande jogador que passa pelo clube e conquista títulos. Ele está marcado na história do clube com muita identificação. Desde que chegou, trata o Galo de forma diferente, sabe o que está defendendo e, por isso, ganhou rapidamente o apreço do torcedor atleticano. Ao lado de Hulk, ele é hoje o maior ídolo de uma geração de atleticanos. Hoje ele é um dos capitães do clube.

Guilherme Arana pelo Atlético

  • 164 jogos
  • 94 vitórias
  • 39 empates
  • 31 derrotas
  • 14 gols
  • 26 assistências
  • Tricampeão Mineiro
  • Campeão Brasileiro
  • Campeão da Copa do Brasil
  • Campeão da Supercopa do Brasil
  • Melhor lateral-esquerdo do Brasil em 2020 e 2021
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo