Atlético-MG acerta ao renovar com Lemos, mas não dá para dizer o mesmo sobre Mariano
Atlético renovou com o zagueiro mais sólido do elenco, mas também o lateral mais inconstante da temporada
O Atlético-MG anunciou nesta terça-feira (21) as renovações de contratos com o zagueiro Mauricio Lemos e o lateral-direito Mariano, que estenderam seus vínculos até 2025 e 2024, respectivamente. O uruguaio foi um grande acerto do Galo na temporada, e mantê-lo era o mais lógico. Mas não dá para dizer o mesmo sobre o experiente lateral. Com as renovações, o Alvinegro quase encerra as dúvidas no setor defensivo.
Mauricio Lemos chegou ao Atlético em fevereiro de 2023 por indicação do técnico Eduardo Coudet. O jogador estava no Fenerbahçe e conseguiu liberação para se juntar ao Galo. Inicialmente, ele assinou até o fim de 2023, com cláusulas estabelecidas para estender o contrato por mais dois anos, que foi o que aconteceu.
Seguimos juntos, Lemos! 🇺🇾📝
O #Galo renovou o contrato do zagueiro uruguaio! O jogador assina com o Clube até dezembro de 2025! Pra cima, hermano! 🔥#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/LcldQwlZD5
— Atlético (@Atletico) November 21, 2023
Ao todo, Lemos já entrou em campo 39 vezes com a camisa do Atlético, desde sua estreia em 25 de fevereiro, no empate em 1 a 1 contra o América. O defensor rapidamente caiu no gosto da torcida e virou titular do time. O uruguaio já marcou um gol pelo Galo, na estreia do Brasileirão, em derrota para o Vasco por 2 a 1.
Lemos foi um achado do Atlético em 2023, um zagueiro que não estava no radar de ninguém e, por indicação de Coudet, foi parar no clube. O defensor fez uma temporada segura e se credencia para ser o “01” da posição em 2024. Resta saber quem irá acompanhá-lo, já que Jemerson vive má fase, Fuchs está em fim de empréstimo, Réver se aposentando e Rabello sofrendo com lesões. Garantir o único zagueiro que não teve qualquer tipo de problema na temporada é um acerto e tanto do Galo.
🔎 Mauricio Lemos entre todos do @Atletico no 2º turno do @Brasileirao 2023:
1º em ações defensivas (112)
1º em bolas recuperadas (78)
1º em cortes (57)
1º em duelos aéreos ganhos (30)
1º em chutes bloqueados (13)
2º em interceptações (17)
3º em Nota Sofascore (7.19)🇺🇾🔐 pic.twitter.com/cQGWbM5l2C
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 15, 2023
Mariano ainda pode entregar ao Atlético?
Outro jogador com contrato renovado com o Atlético é Mariano, de 37 anos. O experiente defensor assinou por mais um ano. Inicialmente, como a Trivela apurou, o Galo pretendia renovar com apenas um dos laterais-direitos, e Saravia foi o o escolhido. No entanto, o clube voltou atrás neste pensamento por entender que as opções para a posição está escassas e é melhor manter um atleta que já conhece e entende o clube.
Mariano é um jogador histórico no Atlético, multicampeão e muito importante para o mágico ano de 2021. No entanto, em 2023, perdeu espaço por já não render mais o mesmo e também por lesões. Foram três mais sérias, uma no quadril, uma na coxa direita e outra na panturrilha. As duas últimas citadas foram recentes e ele não entra em campo há oito jogos – mas agora ele foi liberado e está novamente à disposição.
Na temporada, Mariano atuou em 35 jogos, sendo 28 como titular, contribuindo com três assistências. Pelo ano abaixo do esperado, a renovação dele com o Atlético não caiu bem entre os torcedores e, só no X (antes twitter), o anúncio já passa de 350 comentários, a maioria deles contrários ao vínculo estendido com o experiente jogador.
e desde quando isso é notícia positiva?
— Michel (@mixelh13) November 21, 2023
Que absurdo, qual justificativa!? Não consegue jogar desde o final da temporada 21, surreal, amadores, pqp!!!
— Renato Rodrigo (@Renato_Galo1986) November 21, 2023
Mariano pode calar a boca de todos e fazer uma temporada espetacular em 2024, já que todo mundo sabe que ele é um jogador de muita qualidade. No entanto, com o que apresentou em 2022 e, principalmente, em 2023, fica difícil de acreditar em uma reviravolta na carreira do jogador a essa altura, que o normal é realmente decair.
Menos espaço para joia da base?
Uma das grandes críticas pela renovação de Mariano tem a ver com outro jogador. O Atlético tem atualmente no seu sub-17 um lateral-direito da Seleção Brasileira da categoria, Vitor Gabriel, o Vitinho. O jovem já estreou como profissional, atuando por 45 minutos em um jogo do Mineiro com Coudet, e treina constantemente com o time principal.
A promessa da diretoria é que Vitinho e os demais destaques da base atleticana vão ganhar mais chances em 2024. No entanto, tendo renovado com os dois laterais-direitos do time principal, o Atlético passa um recado de que ainda não há espaço para Vitinho. É claro, é um jogador de apenas 17 anos, mas, se for realmente visto como terceira opção da posição, não deve ganhar os minutos necessários para se desenvolver.
E o Vitinho nunca vai jogar pelo jeito
— Aniliane (@Aniliane1) November 21, 2023
Vale lembrar que o Atlético é um dos elencos mais velhos do Brasileirão e também um dos que mais opta por utilizar jogadores experientes e não os mais novos. Na temporada, as críticas da torcida com relação a falta de utilização da base aumentaram cada vez mais, já que o clube parece ter bons valores, que não ganham minutos nos jogos.
Situações de contrato no Atlético
Mariano e Lemos foram mais dois na lista dos atletas que renovaram com o Atlético em 2023. Recentemente, o clube anunciou o acerto com Guilherme Arana até 2027. Antes dele, quatro crias da base estenderam seus vínculos: o goleiro Matheus Mendes, o já citado Vitinho e os meias Alisson e Iseppe. O volante Paulo Vitor, que estava emprestado pelo Boston City, foi contratado em definitivo. Por outro lado, o Galo já sabe que vai perder Réver, que vai se aposentar, e Hyoran, que não vai ter o contrato renovado. O Alvinegro ainda pretende negociar o atacante Eduardo Vargas, que está fora dos planos, e tentar a renovação de empréstimo de Bruno Fuchs junto ao CSKA Moscou, da Rússia.