Brasil

Atlético-MG (finalmente) encerra novela e dá presente de Natal aos torcedores: Gustavo Scarpa

Após longa negociação, Atlético-MG vence briga com o Flamengo e anuncia a chegada de Gustavo Scarpa

A novela finalmente chegou ao fim. E com um final feliz para o torcedor do Atlético-MG. No início da noite desta quarta-feira (27), o Galo anunciou a chegada de Gustavo Scarpa, com quem a equipe já vinha negociando por certo tempo.

Após semanas de negociação, o Galo se acertou com o jogador que estava no Olympiacos (GRE), emprestado pelo Nottingham Forest (ING), clube detentor de seu passe. O clube alvinegro irá desembolsar 5 milhões de euros (R$ 26,8 milhões na cotação atual) por 100% dos direitos econômicos do atleta. A duração do contrato será de quatro anos.

O Galo precisou colocar todas as cartas na mesa para vencer a dura concorrência do Flamengo, que chegou a aumentar a proposta inicial em determinado momento. Além do fator econômico, o projeto esportivo alvinegro, a presença de Felipão — que treinou o meia no Palmeiras — e a possibilidade de protagonismo para o atleta dentro do elenco alvinegro ajudaram a seduzir o jogador.

O Atlético-MG espera que Gustavo Scarpa seja um dos protagonistas do time, entregando um futebol semelhante àquele que o consagrou no Palmeiras, quando se tornou um dos jogadores mais letais do futebol brasileiro, criando um alto número de gols, seja dando assistências ou finalizando ele mesmo.

Grande sucesso no Palmeiras culminou em títulos

O grande desejo do Atlético-MG é contar com um jogador que vinha sendo extremamente relevante no futebol brasileiro antes da transferência para a Europa, chegando a ser eleito o craque do Brasileirão de 2022. O meia disputou 231 jogos com a camisa do Palmeiras, marcando 42 gols e dando 53 assistências. Com a camisa alviverde, Scarpa conquistou oito títulos, sendo eles:

  • dois Campeonatos Brasileiros (2018 e 2022);
  • dois Paulistas (2020 e 2022);
  • duas Copas Libertadores (2020 e 2021);
  • uma Copa do Brasil (2020);
  • uma Recopa Sul-Americana (2022).

A força nas bolas paradas

Gustavo Scarpa é um especialista em bolas paradas, em todos os âmbitos possíveis. Tanto em faltas diretas e indiretas, como em escanteios. Tendo Felipão no comando, um treinador acostumado a ter times letais na bola aérea ofensiva, Scarpa se torna uma grande arma. Muitas de suas tantas assistências no Palmeiras, saíram em jogadas do tipo, aproveitando o poderio ofensivo da dupla Gustavo Gómez e Murilo.

Gustavo Scarpa não obteve sucesso na Europa

Gustavo Scarpa deixou o futebol brasileiro após o final da temporada de 2022, para defender o Nottingham Forest, da Inglaterra. O clube da Premier League não precisou desembolsar nenhum centavo para adquirir o jogador, já que seu contrato com o Palmeiras, clube que defendeu por cinco temporadas, estava prestes a terminar.

Atuar no futebol europeu era um sonho pessoal do atleta, mas chegando no Velho Continente, as coisas não ocorreram como ele esperava. O jogador não conseguiu render nos semestre que passou no Forest, tendo atuado em apenas dez partidas, sem marcar gols ou dar assistências.

Sem espaço na Premier League, Gustavo Scarpa foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, no início da atual temporada europeia, mas também não conseguiu ter sucesso no clube. Foram dez jogos disputados, também sem participar diretamente de nenhum gol.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo