Brasil

Vasco fecha acordo com Atlético-MG e terá lateral Paulo Henrique em definitivo

Paulo Henrique, de 27 anos, não vinha tendo espaço no Atlético-MG quando foi emprestado ao Vasco da Gama, onde se destacou

O Vasco da Gama acertou com o Atlético-MG e o lateral-direito Paulo Henrique, de 27 anos, ficará no cruz-maltino em definitivo. Emprestado pelo Galo ao time carioca, o jogador se destacou durante a reta final do Campeonato Brasileiro, sendo peça importante na permanência vascaína na elite do futebol nacional. Os valores da negociação não foram divulgados até o momento. A informação foi antecipada pela Itatiaia.

Apenas alguns detalhes impedem o anúncio oficial da contratação do jogador, que deve acontecer nos próximos dias. Paulo Henrique disputou 14 partidas pelo Vasco em 2023, todas elas no Brasileirão, marcando um gol e dando uma assistência. Suas participações diretas em bolas na rede foram decisivas.

Primeiro, foi de Paulo Henrique o lindo gol que deu a vitória vascaína sobre o Botafogo, por 1 a 0, em partida válida pela 32ª rodada do Brasileiro. O jogador voltaria a aparecer na rodada final da Série A, dando assistência para Serginho marcar o gol do triunfo do Vasco, por 2 a 1, sobre o RB Bragantino. Os quatro pontos que vieram diretamente dos pés do lateral-direito foram o suficiente para manter o cruz-maltino na primeira divisão.

Como o contrato de Paulo Henrique não possuía cláusula de opção de compra, o Vasco precisou negociar a compra do jogador diretamente com o Atlético-MG. O Galo não se opôs a saída, já que o lateral não agradou em sua passagem por Belo Horizonte. Atualmente o time mineiro conta com dois laterais-direitos em seu elenco: o argentino Renzo Saravia e o veterano Mariano. Além disso, o jovem Vitor Gabriel, de apenas 17 anos, desponta como uma promessa atleticana. O atleta tem passagens por seleções de base e estreou como profissional aos 16 anos, no Campeonato Mineiro de 2023, sob as ordens de Eduardo Coudet.

O Vasco, por sua vez, quer manter todo o time titular que garantiu a permanência do clube na Série A do Brasileirão sob o comando de Ramón Díaz. O primeiro a ter sua presença garantida por meio de extensão de vínculo foi o zagueiro Maicon. O volante Zé Gabriel é outro que negocia uma renovação. O pedido pela compra de Paulo Henrique foi um pedido específico do treinador argentino.

Além do próprio Vasco, outras equipes do futebol brasileiro e duas da MLS fizeram propostas pelo jogador, de acordo com informações do ge. Apesar disso, pesou o desejo do jogador em seguir no clube carioca.

Carreira de Paulo Henrique

Paulo Henrique foi revelado pelo Londrina e passou por empréstimos para clubes como Iraty e Metropolitano até chegar ao Tubarão. Em seguida, foi jogar no Paraná Clube. Em seguida, no início de 2021, o jogador fechou com o Juventude, onde se destacou. Foram 59 jogos com a equipe de Caxias do Sul. Pelo Ju, ele marcou dois gols e deu quatro assistências.

Mesmo com o Juventude sendo rebaixado como lanterna do Brasileirão 2022, Paulo Henrique teve boas aparições, o que chamou a atenção do Atlético-MG, que o contratou para a temporada de 2023. No Galo, o lateral-direito teve poucas chances, tendo deixado o clube depois de disputar apenas três jogos, ainda pelo Campeonato Mineiro deste ano.

Emprestado para o Vasco da Gama ainda em fevereiro de 2023, Paulo Henrique demorou a receber chances, mas após receber o voto de confiança de Ramón Díaz, o jogador não decepcionou, tornando-se importante para o clube.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo