Brasileirão Série A

Vasco vence o Botafogo, sai da zona do rebaixamento e deixa Brasileiro mais aberto do que nunca

Em clássico entre equipes pressionadas, o Vasco foi mais efetivo e venceu o Botafogo por 1 a 0, em jogo importante para a reta final do Brasileiro

Em um clássico em que Vasco e Botafogo entraram pressionados, por motivos bem diferentes, o Cruz-Maltino conseguiu uma importante vitória por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (6), em São Januário, que mexeu com o Campeonato Brasileiro. Com um golaço de Paulo Henrique, um protagonista improvável, o Vasco respirou na luta contra o rebaixamento e deixou o Z-4, O Botafogo, mais uma vez apático e pouco criativo, chegou a três derrota seguidas e deixou o Brasileirão mais aberto do que nunca.

Como foi a vitória do Vasco sobre o Botafogo

Mesmo jogando em São Januário e vindo de uma derrota traumática, o Botafogo voltou a mostrar um forte ímpeto nos primeiros minutos da partida. Com uma marcação muito avançada, com os zagueiros Bastos e Sampaio muitas vezes chegando na linha da meio de campo, o time de Lúcio Flávio pressionou o Vasco desde o começo do jogo. Ganhando divididas, disputas de bola e, principalmente, as “sobras”, o Glorioso tinha mais posse e tentava empurrar o Cruz-Maltino contra a próprio defesa. No entanto, com Maicon e Medel fechando bem a área, o Botafogo pouco conseguiu assustar o goleiro Léo Jardim.

O Botafogo trocava passes na frente da área, girava a bola de um lado para o outro, mas não conseguiu infiltrar na área vascaína e também não arriscava nas finalizações de fora da área. Os cruzamentos, na maioria das vezes, paravam na zaga do Vasco. O time da casa tentava sair para o jogo nos contra-ataques, mas os erros de passe também impediam o time de Ramón Diaz de chegar no ataque.

O domínio do Botafogo durou cerca de 20 minutos e, ainda assim, Léo Jardim não foi nem sequer obrigado a fazer defesas difíceis. Sem conseguiu manter o mesmo ritmo, o time visitante viu o Vasco crescer no jogo. E, aos 29′, após Maicon rebater uma bola, Paulo Henrique dominou no campo de ataque já driblando Marçal e fez ótima jogada individual. O lateral-direito cortou Bastos e finalizou, de esquerda, no canto de Lucas Perri, sem chances para o goleiro do Botafogo.

O gol do time adversário mais uma vez fez o Botafogo desmoronar. Assim como na derrota para o Palmeiras, o líder do Campeonato Brasileiro sentiu o gol sofrido. E, a partir daí, o Vasco passou a dominar a partida. Pressionando o Botafogo, o Cruz-Maltino chegou a ampliar com Gabriel Pec, mas o gol foi anulado por impedimento de Paulo Henrique no começo da jogada. Depois, Paulinho ainda teve mais uma chance, mas cabeceou para fora.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Botafogo volta vem, mas Lúcio Flávio mexe mal

Assim como no primeiro tempo, o Botafogo voltou do intervalo mostrando mais vontade e mais futebol. Apesar da primeira boa oportunidade ter sido com Gabriel Pec, aos 3′, obrigando Lucas Perri a fazer boa defesa em chute rasteiro no canto, foi o time visitante que começou o segundo tempo buscando mais o jogo. Mas, novamente, se repetiu o cenário da primeira etapa. O Botafogo tinha a bola, mas pouco conseguia criar de forma efetiva. Léo Jardim, mais uma vez, foi pouco exigido.

Quando o Botafogo era melhor na partida, Lúcio Flávio fez suas duas primeiras mudanças, colocando Hugo no lugar de Marçal e Diego Costa para a saída do zagueiro Bastos. Assim, o volante Danilo Barbosa foi recuado para a zaga. Apostando na jogada aérea, o Botafogo ficou com dois jogadores de boa estatura no ataque. Pouco depois, no entanto, tirou Júnior Santos para a entrada de Segovinha. Com essa mudança, o Glorioso perdeu força pelos lados. Tiquinho até chegou a ter uma oportunidade em cruzamento de Di Placido, mas foi a única boa chance que o time teve pelo alto – e também a principal do segundo tempo, mostrando que o Botafogo mais uma vez pouco conseguiu criar.

O Vasco se fechou na frente da área, tentando evitar os cruzamento e finalizações do Botafogo – com sucesso, na maior parte do tempo. No entanto, o Cruz-Maltino também praticamente não criou oportunidades. Desfalcado e com poucas opções no banco, o time perdeu o ritmo e ficou sem velocidade no ataque, apostando nos lançamentos para Alex Teixeira e Vegetti. No fim, com as estradas de Jair e Léo, Ramón Diaz chamou ainda mais o Botafogo para cima, mas o time visitante mais uma vez pouco conseguiu fazer, confirmando mais uma derrota e deixando o Campeonato Brasileiro mais aberto do que nunca.

Como ficam as situações de Vasco e Botafogo e próximos jogos

Com a vitória sobre o Botafogo, o Vasco foi aos 37 pontos e deixou a zona do rebaixamento. Agora, o Cruz-Maltino é o 15º colocado. Como o jogo contra o Cruzeiro, que estava marcado para a próxima quarta-feira, foi adiado, o Vasco só volta a campo no próximo domingo (12), às 18h30 (horário de Brasília), contra o América-MG, novamente em São Januário.

O Botafogo segue na liderança do Campeonato Brasileiro, mas agora com os mesmos 59 pontos do Palmeiras. No entanto, vale ressaltar que o Glorioso tem um jogo a menos que o time paulista. Na próxima quinta-feira (9), às 20h (horário de Brasília), o Botafogo volta a jogar em São Januário. Dessa vez, como mandante, contra o Grêmio, em novo confronto direto no topo da tabela do Campeonato Brasileiro.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo