Brasil

Bernard já pode assinar pré-contrato e Atlético-MG o mantém no radar, mas sem negociação no momento

Em fim de contrato na Grécia, Bernard pode retornar ao Brasil, e Atlético monitora o jogador, mas sem iniciar negociação

Um dos nomes que mais agita a torcida do Atlético-MG, independente do assunto, é do meia-atacante Bernard. Revelado pelo clube e campeão da Libertadores em 2013, o jogador está atuando fora do Brasil há mais de 10 anos, mas pode retornar ao país em 2024. Com seu contrato se encerrando em julho com o Panathinaikos, da Grécia, o Galo está de olho na situação, mas ainda não abriu negociações.

O nome de Bernard tem sido muito ligado ao Atlético nos últimos dias. Desde o 1° dia de 2024, ele já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube do futebol mundial, já que seu contrato com o Panathinaikos se encerra em seis meses. O Galo, claro, monitora a situação do jogador e analisa a sua volta, mas ainda não abriu negociações. O clube pretende contratar um jogador de ataque e o “Bambino de Ouro” pode ser esse nome, mas as características dele não se encaixam mais tanto no perfil buscado.

Bernard deixou o Atlético como um ponta de muita velocidade e habilidade. Com o passar dos anos no futebol europeu e a idade aumentando, ele foi mudando seu estilo de jogo, se tornando hoje um jogador mais central, apesar de ainda cair pelo lado direito do campo. Por conta disso, a diretoria do Atlético analisa se o jogador é a contratação que o clube precisa, que no caso é um atacante de velocidade e drible, já que não possui muitos recursos para fazer muitas contratações, precisando ser certeiro.

Há algumas semanas, o diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, comentou sobre a possibilidade de contratação de Bernard em entrevista ao canal do Breno Galante: “Não tem negociação. É o que eu posso dizer. Até porque ele está sob contrato. Se em algum momento, ele manifestar mesmo o desejo de vir, eu tenho ótima relação com o agente dele também. Se o clube e ele entenderem que realmente é o melhor caminho … Por toda a história que ele teve aqui, não resta a menor dúvida de que será bem-vindo”

Bernard e o Panathinaikos

No Panathinaikos, Bernard tem jogado com frequência, inclusive contribuiu com uma assistência no último jogo do ano do time grego, vitória por 3 a 0 contra o Volos. O time do brasileiro é o atual segundo colocado do Campeonato Grego, um ponto atrás do PAOK. A competição termina sua primeira fase no dia 3 de março e depois segue para os playoffs (com seis times) para definir o campeão e quem fica com as vagas europeias. Essa segunda parte, que o Panathinaikos deve participar, termina em maio/junho.

Bernard é o camisa 10 do Panathinaikos e se tornou titular nos últimos jogos, tendo contribuído com três gols e três assistências em 12 jogos que fez no campeonato grego. Para o retorno dele ao Atlético, caso o clube opte por abrir negociações, há duas opções: a primeira seria tentar antecipar seu fim de contrato e trazê-lo após o fim da primeira fase da competição, o que demandaria negociação com o clube e, provavelmente, pagamento por essa antecipação. A segunda opção é negociar apenas com Bernard, firmando um pré-contrato e tendo ele à disposição só no meio do ano.

Atlético é prioridade caso Bernard volte ao Brasil

Bernard e o Atlético tem uma grande relação. O jogador já falou diversas vezes sobre o carinho que tem pelo clube e, em entrevista à TNT Sports, em 2023, garantiu que a prioridade dele, caso volte ao Brasil, é o Galo:

– Sem dúvida (o Galo é prioridade), sempre deixei isso muito claro. Todo mundo sabe do carinho que tenho pelo Atlético, pelos funcionários, por todos de dentro do clube, pelo clube que me revelou. Se hoje eu sou o que eu sou, agradeço muito a Deus e ao Atlético pela oportunidade de mostrar aos outros times que eu tenho essa capacidade. Então pelo amor e pelo carinho que tenho com o clube, com toda certeza.

Pelo Atlético, Bernard atuou em exatos 100 jogos entre 2011 e 2013, conquistando um Campeonato Mineiro e a histórica Copa Libertadores, marcando 22 gols. Pelo Galo, ganhou chances na Seleção Brasileira, onde conheceu Felipão, que o convocou também para a Copa do Mundo de 2014. O treinador atleticano, que já auxiliou na contratação de Scarpa, tem grande carinho pelo jogador, e vice-versa, o que também pode ajudar no retorno.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo