Brasil

Scarpa é esperança de alta média de participações em gols no Atlético-MG; veja onde ele pode jogar

No aniversário de 30 anos do novo reforço do Atlético, a Trivela mostra como Scarpa pode explodir nas estatísticas e também onde se encaixa no time de Felipão

Principal (e até agora único) reforço do Atlético-MG na temporada, o meia Gustavo Scarpa completa 30 anos nesta sexta-feira (5). O número da idade do jogador é o mesmo número que a torcida atleticana espera ver de participações dele em gol na temporada. E ela tem tudo para se iludir com essa estatística, principalmente trabalhando com Hulk e Paulinho.

Em 2023, Hulk e Paulinho formaram a melhor dupla do Brasil, com mais de 80 participações em gols somados. Eles conseguiram fazer isso tudo sem um meia armador de grande destaque, aquele chamado de pifador, que constrói o jogo e sabe achar espaços para criar situações de gol e também reina nas assistências. Em 2024, com Scarpa, os dois atacantes vão ter esse tipo de jogador, e a esperança é que o trio alcance números frios impressionantes.

Os números frios no futebol são aqueles que “todo mundo vê”, basicamente os gols e assistências. Em 2023, Hulk marcou 30 gols e deu 14 assistências, por exemplo, enquanto Paulinho balançou as redes 31 vezes e assistiu em oito oportunidades. Scarpa, que se junta a eles, teve números tão alto quanto em seus dois últimos anos de futebol brasileiro: oito gols e 20 assistências em 2021 e 13 gols e 20 assistências em 2022, quando foi eleito o melhor jogador do Brasileirão. A Trivela já contou como o Galo pode potencializar ainda mais seu novo reforço.

Com o novo trio, o Atlético e seu torcedor espera vê-los combinando para 100 ou mais gols, já que só a dupla Hulk e Paulinho chegou a 83. Para aumentar a esperança e a ilusão do torcedor, vale chegar nas estatísticas mais aprofundadas de Scarpa, para ver como ele pode criar ainda mais. Nos últimos dois Brasileirões que disputou, ele foi o líder não só de assistências como também de chances criadas e passes decisivos. Somando isso a qualidade e facilidade da dupla de ataque atleticana de finalizar as jogadas, o resultado pode ser histórico.

Scarpa no Atlético, além das estatísticas

Como o futebol não é feito em uma planilha de excel e sim no campo, é importante analisar o encaixe de Scarpa no Atlético além das estatísticas. Por sorte, a entrada dele no time não afeta muito o funcionamento da dupla Hulk e Paulinho – que foi despotencializada quando Felipão tentou modificá-la, voltando atrás poucos jogos depois. O meia, com ótimo passe, chegada na área, cruzamento e finalização, tem sua vaga garantida no meio campo em diversas formações, e a Trivela te mostra elas agora.

  • Sem modificação além da entrada de Scarpa
Atlético com Scarpa aberto na esquerda

Em 2023, o Atlético se destacou atuando no 4-2-2-2, formação inicialmente aplicada por Coudet, que potencializou a dupla Hulk e Paulinho, e que foi adotada por Felipão depois de alguns testes sem sucesso no time, que terminou com essa formação muito bem a temporada. Para 2024, se Scolari quiser apenas inserir Scarpa no time, sem mudar a forma como o time encerrou o último ano, é “fácil”. A lacuna na meia-esquerda do campo não teve um dono durante a temporada, com vários jogadores passando por lá. Igor Gomes foi quem terminou a temporada, mas deve ser também que vai perder a vaga para o novo reforço.

Com Scarpa entrando como meia-esquerdo, o Atlético ganha mais profundidade, já que o jogador, que é canhoto, poderia chegar a linha de fundo em uma parceira (que tem tudo para dar certo) com Guilherme Arana. Por outro lado, o time perderia no jogo pelo meio, já que o jogador, caso optasse em levar a bola da esquerda para o centro, teria que utilizar a perna direita (ou usar sempre um recurso, como o três dedos) para tentar concluir uma jogada.

  • Troca de lado e Scarpa na “posição preferida”
Atlético com Scarpa aberto na direita

Mantendo exatamente o mesmo modelo de formação, mas invertendo os meias, Felipão teria Zaracho caindo pela esquerda e Scarpa pela direita. Essa posição foi onde o novo reforço do Galo mais se destacou nas suas últimas temporadas no Brasil. Ela potencializa suas duas principais características, que são o chute e o cruzamento em arco, já que, na direita, ele consegue levar a bola para o meio e criar jogadas com sua perna preferida.

Por outro lado, o Atlético perderia em duas situações: a primeira é em profundidade na direita, exigindo assim mais de Saravia, já que Scarpa evitaria chegar na linha de fundo para não precisar cruzar com a sua perna menos dominante. O outro é a melhor posição de Zaracho. O argentino, que teve um complicado ano de 2023, mas terminou voando, tem o lado direito como o seu preferido e é onde jogou durante praticamente toda a sua passagem pelo Galo. Na esquerda, ele teria que se adaptar, e o Alvinegro também perderia em profundidade por lá, mas ganharia em jogo pelo meio. Uma opção a isso é entrar com Pedrinho ou Igor Gomes, jogadores mais acostumados a atuaram por essa faixa de campo. Pedrinho, inclusive, ajudaria na profundidade do time, já que é canhoto.

  • Scarpa centralizado

Versátil como é, Scarpa pode atuar também mais centralizado no campo. Nesse quesito há duas possibilidades de formação para Felipão. A primeira é utilizar três volantes, com Zaracho jogando mais recuado ao lado de Otávio e Battaglia. Nessa ideia, Scarpa ficaria livre para flutuar no meio campo, mas também ganharia as opções de Zaracho e, provavelmente, Arana, pelos lados, quando o time estiver com a bola. Com Otávio e Battaglia ficando mais atrás.

A outra opção é uma formação mais ofensiva, com três meias e apenas um volante. Nessa, Zaracho seguiria como um meia pela direita, Scarpa jogaria centralizado e, na esquerda, abre-se uma vaga, que pode ser preenchida por Pavón (apesar da preferência dele de jogar pela direita), Igor Gomes, Pedrinho e Rubens. Nessa formação, os pontas teriam mais obrigações defensivas quando o time perdesse a bola, já que o time só teria um volante (Battaglia ou Otávio) na contenção.

Opções do Atlético com Scarpa centralizado
  • Outras formações

As possibilidades de Scarpa no time do Atlético mostradas acima levam em consideração que a dupla Hulk e Paulinho não será modificada, já que ambos não funcionaram “separados” em 2023 quando Felipão tentou. No entanto, com uma pré-temporada, o experiente treinador pode tentar novamente uma nova formação, já que ele terá tempo para treiná-la. Nesse caso, há outras possibilidades de escalação:

  • Scarpa como “atacante”: o meia pode ser escalado como um ala pela direita, com Paulinho aberto na esquerda e Hulk centralizado. Eles também podem inverter de lado;
  • Scarpa centralizado com três atacantes: no 4-2-1-3, Scarpa jogaria com a proteção de dois volantes, sendo o meia central e tendo três atacantes para servir – provavelmente, Paulinho, Hulk e Pavón;
  • Scarpa com “ajuda” no meio: parecido com a última ideia, o 4-1-2-3 traria o time com apenas um volante e um outro meia ao lado de Scarpa para servir os atacantes

Scarpa, Hulk e Paulinho

Independente da formação escolhida por Felipão, é certo que a dupla Hulk e Paulinho tem projeção de ser ainda melhor em 2024 como um trio, agora com Scarpa. Com o meia sendo um jogador com ótima capacidade de acionar os atacantes, o camisa 10 sendo perfeito atacando espaços e o camisa 7 mestre em definir as jogadas, as chances deles darem certo são consideravelmente altas. É claro, no futebol, é o campo que fala, e muitas coisas que no papel são perfeitas, podem não funcionar. Mas o torcedor atleticano pode sim se permitir sonhar com o trio perfeito neste ano.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo