Atlético-MG precisa entregar a Scarpa quem aproveite sua principal arma: a bola parada
Com Scarpa no time, Atlético precisa começar a utilizar melhor suas jogadas de bola parada
O Atlético-MG inicia 2024 com apenas uma contratação, mas é A contratação da temporada: o melhor jogador do Brasileirão 2022, Gustavo Scarpa. Com o meia no time, o Galo agora precisa entregar para ele alguém que vá conseguir potencializar ainda mais seu ponto forte, que é a bola parada.
Gustavo Scarpa tem como sua principal arma a bola parada. Seja em cobrança de falta ou de escanteio, ele se demonstrou um mestre em dar assistências em 2022, quando terminou o Brasileirão com 12 assistências, a maioria delas a partir de bolas paradas. No Atlético, o jogador vai encontrar um treinador que gosta dessa arma, mas que não tem muitas opções para utilizá-la no momento.
🔎 Gustavo Scarpa foi o jogador com a maior Nota do Brasileirão 2022!
⚔️ 35 jogos
⚽️ 7 gols
🅰️ 12 assistências (!)
⏰ 136 mins p/ participar de gol (!)
🔑 119 passes decisivos (!)
🛠️ 16 grandes chances criadas (!)
👟 80 chutes (39 no gol)
💯 Nota Sofascore 7.61🇧🇷👀 pic.twitter.com/AG6E1t0EeP
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 19, 2023
Em 2023, o Atlético não viveu um grande ano nas bolas paradas, tendo dificuldades de marcar no ataque e sofrendo muitos gols na defesa justamente através desse estilo. A falta de jogadores de boa estatura foi um dos motivos que o técnico Felipão citou ao longo da temporada, e que já havia também sido falada por Coudet, que o antecedeu no comando do time atleticano.
Ofensivamente, o Atlético marcou poucos gols através de cruzamentos em cobranças de falta e escanteios. Scarpa chegou para resolver essa questão, mas precisa também ter jogadores com característica de bom cabeceio. Do time base atleticano, só os zagueiros e o volante Battaglia tem esse fundamento melhor. Dos atacantes, por exemplo, nem Hulk e nem Paulinho são especialistas no assunto.
Atlético vai contratar alguém?
Para ajudar Scarpa, o Atlético pode ter que ir ao mercado para trazer jogadores com característica de bom cabeceador. Por coincidência (ou não), o Galo ainda pretende contratar um zagueiro e um atacante. O defensor tem, só pela função, a obrigação de ser bom de cabeça. Resta saber se chegará alguém que sabe fazer isso bem também ofensivamente, como era o agora aposentado ídolo Réver.
No ataque, não há uma certeza de quais características o Atlético busca. Isso porque o Galo entende, e Felipão repetiu diversas vezes na temporada, que falta ao elenco jogadores com estilo de 1×1, ou seja, pontas habilidosos, que partem para cima dos rivais e conseguem criar jogadas. Por outro, além da questão de Scarpa, há também o interesse atleticano na contratação de Rodrigo Muniz, por exemplo, que a Trivela mostrou ter sido alvo atleticano no meio de 2023 e agora segue na mira. O atacante tem o estilo que ajudaria Scarpa, de ser mais centroavante e ter bom cabeceio. No entanto, a negociação é vista como “muito difícil” e pode não acontecer.
⚽🐔 Resolve o cubo mágico &
bate falta &
faz gol &
anda de skate &
E vem pro #Galo!Pode comemorar, torcedor! Ele é nosso! 💥 #ScarpaDoGalo pic.twitter.com/eXJhleqGCq
— Atlético (@Atletico) December 28, 2023
Alan Kardec pode ajudar
Com apenas 11 jogos em 2023, o atacante Alan Kardec foi uma das grandes decepções do time. Único atacante de referência, o verdadeiro centroavante, do elenco, ele teve um ano muito marcado por lesões e, quando entrou, pouco contribuiu, tendo marcado apenas um gol – que não serviu muito, já que o Galo perdeu o jogo em questão.
Para 2024, até o momento ele segue no plano atleticano, apesar do ano ruim de 2023. Como citado, ele é o único jogador que realmente tem características e físico de centroavante, sendo alto, bom de pivô e sabendo cabecear. Com Scarpa, ele pode se beneficiar com os cruzamentos teleguiados do meia, mas vai ser preciso ele evoluir muito com relação ao que apresentou no último ano.
Scarpa com Hulk e Paulinho pode funcionar muito
O ataque do Atlético hoje é composto por dois dos maiores destaques do futebol brasileiro: Hulk e Paulinho. Como citado, os dois não tem características de bola aérea, mas podem funcionar muito bem com Scarpa. Isso porque os dois (principalmente Paulinho) tem estilos destacados como atacantes que atacam bem os espaços, inclusive Paulinho marcou alguns gols após cruzamentos em que ele se posicionou entre os defensores, no espaço vazio. Esse tipo de jogada, seja com bola rolando ou parada, é outro ponto forte de Scarpa.
Sendo assim, a junção dos três jogadores, que, por coincidência, foram os destaques dos últimos três Brasileiros, pode render muitos frutos ao Atlético, mesmo que a bola parada, que é o ponto principal do novo reforço, não seja o principal elo entre eles.