Com Dorival, três reforços e muitas saídas, São Paulo se apresenta para iniciar pré-temporada de 2024
Na mira da CBF para a Seleção, Dorival Júnior inicia trabalhos pelo São Paulo nesta pré-temporada
O São Paulo abre oficialmente os trabalhos para 2024 neste sábado (6). Os jogadores são esperados no CT da Barra Funda a partir das 9h (horário de Brasília) para dar largada à pré-temporada. E lá estará Dorival Júnior para comandar as atividades e colocar em prática todo o planejamento desenhado por ele e pela a diretoria para este ano. Na mira do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para assumir a seleção brasileira, o treinador segue normalmente a sua rotina pelo clube. E nem poderia ser diferente.
Se o desejo da entidade em Dorival para comandar a Seleção pegou o São Paulo de surpresa e desencadeou uma onda de preocupação sobre o futuro, ela também não passou disso – ao menos por ora. Ednaldo Rodrigues apenas manifestou o interesse na contratação do técnico nos contatos feitos até agora. Não formalizou proposta e ouviu como resposta do presidente Julio Casares que o Tricolor conta com a permanência do treinador. A multa rescisória é de três salários – um valor superior a R$ 2 milhões.
E esta é a grande notícia do São Paulo para este 2024 que começa com três reforços anunciados – os três, aliás, estarão no CT da Barra Funda neste sábado (6) – e outras tantas saídas. A permanência de Dorival é essencial para colocar em prática tudo o que foi planejado com ele próprio no centro das reuniões para 2024. O clube deposita boa parte de suas esperanças de sucesso neste ano no trabalho do treinador. E todos os movimentos feitos para a montagem do elenco são prova disso.
Ano começa com três reforços e espera por Ferreira
O São Paulo inicia o ano com três reforços para a próxima temporada. O último deles foi o volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas e desembarcou em São Paulo na última semana para já se apresentar ao clube. Antes disso, o Tricolor havia oficializado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027. Os dois estarão à disposição de Dorival já para o início da pré-temporada.
Assim como Lucas Moura – o grande anúncio do clube até agora para esta temporada. O São Paulo oficializou a renovação de contrato com o atacante por mais três anos como grande presente de fim de ano para a torcida. O camisa 7, claro, estará na reapresentação do elenco.
? Desembarcou e deixou um recado para a #TorcidaQueConduz!#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/gyd3wPDNtL
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 3, 2024
Galoppo e Calleri também são reforços caseiros
O São Paulo também terá dois reforços caseiros para este início de ano. Calleri e Galoppo estão plenamente recuperados de suas respectivas lesões e abrem a pré-temporada totalmente integrados ao elenco de Dorival Júnior. Os dois argentinos já trabalharão sem restrições, de olho na disputa da Supercopa do Brasil, em fevereiro.
Galoppo já concluiu a recuperação da cirurgia que fez para reconstrução de ligamentos no joelho esquerdo, em março passado. Ele até poderia voltar a atuar ainda em 2023, mas optou-se por não correr riscos. Calleri, por sua vez, passou por cirurgia no tornozelo esquerdo após o título da Copa do Brasil.
Elenco já teve 12 saídas. E vêm mais por aí
Além dos três reforços, o elenco muda de cara muito por conta das saídas. Ao todo, 12 jogadores já se despediram do clube. O goleiro Felipe Alves, os zagueiros Walce e Belém, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David, Alexandre Pato e Erison encerraram seus contratos com o clube. Marcos Paulo, por sua vez, também retornará de empréstimo ao Atlético de Madrid. Ele só permanece no Tricolor por ora para tratar de uma lesão no joelho.
Raí Ramos e Pedro Vilhena foram emprestados a Ceará e Sport, respectivamente, até o fim de 2024. Já Lucas Beraldo foi vendido ao PSG, enquanto Thiago Couto foi negociado com o Sport. O clube fechou também a venda de Nathan Mendes ao Red Bull Bragantino. E vêm ao menos mais três saídas por aí. O São Paulo pretende ainda se desfazer de Luan, Gabriel Neves e Jheson Méndez em negociações neste início de ano.
Pré-temporada começou ainda em 2023
O São Paulo se reapresenta neste sábado (6) com uma parte importante da pré-temporada já concluída. O clube usou a Data Fifa de novembro para antecipar uma série de avaliações médicas com o elenco que costumam ser rotina a cada início de ano. A estratégia foi adotada para acelerar um processo protocolar e ganhar tempo de preparação para a estreia no Campeonato Paulista, daqui a duas semanas exatas.
Como parte dos preparativos para a próxima temporada, que dentre outras competições contará com as disputas da Supercopa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores, o elenco passará por uma série de avaliações médicas nesta semana no CT da Barra Funda.
Em parceria com o Hospital… pic.twitter.com/dDWeAdvVf4
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 13, 2023