Brasil

Reforços, avaliações médicas e reuniões: São Paulo usa Data Fifa para antecipar início de 2024

São Paulo quer acelerar planejamento de 2024 durante a pausa no calendário para a Data Fifa

Após dois dias de folga, o São Paulo se reapresenta nesta quarta-feira (15) para iniciar extraoficialmente o ano de 2024. E isso não é força de expressão. O Tricolor pretende usar a pausa no calendário durante a Data Fifa para acelerar o planejamento da próxima temporada e até mesmo já dar largada aos compromissos da pré-temporada do ano que vem.

Já nesta quarta-feira, os jogadores que não foram relacionados no empate em 0 a 0 com o Santos, no último domingo (12), passarão por avaliações médicas no CT da Barra Funda. Depois, na quinta-feira (16), será a vez dos demais atletas do elenco passarem pela bateria de exames.

Trata-se de uma estratégia do clube para antecipar parte da programação que costuma ser feita durante a pré-temporada. Dorival Júnior e sua comissão técnica pretendem acelerar ao máximo todos esses processos devido ao curto prazo entre a reapresentação do elenco e o início das competições.

A previsão é de que o elenco do São Paulo saia de férias no dia 7 de dezembro, um dia após o fim do Brasileirão. Ou seja: os jogadores só se apresentarão para iniciar a pré-temporada em 7 de janeiro. Dorival teria apenas 14 dias de preparação até a data prevista para a estreia no Paulistão, em 21 de janeiro. E a disputa da Supercopa do Brasil será já no dia 3 de fevereiro.

– Eu não pretendo antecipar de maneira alguma. Até porque a legislação não permite isso. Temos aí um cronograma que seguiremos de acordo com a diretoria. Quem manda em férias, em período, em tempo, é a diretoria. Isso não tem envolvimento da comissão técnica em momento algum. Voltando ao Paulista, teremos muito pouco tempo para a readaptação desses jogadores. As equipes que terminam o Brasileirão no dia 6 fatalmente se reapresentarão no dia 6 ou 7. É pouco tempo até a estreia. Por isso, temos ver tudo o que podemos fazer para acelerar esse processo – afirma Dorival.

Foco no Brasileirão, mas olho já em 2024

Na entrevista coletiva após o empate com o Santos, Dorival Júnior manifestou insatisfação com a atual campanha do São Paulo no Brasileirão – a equipe ocupa a décima colocação, com 46 pontos. O técnico negou que a equipe já esteja de férias e garantiu que seus jogadores ainda precisam brigar por uma posição melhor na competição.

O foco, portanto, está no Campeonato Brasileiro. Mas o treinador e a diretoria já olham, sim, para a próxima temporada. Tanto que o técnico pretende se reunir com os dirigentes para tratar com mais detalhes da preparação para 2024. Em pauta, estarão reforços, saídas e a montagem do elenco para o ano que vem.

– Tudo isso vamos ter que sentar. Estamos avaliando superficialmente tudo isso. Não entramos em detalhes. O mercado é muito dinâmico. De repente, possam acontecer saídas ou chegadas.  Temos que planejar daqui para frente. Graças a Deus, o resultado foi importante. Dentro dessa parada da Data Fifa, a gente pode começar a falar um pouco mais de elenco, grupo, de possíveis contratações para que possa ter ideia mais clara do que teremos – ressalta Dorival.

O que pesou para São Paulo se aproximar de Luiz Gustavo (IconSport)

As prioridades do São Paulo para 2024

Mesmo que o discurso seja de foco em 2023, o São Paulo já começou a se movimentar para colocar o planejamento de 2024 em prática. A prioridade da diretoria é acertar a renovação de contrato com Lucas Moura. Ainda não há o acerto com o jogador. Mas o próprio camisa 7 já afirmou que tem “muitas chances” de ficar. Nos bastidores, a diretoria trata a permanência do atleta como “muito provável”.

Além disso, as movimentações no mercado apontam que o clube dá atenção especial à busca por volantes para 2024. Dorival Júnior já disse em entrevista recente que Pablo Maia é o jogador mais difícil de substituir em seu elenco. O clube recebeu uma negativa em sua investida por Zé Welison, destaque do Fortaleza. Mas está perto de fechar a contratação de Luiz Gustavo. O jogador está livre no mercado após o fim de seu contrato com o Al-Nassr, da Arábia Saudita.

O Tricolor pretende montar um elenco mais robusto para brigar por títulos em mais de uma frente. Aos 36 anos e com uma Copa do Mundo no currículo, Luiz Gustavo é visto como um jogador experiente para os enfrentamentos na disputa continental.

Erick assina pré-contrato com o São Paulo (Iconsport)

São Paulo já tem um reforço para 2024

Caso se torne, de fato, reforço do São Paulo, Luiz Gustavo será a segunda contratação do clube para 2024. O primeiro nome está contratado há bastante tempo, desde o mês de julho. O clube assinou um pré-contrato com o atacante Erick, do Ceará, por três temporadas, até o final de 2027.

À época, o Tricolor ainda buscava um jogador de velocidade para atuar pelos lados do campo – exatamente como Erick – para chegar de imediato à equipe. Não houve, porém, acerto com o clube cearense para antecipar a sua liberação. Velho conhecido de Dorival, o atacante foi o grande destaque do Vozão em 2023. São 18 gols e 13 assistências em 52 jogos. O jogador já foi liberado pelo clube cearense e se apresentará ao São Paulo a partir do início da pré-temporada de 2024.

Próximos jogos do São Paulo:

  • Fluminense x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
  • São Paulo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
  • Bahia x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo