Brasileirão Série A

Posição, experiência e polivalência: Como Luiz Gustavo pode ajudar o São Paulo

Aos 36 anos, Luiz Gustavo pode preencher lacunas no elenco do São Paulo a partir de venda das joias de Cotia

Falta apenas oficializar, mas Luiz Gustavo será reforço do São Paulo para temporada de 2024, aguardado pelo clube nos próximos dias para realização de exames e assinatura do contrato até dezembro do próximo ano. O volante estava sem clube desde julho desse ano, quando terminou o vínculo com o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Aos 36 anos, como o jogador, conhecido pela bonita trajetória construída na Alemanha, poderá ajudar o Tricolor do Morumbi? Confira nesta análise da Trivela.

Luiz Gustavo chega para suprir carência do elenco, agrega experiência e versatilidade

O atual elenco são-paulino conta diversos meio-campistas de características diferentes, mas quase todos fazem a função de segundo volante, casos de Gabriel Neves e Alisson e o que são mais meias ofensivos Talles Costa, Michel Araújo e Rodrigo Nestor. Para primeiro homem de meio-campo, Pablo Maia é o dono da posição, só que a joia de Cotia está valorizada no mercado, já foi alvo de clubes da Premier League e deve receber propostas em janeiro – bom motivo para trazer um primeiro volante como Luiz Gustavo, de boa marcação e saída de bola apurada. Luan também é conhecido como “cão de guarda”, porém possui deficiências no passe, enquanto Dorival Júnior definitivamente não conta com o equatoriano Jhegson Méndez, que atuou apenas 10 vezes com o técnico.

Outro fator que ajuda Luiz é a versatilidade. Canhoto, ele jogou várias vezes na carreira, por Bayern de Munique, Wolfsburg, Olympique de Marselha e Fenerbahçe, como zagueiro. No time de Dorival, o jovem Lucas Beraldo é o defensor pela esquerda, só que é mais um valorizado e candidato a sair do clube pelo assédio europeu. Quando Beraldo não está, Alan Franco, um destro, é quem joga na esquerda, fator que atrapalha a saída de bola da equipe. Cria de Cotia, Matheus Belém é canhoto, mas ainda é “cru” para o profissional e vive indefinição na renovação do contrato, que finaliza no próximo ano. Ou seja, o volante de 36 anos também deve ganhar minutos pela esquerda da zaga são-paulina em 2024.

Luiz Gustavo São Paulo
Luiz Gustavo conquistou a Champions League em período vencedor no Bayern de Munique (Foto: Icon Sport)

A Trivela apurou que o São Paulo também entende que a chegada de Luiz Gustavo eleva a experiência do elenco em ano de Libertadores. No grupo de jogadores lotado de atletas das categorias de base de Cotia, um jogador com carreira europeia, vencedor de tudo que poderia na Alemanha, agregará em momentos de forte pressão que traz a competição sul-americana, a favorita de todo torcedor são-paulino. Além da Liberta, o Tricolor dividirá as atenções com Brasileirão, Supercopa, Copa do Brasil e estadual, fator que também pesa para ter um elenco mais robusto.

Luiz também impede que Dorival seja “pego de surpresa” por saídas

Uma fala de Dorival Júnior durante entrevista coletiva também vai na direção da chegada do volante de 36 anos. O técnico tricolor afirmou que não quer ser pego “de surpresa” a partir de venda de jogadores – como pode acontecer com Maia e Beraldo. Mais um motivo que a agrega na contratação de Luiz Gustavo.

– O mercado é muito dinâmico. De repente, possam acontecer saídas ou chegadas. Se possível, preparamos uma venda para que não aconteça de maneira que pegue com surpresa, ou tenhamos que ir para um mercado totalmente fechado, com poucas possibilidades. Temos que planejar daqui para frente. Dentro dessa parada da Data Fifa, a gente pode começar a falar um pouco mais de elenco, grupo, de possíveis contratações para que possa ter ideia mais clara do que teremos – disse o técnico Dorival Júnior.

São Paulo já tem outro reforço confirmado e quer mais

Preenchendo outra lacuna do elenco, o São Paulo fechou, ainda em julho, um pré-contrato com o ponta direita Erick, do Ceará, que chega também em janeiro do próximo ano. O atacante traz velocidade pelos lados do campo, algo não visto nas opções atuais de Dorival. Na atual temporada pelo Vozão, o jogador marcou 18 gols e distribuiu 13 assistências, mostrando que pode somar muito mais além da rapidez.

Luiz Gustavo deve diminuir uma pedida anterior de Dorival, de que o São Paulo, precisaria, de “no mínimo” dois reforços de peso, como foram Lucas e James Rodríguez, para brigar por títulos em 2024. A fala aconteceu com o atacante do Ceará já fechado, então espera-se pelo menos mais um nome pesado no Morumbi para o próximo ano.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo