São Paulo se prepara para perder jogadores e tenta se antecipar com reposições no mercado
Diretoria do São Paulo mapeia mercado com reposições para possíveis vendas – especialmente de Beraldo e Pablo Maia
O São Paulo espera a reabertura da janela de transferências do futebol europeu, em janeiro, para receber propostas por seus jogadores – especialmente, Lucas Beraldo e Pablo Maia, valorizados após a conquista da Copa do Brasil. Mas o clube não espera sentado. A diretoria se prepara para perder algumas de seu elenco ao final da temporada e já trabalha para prevenir estas saídas.
O plano do técnico Dorival Júnior e do departamento de futebol é não ser “pego de surpresa” com a venda de atletas durante a montagem do elenco em 2024. Por isso, o Tricolor intensificou as conversas sobre reforços durante a pausa no calendário para a Data Fifa. A ideia é mapear o mercado e identificar alternativas que possam suprir eventuais ausências do elenco por negociações.
– O mercado é muito dinâmico. De repente, possam acontecer saídas ou chegadas. Se possível, preparamos uma venda para que não aconteça de maneira que pegue com surpresa, ou tenhamos que ir para um mercado totalmente fechado, com poucas possibilidades. Temos que planejar daqui para frente. Dentro dessa parada da Data Fifa, a gente pode começar a falar um pouco mais de elenco, grupo, de possíveis contratações para que possa ter ideia mais clara do que teremos – afirma o técnico Dorival Júnior.
Beraldo e Pablo Maia valorizados
Entre todos os jogadores do elenco, Lucas Beraldo é disparado quem mais se valorizou ao longo da temporada. De reserva a titular absoluto, o zagueiro virou um dos destaques da conquista da Copa do Brasil. A ponto de ter seu nome vinculado ao Liverpool, da Inglaterra. De acordo com a imprensa britânica, o clube inglês tem o jovem de 19 anos em seu radar e planeja uma investida pesada para tirá-lo do Tricolor.
O jornal “The Sun” noticiou que representantes dos Reds tiveram uma reunião com Beraldo após a vitória sobre o Cruzeiro, no último dia 2 de novembro. O Liverpool teme concorrência pelo zagueiro e está disposto a acelerar as negociações para fechar sua contratação por um valor próximo a 20 milhões de libras (equivalente a 22,8 milhões de euros, ou R$ 120,2 milhões na cotação atual).
O São Paulo garante que até agora não foi procurado pelo clube inglês sobre Beraldo. O assunto é tratado nos bastidores como uma sondagem inicial e até como “especulação”. Uma fonte do entorno do jogador afirmou que não houve contato, nem reunião com representantes do Liverpool.
Mas caso o clube inglês faça uma proposta nestes patamares, o São Paulo dificilmente recusaria. O valor está dentro do que o São Paulo pretende para negociar Beraldo. Isso, mesmo que os quase R$ 90 milhões em premiação da Copa do Brasil e a renda com bilheterias nesta temporada permitam que o clube faça jogo duro no mercado.
Hoje, o São Paulo só vende seus jogadores pelo preço que estipular. E não por uma obrigação ou necessidade de fazer negociações para fechar as contas. No caso de Beraldo, o clube projeta fazer a maior transferência de um zagueiro na história do futebol brasileiro. E os possíveis 20 milhões de libras seriam mais do que suficientes para isso.
– Possibilidade de saída existe. Temos que estar preparados para isso. Se quisermos lutar por competições, temos que ter times fortes. O próximo passo talvez seja mais importante do que o inicial. A partir de agora, a cobrança será ainda maior – afirma Dorival.
Como o São Paulo se prepara para eventuais saídas
Rodrigo Nestor também é um jogador que recebeu algumas sondagens ao longo do ano: Zenit, Real Bétis e Torino fizeram contatos pelo meia, herói do título da Copa do Brasil. Mas a lesão no joelho esquerdo e a consequente cirurgia no ligamento medial colateral esfriam o interesse pelo atleta neste momento.
Mas o exemplo de Pablo Maia mostra bem como São Paulo trabalha para prevenir possíveis saídas. Dorival Júnior já disse em entrevista recente que o volante é o jogador mais difícil de substituir em seu elenco. Por isso, o clube já se movimenta no mercado para buscar alternativas e ampliar as opções do setor.
Recentemente, o Tricolor recebeu uma negativa em sua investida por Zé Welison, destaque do Fortaleza. Mas o alvo que está perto de fechar a contratação de Luiz Gustavo. O jogador está livre no mercado após o fim de seu contrato com o Al-Nassr, da Arábia Saudita.
O São Paulo pretende montar um elenco mais robusto para brigar por títulos em mais de uma frente. Aos 36 anos e com uma Copa do Mundo no currículo, Luiz Gustavo é visto como um jogador experiente para os enfrentamentos na disputa continental.
Para a zaga, o São Paulo também monitora alguns nomes, também como prevenção a uma eventual saída de Beraldo. A Trivela apurou que o clube fez uma sondagem ao zagueiro Matteo Gamarra, destaque do Olimpia do Paraguai.
São Paulo já tem um reforço para 2024
Além de se prevenir a possíveis saídas, o São Paulo fez uma contratação para solucionar o que era uma carência no meio da temporada. O primeiro reforço de 2024 está contratado desde o mês de julho. O clube assinou um pré-contrato com o atacante Erick, do Ceará, por três temporadas, até o final de 2027.
À época, o Tricolor ainda buscava um jogador de velocidade para atuar pelos lados do campo – exatamente como Erick – para chegar de imediato à equipe. Não houve, porém, acerto com o clube cearense para antecipar a sua liberação. Velho conhecido de Dorival, o atacante foi o grande destaque do Vozão em 2023. São 18 gols e 13 assistências em 52 jogos. O jogador já foi liberado pelo clube cearense e se apresentará ao São Paulo a partir do início da pré-temporada de 2024.
Próximos jogos do São Paulo:
- Fluminense x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
- São Paulo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
- Bahia x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view).