Brasileirão Série A

Nestor amplia sina e é quinto jogador do São Paulo a passar por cirurgia no joelho em 2023

Nestor está fora do restante da temporada após sofrer lesão de ligamento no joelho esquerdo

Logo numa temporada em que virou herói do São Paulo no título da Copa do Brasil, Rodrigo Nestor terá de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo, após sofrer uma lesão no ligamento medial colateral e uma desinserção do menisco no treino do último domingo (5). O meia está fora do restante da temporada e amplia uma sina do Tricolor de jogadores que tiveram de passar por procedimentos cirúrgicos ao longo de 2023.

Nestor é o quinto atleta do elenco são-paulino que passará por uma intervenção devido a um problema de joelho. A data da cirurgia ainda não foi divulgada pelo clube. Mas o meia usou as redes sociais para valorizar tudo o que viveu ao longo do ano e já projetar 2024 com a camisa do São Paulo.

“Hoje infelizmente recebi uma notícia que nenhum atleta gosta de receber. Termina hoje, para mim, a temporada de 2023. Ano repleto de aprendizados, dificuldades e alegrias, e que se encerra com mais uma lição de superação que com certeza vou passar por cima. Obrigado, 2023! E obrigado à torcida tricolor por todas as mensagens. Nos vemos em 2024”. (Rodrigo Nestor)

Nestor é o quinto atleta a passar por cirurgia no joelho

O São Paulo vive uma temporada em que o número de jogadores no departamento médico muitas vezes foi superior a dez atletas fora de combate devido a problemas físicos. Além de Nestor, em outros quatro casos, as lesões foram de joelho e demandaram procedimentos cirúrgicos.

Duas delas, aliás, ocorreram no gramado sintético do Allianz Parque, palco de seis lesões de jogadores do São Paulo em menos de um ano. Mais recentemente, Lucas Moura sofreu um estiramento na coxa direita, durante a goleada por 5 a 0 sofrida no clássico com o Palmeiras pelo Brasileirão.

Cirurgias de joelho em 2023

  • Ferraresi*
    ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, em janeiro;
  • Galoppo
    ruptura de ligamentos do joelho esquerdo, em março;
  • Talles Costa*
    sutura no menisco do joelho direito, em março;
  • Marcos Paulo
    ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em agosto;
  • Rodrigo Nestor
    lesão no ligamento medial colateral esquerdo, em novembro.
    *Já voltaram a jogar

No empate em 0 a 0 pela primeira fase do Paulistão, em janeiro, Ferraresi rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Ele só voltou a atuar recentemente, no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em 29 de outubro. Nessa mesma partida, Rafinha sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo e ficou três meses sem jogar devido ao problema.

Depois, em março, foi a vez de Galoppo romper ligamentos do joelho esquerdo durante a partida contra o Água Santa, também no Allianz Parque. Nessa mesma partida, Welington sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo. O argentino fez um primeiro trabalho com bola ainda sem contato dos companheiros nesta segunda-feira (6). Ele ainda não voltou a atuar e faz duras críticas ao gramado do Allianz Parque.

– Não sou a favor que os times da primeira divisão tenham sintéticos. A grande maioria dos campos é de grama natural, e a grama sintética faz a diferença a favor do time local. Além disso, o sintético do Palmeiras está muito desgastado e a bola passa muito rápido. Parece um daqueles sintéticos para jogar futebol de 5. Não é fácil jogar nesse tipo de campo – disse Galoppo, em entrevista ao Diário Olé.

Talles Costa, por sua vez, não chegou a sofrer uma lesão de ligamento. Mas ele teve de passar por uma sutura no menisco em março deste ano. Ele voltou a atuar apenas em agosto, na derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, no Morumbi.

Mais recentemente, em agosto, Marcos Paulo também sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante um treinamento. Ele já passou por cirurgia e voltará a atuar apenas em 2023. Atualmente, dos sete jogadores do São Paulo que são desfalques para Dorival, três passaram ou irão passar por cirurgia no joelho.

Com todos esses desfalques (veja abaixo), o São Paulo encara o Red Bull Bragantino na próxima quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília), pela 33ª rodada do Brasileirão. O duelo será disputado na Vila Belmiro, porque o Morumbi está cedido para shows das bandas Red Hot Chili Peppers e RBD.

Lista de desfalques do São Paulo:

  • Lucas Moura (lesão muscular)
  • Rodrigo Nestor (lesão de ligamento no joelho esquerdo)
  • Igor Vinicius – lateral-direito (tenotonomia no adutor direito)
  • Galoppo – atacante (cirurgia no joelho esquerdo)
  • Marcos Paulo – atacante (cirurgia no joelho esquerdo)
  • Moreira – lateral-direito (lesão muscular)
  • Calleri – atacante (artroscopia no tornozelo direito)

Os próximos jogos do São Paulo

  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
  • São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
  • Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo