Brasil

Após reforços, São Paulo tenta negociar três jogadores para concluir reformulação no meio-campo

São Paulo quer negociar Gabriel Neves, Luan e Jhegson Méndez com outras equipes para abrir espaço no elenco

O São Paulo se apresentará para iniciar os trabalhos de pré-temporada no CT da Barra Funda, no próximo sábado (6), com uma reformulação em andamento no meio-campo. Mais exatamente, na posição de volante. Durante os 30 dias de férias dos jogadores, a diretoria agiu para buscar dois reforços para o setor. Luiz Gustavo e Damián Bobadilla – paraguaio que desembarcou nesta quarta-feira (3) no Brasil – chegam para mudar a cara da função como novas opções a Dorival Júnior.

Ao concluir as duas contratações, a diretoria fez apenas parte das mudanças pretendidas para repaginar de vez a posição. Resta agora agir na contramão e liberar três jogadores que perderam espaço e estão fora dos planos do treinador para 2024: Luan, Gabriel Neves e Jhegson Méndez.

Os três devem deixar o clube ainda nesta janela. O planejamento é que a posição tenha os titulares Pablo Maia e Alisson e os dois reforços Luiz Gustavo e Damián Bobadilla como alternativas à disposição da comissão técnica. Dorival pretende trabalhar com um elenco bem mais enxuto e buscará opções também nas categorias de base – caso, por exemplo, de Negrucci.

Dos três atletas que não fazem parte dos planos, a situação mais complicada é a de Jhegson Méndez, que ainda aguarda ofertas para definir seu futuro fora do São Paulo em 2024. A Trivela apurou que Gabriel Neves já recebeu diversas sondagens e propostas de clubes do Brasil e da América do Sul para mudar de ares em 2023. O uruguaio dá prioridade a permanecer em solo brasileiro, mas ainda não definiu seu futuro para esta temporada.

Luan, por sua vez, recebeu uma proposta de empréstimo do Vitória. O problema é a questão salarial. O São Paulo só irá liberar o volante por empréstimo caso o clube interessado arque com boa parte dos vencimentos do jogador que recebeu recentemente uma valorização ao renovar seu contrato até o fim de 2026 no decorrer da última temporada.

O São Paulo pretendia negociar estes três jogadores antes ainda do início da pré-temporada. Caso isso não ocorra, a tendência é de que eles se reapresentem neste sábado (6) para dar largada aos trabalhos de preparação para 2024.

Entenda como os volantes perderam espaço

Jhegson Méndez

Jhegson Méndez chegou ao São Paulo cercado de expectativa no início do ano, após defender a seleção do Equador na Copa do Mundo do Catar, em 2022. O equatoriano até teve bom momento sob o comando de Rogério Ceni. Mas perdeu totalmente espaço com a chegada de Dorival Júnior.

Do Mundial ao ostracismo, Méndez fez apenas cinco jogos com o atual treinador. Ele não entra em campo desde a goleada por 5 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, 25 de outubro. Dorival até disse em mais de uma entrevista que o equatoriano merecia mais chances na equipe por seu profissionalismo. Mas as chances não vieram. O São Paulo terá de negociá-lo, já que o contrato vai até o fim de 2025.

Méndez deve ser negociado pelo São Paulo em 2024 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Gabriel Neves

Após iniciar o ano sobrando até mesmo da lista de relacionados em alguns jogos com Rogério Ceni, Gabriel Neves recuperou espaço com Dorival Júnior. O volante chegou a virar titular da equipe… Até Alisson se transformar em mais um atleta da posição e desbancá-lo do time. O uruguaio encerrou o ano com poucos minutos em campo e como candidato a ser envolvido pelo clube em negociações para a próxima temporada.

Luan

Luan segue uma linha semelhante à de Gabriel Neves. O volante foi afastado por Rogério Ceni em meio a um imbróglio sobre a renovação de seu contrato, mas acabou reintegrado com a troca de comando. Ele não chegou a ser titular com Dorival, mas era presença constante na equipe, até perder de vez espaço na reta final da temporada. É mais um jogador que deve usado pelo clube como moeda de troca nas movimentações do mercado.

Luan deve deixar o São Paulo ainda neste início de temporada (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Quem já deixou o São Paulo

Os três volantes devem se juntar a um batalhão de outros nove jogadores que já deixaram ao final de 2023. O goleiro Felipe Alves, os zagueiros Walce e Belém, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David, Alexandre Pato e Erison encerraram seus contratos com o clube. Marcos Paulo, por sua vez, também retornará de empréstimo ao Atlético de Madrid. Ele só permanece no Tricolor por ora para tratar de uma lesão no joelho.

Raí Ramos e Pedro Vilhena foram emprestados a Ceará e Sport, respectivamente, até o fim de 2024. Já Lucas Beraldo foi vendido ao PSG, enquanto Thiago Couto foi negociado com o Sport. O clube pretende fechar também a venda de Nathan Mendes ao Red Bull Bragantino.

Quem o São Paulo já contratou

Até o momento, o São Paulo já anunciou três reforços para a próxima temporada. O último deles foi o volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas. Antes disso, o Tricolor havia oficializado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027.

Mas o grande anúncio do clube até agora para a próxima temporada é de uma permanência. O São Paulo oficializou a renovação de contrato com Lucas Moura por mais três anos como grande presente de fim de ano para a torcida

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo