Bastidores voltam a roubar a cena em Palmeiras x São Paulo; relembre polêmicas recentes
Choque-Rei da semifinal do Paulistão volta a ter disputa nos bastidores por conta de data e horário do clássico

Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar em um duelo decisivo nesta segunda-feira (10), às 21h45 (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista.
E mais uma vez, teremos um Choque-Rei em que o futebol fica em segundo plano, diante de um extracampo que (novamente) ferve com polêmicas nos bastidores.
A polêmica da vez
A discussão recente tem a ver com a data e o horário do clássico. O São Paulo queria que a partida fosse disputada no sábado (8), dia em que o Allianz Parque recebe o show da banda “The Offspring”.
Mas o Palmeiras se antecipou ao rival e, logo após se classificar diante do São Bernardo, fez um pedido à Federação Paulista de Futebol (FPF) para que o Choque-Rei fosse marcado para a segunda-feira (10), como ocorreu.
O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro, já havia sinalizado ao São Paulo que aceitaria o pedido do Alviverde. Por isso, o Tricolor boicotou a reunião que definiu as datas da semifinal.
NOTA OFICIAL
O São Paulo Futebol Clube entende que partidas nobres e decisivas, como as semifinais do Campeonato Paulista, devem ser disputadas nos sábados e domingos. Como a FPF já havia previamente definido que o jogo do São Paulo Futebol Clube com o Palmeiras será realizado… pic.twitter.com/GsGMFC8oTi
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 4, 2025
3 polêmicas recentes em Palmeiras x São Paulo
Sábado é “dia nobre” do futebol?
Em sua nota oficial, o São Paulo afirmou que “partidas nobres e decisivas, como as semifinais do Campeonato Paulista, devem ser disputadas nos sábados e domingos”. Por isso, veio o pedido de realizar o clássico neste sábado (8).
Dois anos atrás, porém, o clube entendia que o sábado não era exatamente um dia “nobre” para uma final de Paulistão.
Em 2022, o Palmeiras pediu para mandar o jogo da volta da decisão em um sábado, por conta do show da banda Maroon 5, que seria realizado no Allianz Parque dias depois. O São Paulo bateu o pé para que o duelo fosse no domingo, como ocorreu. O Alviverde goleou por 4 a 0 e se sagrou campeão.

Gramado sintético “rouba a cena” e influencia em escalação
O último clássico, por si só, teve uma polêmica relacionada ao gramado sintético. Luis Zubeldía decidiu preservar Lucas Moura e Oscar da escalação titular por desgaste. Mas o fato de o Allianz Parque ter gramado sintético pesou — e muito — nessa decisão.
O São Paulo arrancou um empate em 0 a 0 fora de casa. Dias mais tarde, Lucas Moura encabeçava o movimento dos jogadores contra gramados sintéticos.
Clássico da “não” entrevista de Abel Ferreira
Mas o clássico recente que mais exacerbou tensões institucionais foi o da primeira fase do Paulistão de 2024. As duas equipes empataram em 1 a 1 no MorumBIS. E o jogo, em si, foi sobre o que menos se falou depois dos 90 minutos.
A crise nos bastidores dominou várias instâncias. O presidente Julio Casares esbravejou nos microfones contra a arbitragem. No túnel de acesso aos vestiários, o diretor de futebol Carlos Belmonte foi flagrado proferindo injúrias xenofóbicas contra Abel Ferreira — e depois teve de pedir desculpas publicamente.
Para além de tudo isso, Abel Ferreira ainda foi proibido pelo São Paulo de conceder entrevista coletiva no auditório do MorumBIS. O português, portanto, decidiu não atender à imprensa.

Tensões cresceram após 2023
O veto à utilização da sala de coletivas do MorumBIS foi o ápice de um ambiente de tensão que havia começado em 2023. Primeiro, o São Paulo muito provocou o Palmeiras após eliminar o rival nas quartas de final da Copa do Brasil.
Meses depois, o Alviverde devolveu as provocações ao golear o São Paulo por 5 a 0 no Allianz Parque. Deste clássico, os são-paulinos saíram revoltados também pelas condições da sala de imprensa improvisada para a coletiva de Dorival Júnior, então técnico do Tricolor. A “resposta” veio no veto a Abel
Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
- Palmeiras x São Paulo — Campeonato Paulista — segunda-feira (10), às 21h45 (horário de Brasília)
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.