Histórico de lesões no Allianz pesa, e São Paulo pode preservar no clássico com o Palmeiras
São Paulo tem longa lista de lesões sofridas no gramado sintético do Allianz Parque

Luis Zubeldía mudou o planejamento e usou titulares para tentar uma vitória que não veio no empate em 3 a 3 com o Velo Clube, na última quinta-feira (13), no Mané Garrincha.
O técnico sabia da obrigação de vencer para atenuar a pressão e escalou força máxima mesmo às vésperas do clássico com o Palmeiras, no domingo (16), às 18h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque.
E agora, o argentino não descarta utilizar time misto ou reserva no Choque-Rei.
Pressão aumenta, e São Paulo toma decisão sobre futuro de Zubeldía antes de clássico 👀
✍️ @eduardodeconto https://t.co/q4cbsJNtEu
— Trivela (@trivela) February 14, 2025
Time misto no clássico?
Em entrevista coletiva após o empate com o Velo Clube, Zubeldía afirmou que irá avaliar os jogadores antes de definir a escalação titular.
O gramado sintético do Allianz Parque é um fator que será levado em conta na hora de definir os 11 que iniciam o clássico.
— Verei bem como estão todos. O tema do gramado é sempre um fator, especialmente no período de preparação, com jogadores que já tiveram problemas lá. Temos que avaliar bem o tema do gramado — admitiu Zubeldía.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Histórico de lesões dá razão a dúvida de Zubeldía
O treinador tem motivos para adotar cautela ao definir a escalação do São Paulo para o clássico no Allianz. O Tricolor já teve sete jogadores que se lesionaram em partidas no gramado sintético do estádio palmeirense. O último deles foi Ferreira, no ano passado.
Quem inaugurou a sina do São Paulo no Allianz foi o agora ex-zagueiro Miranda. O defensor sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo em 17 de outubro de 2022, durante o empate em 0 a 0 com o Palmeiras no Allianz Parque pelo Brasileirão. Aquele foi também o seu último jogo na carreira.
As sete lesões do São Paulo no Allianz
- Miranda (ligamento colateral medial do joelho esquerdo)
- Ferraresi (ligamento cruzado anterior do joelho direito)
- Rafinha (tornozelo esquerdo)
- Galoppo (ligamentos do joelho esquerdo)
- Welington (tornozelo esquerdo)
- Lucas Moura (coxa esquerda)
- Ferreira (coxa esquerda)

As outras lesões foram todas em 2023. No empate em 0 a 0 pela primeira fase do Paulistão, em janeiro, Ferraresi e Rafinha deixaram o campo com problemas físicos.
O venezuelano rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. O lateral, por sua vez, sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo e ficou três meses sem jogar devido ao problema.
As outras duas lesões ocorreram no duelo com o Água Santa, na eliminação no Campeonato Paulista daquele ano. Galoppo rompeu ligamentos do joelho esquerdo.
Welington, por sua vez, sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo. O jogador ficou fora de combate por quatro meses, até retornar na goleada por 4 a 1 sobre o Santos, em julho do ano passado.
Ainda em 2023, Lucas Moura sentiu uma lesão muscular na goleada por 5 a 0 sofrida pelo Brasileirão.
A lesão de Ferreira foi a última, no ano passado, foi a última do São Paulo no Allianz Parque. Mas o clube viu outro jogador ser vítima de um problema sofrido em um gramado sintético já em 2025.
O volante Hugo, do time sub-20, sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito no gramado sintético o Pacaembu durante a final da Copinha.
> Os próximos jogos do São Paulo
- Palmeiras x São Paulo — Campeonato Paulista — domingo, 16 de fevereiro, às 18h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Ponte Preta — Campeonato Paulista — quarta-feira, 19 de fevereiro, às 21h35 (horário de Brasília);
- São Bernardo x São Paulo — Campeonato Paulista — domingo, 23 de fevereiro, às 18h30 (horário de Brasília).
Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui.