Título do São Paulo na Copinha mostra que trabalho em Cotia vai além de Ryan Francisco
Tricolor sai atrás, vê Corinthians abrir 2 a 0, mas vira para 3 a 2 e conquista o penta na Copa São Paulo

O São Paulo chegou à final da Copinha carregado pelos (muitos) gols de seu artilheiro Ryan Francisco.
O centroavante, de tão gelado e decisivo, fez dois gols de pênalti de cavadinha na virada por 2 a 1 sobre o Criciúma na semifinal.
Mas quis o destino que Ryan Francisco estivesse suspenso na grande final, contra o Corinthians. E mesmo assim, o São Paulo saiu campeão.
Neste sábado (25), o Tricolor saiu atrás no placar e viu o Timão abrir 2 a 0 em um Pacaembu repleto de são-paulinos na final da Copinha. Apenas para tornar o título são-paulino ainda mais emblemático.
São Paulo campeão da Copinha!
Pacaembu em festa pic.twitter.com/pu5MnRTd2Z
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) January 25, 2025
Pois o São Paulo virou o jogo, venceu o Corinthians por 3 a 2, conquistou o pentacampeonato da Copinha… E fez tudo isso sem o seu artilheiro.
O título da Copinha coroa uma campanha irretocável sob o comando do técnico Allan Barcellos. E é uma prova de que o trabalho em Cotia vai bem além daquele que é seu grande craque.
> A campanha do São Paulo na Copinha
- 9 jogos
- 8 vitórias
- 1 empate
- 24 gols feitos
- 5 gols sofridos
Além de Ryan: os destaques do título do São Paulo
Neste sábado, o Corinthians aproveitou duas falhas do zagueiro Loss para abrir o placar com o lateral Denner e ampliar a vantagem com o atacante Gui Negão.
O São Paulo era superior desde o início do jogo, com mais posse de bola e imposição para atacar o Corinthians. E não sentiu o baque dos gols sofridos.
Coube, aliás, a Paulinho, o substituto de Ryan Francisco, a missão de ser o herói da final. O atacante descontou ainda no primeiro tempo, após escanteio cobrado por Ferreira.
Depois, mostrou oportunismo para marcar o gol do título já no segundo tempo de partida. Andrade foi quem anotou o gol de empate, após cruzamento de Alves.
Ryan Francisco à parte, os destaques no título foram outros três jogadores.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Hugo
Substituído ainda no primeiro tempo devido a uma lesão, o volante é um xodó do técnico Luis Zubeldía.
Não à toa, Hugo foi titular no empate em 0 a 0 com o Botafogo-SP, pelo Paulistão. Ele deve ser integrado ao elenco principal ao término da Copinha.
Lucas Ferreira
O atacante é outro jogador que agrada — e muito — a comissão técnica de Luis Zubeldía e deve ganhar espaço no elenco principal no decorrer do ano.
Lucas Ferreira é um atacante de lado de campo, posição procurada pelo São Paulo. Conforme apurado pela Trivela, o jogador é considerado “pronto” para fazer a transição.
Na Copinha, ele marcou três gols e ainda deu duas assistências. Uma delas, na final. Ele já havia sido decisivo também no título da Copa do Brasil sub-20.

Matheus Alves
Camisa 10 do título, Alves é jogador de confiança do técnico Allan Barcellos. O meia está na mira do Atlético de Madrid e tem conversas em andamento para renovar seu contrato com o clube.
Ao longo da campanha, ele contribuiu com um gol e duas assistências.
Tensão com diretoria corintiana
O penta da Copinha também foi marcado por episódios de tensão com a diretoria do Corinthians — entre eles, o presidente Augusto Melo.
Os dirigentes do Timão ocuparam parte dos camarotes do Pacaembu atrás do setor das tribunas de imprensa e, claro, próximos aos torcedores do São Paulo, mandante da partida.
E esta proximidade gerou tensão entre os dirigentes e a torcida adversária.
Alguns torcedores do São Paulo próximos aos camarotes da diretoria do Corinthians xingaram muito os corintianos após o gol do São Paulo pic.twitter.com/MQBHxgh9DY
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) January 25, 2025
A diretoria corintiana, claro, comemorou os dois gols do clube — sem fazer provocações. Ouviram xingamentos dos são-paulinos como reação à festa.
Depois, os torcedores provocaram e proferiram xingamentos contra Augusto Melo e seus pares. O clima de tensão, porém, não escalou para agressões físicas.