Brasil

Título do São Paulo na Copa do Brasil sub-20 tem recado direto para Zubeldía

Técnico marca presença no MorumBIS para ver vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras

O São Paulo foi nada menos do que épico para se sagrar campeão da Copa do Brasil sub-20.

Sob forte chuva nesta segunda-feira (2), o Tricolor viu o Palmeiras abrir 2 a 0, mas buscou uma virada heroica por 3 a 2 para conquistar o título diante da torcida.

> Confira a entrevista exclusiva da Trivela com o técnico Allan Barcellos

Uma virada, aliás, que é alegoria perfeita para o que foi a temporada da principal categoria de Cotia.

Após um início de ano repleto de decepções, o São Paulo chancela a reconstrução que iniciou com a troca de comando e a chegada de Allan Barcellos.

O treinador transformou uma equipe que tinha apenas 4% de aproveitamento no Brasileirão em uma equipe campeã. A ponto de superar o clube que hoje tem a melhor categoria de base do Brasil na grande final.

Mas além do excelente trabalho de Alan Barcellos, o título da Copa do Brasil sub-20 é um recado direto para Luis Zubeldía, que inclusive estava nas arquibancadas do MorumBIS.

Título tem recado direto para Luis Zubeldía

O título da Copa do Brasil sub-20 é prova concreta de que há talento na equipe sub-20 para Zubeldía aproveitar no elenco principal.

E o timing da conquista não poderia ser mais emblemático.

Ela veio um dia após o treinador ignorar os garotos na escalação titular na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, mesmo com a equipe já garantida na fase de grupos da Libertadores de 2025 graças ao título continental do Botafogo

William Gomes e Patryck entraram apenas no segundo tempo. O atacante, aliás, foi usado na referência do ataque, posição que não é sua preferida.

Artilheiro mostra que está pronto para o time principal

O principal recado que Zubeldía leva da noite chuvosa desta segunda-feira no MorumBIS é que o centroavante que ele pediu à diretoria está em casa.

Artilheiro isolado do time sub-20 do São Paulo, Ryan Francisco comandou a reação rumo ao título com os dois primeiros gols da virada são-paulina.

Deu uma amostra concreta de que está pronto para ser integrado ao elenco profissional e servir de alternativa a Calleri e André Silva.

Ryan Francisco, atacante do sub-20 do São Paulo
Ryan Francisco, atacante do sub-20 do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol / São Paulo FC)

Em 2024, Ryan marcou incríveis 38 gols em 50 jogos — e são mais 11 assistências. Ele foi também o goleador da Copa do Brasil, com oito gols em sete partidas.

Não à toa, Ryan Francisco deve ser integrado ao elenco principal.

O planejamento inicial do São Paulo para a próxima temporada é que o camisa 9 dispute novamente a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Após a disputa da competição, Ryan deve começar a integrar treinos no CT da Barra Funda, com o elenco profissional.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo