Brasil

São Paulo salva ano em Cotia com vaga na final da Copa do Brasil sub-20; veja destaques

Após início de temporada turbulento, Tricolor enfrentará o Palmeiras na grande decisão

O São Paulo está na final da Copa do Brasil sub-20, e esta é a maior prova da reconstrução comandada pelo técnico Allan Barcellos na principal categoria da base do clube.

A classificação com boa dose de sofrimento no empate em 2 a 2 com o Bahia, na tarde da última quarta-feira (27).

O Tricolor chegou a estar perdendo por 2 a 0 — mesmo placar de sua vitória no jogo de ida — antes de buscar a reação na segunda etapa.

O adversário na decisão será o Palmeiras, atual campeão brasileiro da categoria. Mas a vaga na final já serve para salvar o que foi um ano turbulento em Cotia.

> Confira a entrevista exclusiva da Trivela com o técnico Allan Barcellos

São Paulo salva ano de decepções

Antes da chegada de Allan Barcellos, o São Paulo havia feito uma campanha decepcionante na Copa São Paulo de Futebol Júnior e somava apenas 4% de aproveitamento no Brasileirão sub-20 sob o comando de Menta.

A mudança na comissão técnica surtiu efeito tanto em termos técnicos quanto nos resultados.

— A gente conseguiu retomar um equilíbrio, a confiança dessa molecada que é talentosa e protagonista. Eles conseguiram dar uma resposta significativa ao longo da competição (Brasileirão) — explicou Barcellos, em entrevista recente à Trivela.

>Desempenho do sub-20 do São Paulo em 2025

  • Com Allan Barcellos: 39 jogos, 25 vitórias, 10 empates e 4 derrotas — 72,6% de aprov.
  • Com Menta: 21 jogos, 10 vitórias, 2 empates e 9 derrotas — 50,7% de aprov.

Destaques do time sub-20

Além da chegada do técnico Allan Barcellos, o time sub-20 construiu seu caminho até a final com alguns destaques que a Trivela conta abaixo.

Ryan Francisco — atacante

Ryan Francisco é hoje a grande promessa do CT de Cotia. O atacante de 18 anos é disparado o artilheiro do time sub-20 nesta temporada, com 36 gols marcados em 51 jogos.

Não é à toa que o centroavante deve ser integrado ao elenco de Luis Zubeldía em 2025 após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Matheus Alves — meia

Hoje, Matheus Alves veste a camisa 10 do sub-20 e distribui assistências — foram cinco ao longo da Copa do Brasil.

Mas engana-se quem pensa que ele é um meia “clássico”. Matheus é um “todo” campista, que também exerce as funções de primeiro e segundo volante, com boa capacidade de marcação. Não à toa, está na mira do Atlético de Madrid.

Igor Felisberto — lateral-direito

Aos 17 anos, Igor Felisberto é o caçula da equipe. O lateral-direito furou a fila em Cotia e é o único jogador nascido em 2017 a integrar o elenco sub-20.

Titular ao longo de boa parte do ano, o jovem também é um dos poucos atletas do clube a colecionar convocações para a seleção brasileira da categoria nesta temporada.

Quando será a final?

São Paulo e Palmeiras se enfrentam na grande final no dia 1º de dezembro. Por ter melhor campanha, o Tricolor será o mandante da decisão.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo