Quem é a joia do São Paulo que viralizou por dribles e é monitorado pelo Atlético de Madrid
Com contrato próximo do fim no Tricolor, o meia Matheus Alves desperta interesse de Atlético de Madrid e Sevilla, mas quer renovação, garante staff
As redes sociais de torcedores do São Paulo se agitaram no último final de semana. E não foi por algum lance de Lucas Moura ou Calleri no time principal, e sim do jovem meia Matheus Alves, de 19 anos, da equipe sub-20 do Tricolor.
Pela semifinal do Paulistão da categoria contra o RB Bragantino, a cria de Cotia fez uma jogada mágica na ponta direita. Com a bola no chão, o camisa 10 a levantou e aplicou um lindo chapéu no adversário, na sequência o driblando novamente com outro toque sensacional.
QUE CATEGORIA! ??
— Copinha (@Copinha) November 4, 2024
Pega só esse chapéu que o Matheus Alves, do São Paulo, aplicou pra cima do marcador do Red Bull Bragantino!#PaulistaSub20
?@tntsportsbr pic.twitter.com/hknfKGWpHe
Para conhecer o jovem, além da habilidade técnica, evidente no lance durante a classificação do São Paulo à decisão estadual, a Trivela buscou a história de Matheus Alves ouvindo familiares e o staff do jogador, que já é monitorado por gigantes da Europa.
Matheus Alves começou no futsal
Nascido em São Vicente, cidade na Baixada Santista, Matheus começou a trajetória no futsal de clubes da região. O jovem impressionava não apenas os pais, Adilson e Michele Alves, mas também os colegas que viam ele atuar nas quadras, um dos motivos para família acreditar que, realmente, o filho se tornaria jogador.
O brilho na baixada o levou ao tradicional Jabaquara e também ao gigante Santos, ainda no futsal, onde passou a chamar atenção.
— Desde os três aninhos, a gente já percebia que o Matheus já levava um jeitinho para o futebol. Ele e o irmão dele, o Murilo, ficavam praticamente o dia inteiro jogando bola dentro de casa. Eu coloquei ele numa escolinha de futsal no [Clube de Regatas] Tumiaru e depois ele foi passou pelo Premiere e o Portuários por se destacar em campeonatos de bairro. Depois foi chamado para jogar no Santos, onde alguns pais e técnicos sempre falaram para mim e para o meu esposo que o Matheus tinha um dom diferenciado — contou Michele à Trivela.
A transição das quadras para o campo aconteceu aos 10 anos, quando tentou, por duas temporadas seguidas, passar no teste para o futebol do Peixe, mas não conseguiu.
Matheus recebeu, então, a indicação do então técnico do sub-11, Fabrício Monte (hoje auxiliar do sub-20 do clube praiano), para fazer uma avaliação no São Paulo, passando e assinando pelo Tricolor aos 11 anos, em 2016.
No São Paulo, o jovem brilha pela polivalência e gols (no plural)
Ao ver o atleta com a camisa 10 no sub-20 se deduz que ele é um meia ofensivo, trazendo a herança do drible curto do futsal ao campo. No entanto, ao assistir vídeos das categorias anteriores no clube do Morumbi, Matheus Alves vestiu as camisas 5 e 8, exercendo funções de primeiro e segundo volante, longe do gol e se destacando pelos desarmes.
Mas essa distância da meta adversária não pareceu um problema ao “todo” campista e a sequência de dribles do último domingo não foi a primeira vez que viralizou nas redes de são-paulinos.
Em agosto de 2021, Alves marcou um golaço do meio-campo pela Copa do Brasil sub-17 e ganhou elogios dos fãs. No ano passado, já pelo sub-20, ele conseguiu repetir a dose com outra batida próxima do grande círculo, dessa vez contra o Grêmio Osasco.
Ver essa foto no Instagram
Atuando por duas temporadas na última categoria antes do profissional, Matheus e seu staff esperam que ele dê o passo para o time principal já na próxima temporada logo após a disputa da tradicional Copa São Paulo de Juniors, a Copinha.
— A qualidade técnica e o improviso são os diferenciais dele. O lance contra o Bragantino é uma coisa dele, não vê isso toda hora e ele consegue fazer isso. Eu acho que deve faltar alguma coisa para não estar no profissional ainda. Então nós vamos aprender o que falta para ele, para poder ajudar ele a melhorar. — detalhou o empresário do meia, Lecca de Camargo, à reportagem.
Matheus Alves pelo sub-20 do São Paulo:
- 2024: 36 jogos, 8 gols e 12 assistências
- 2023: 7 jogos e 2 gols
Fonte: ogol
São Paulo busca renovação com Matheus Alves, consultado por dois times espanhóis
O jovem tem contrato com o São Paulo apenas até janeiro de 2026. Ou seja, já a partir do meio do ano que vem ele poderia assinar um pré-contrato com outra equipe e deixar o clube paulista de graça.
No entanto, a ideia do time e jogador é renovar, como publicou o Uol na última semana e a Trivela confirmou.
Nas últimas semanas, Marcos Biasotto, diretor-executivo da base são-paulina, procurou saber quem eram os agentes do jovem, que passou por uma mudança na gestão da carreira e agora é guiado pela Bertolucci Sports junto do empresário Lecca de Camargo e da FD Sports.
A expectativa é que nas próximas semanas, após a decisão do Paulista contra o Novorizontino e as partidas da Copa do Brasil sub-20, o staff seja procurado pela gestão do Tricolor.
Enquanto isso, Matheus Alves vê os primeiros interessados europeus surgirem. Os espanhóis Atlético de Madrid e Sevilla consultaram a situação do jogador para entender o valor da transferência e o cenário atual.
— Nós sempre tivemos esse sonho. A sondagem de clubes europeus não gera grandes surpresas, né? Mas o nosso foco mesmo é manter o Mateus com o pé no chão e focado somente dentro do campo. Enquanto nós, pais, damos o suporte para que ele mantenha a cabeça no lugar e no que ele está vivendo hoje — finalizou a mãe Michele Alves.
O São Paulo sub-20 e seu camisa 10 voltam a campo nesta quinta (7), quando recebem em Cotia o Tuna Luso pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Já as duas partidas pela decisão do Paulistão da categoria, contra o Novorizontino, devem acontecer em 9 e 15 deste mês, com a volta sendo decidida na casa são-paulina.