Técnico do sub-20 explica plano do São Paulo para retomar protagonismo na Copa do Brasil
Em entrevista exclusiva à Trivela, Allan Barcellos projeta estreia na competição contra o Londrina
O São Paulo fazia uma campanha digna de causar constrangimento no Campeonato Brasileiro sub-20 até passar por uma troca de comando.
Allan Barcellos subiu do sub-17 para assumir a principal categoria de Cotia, e Menta fez o caminho inverso.
A equipe saltou de 4% de aproveitamento nos oito primeiros jogos na competição para 57% nas 11 partidas restantes.
Suficiente para encerrar a competição com dignidade e para dar esperanças ao Tricolor no segundo semestre.
Nesta quarta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), o São Paulo faz sua estreia na Copa do Brasil da categoria em duelo de jogo único com o Londrina em Cotia.
Em entrevista exclusiva à Trivela, o técnico Allan Barcellos explica em detalhes as mudanças que implementou no time sub-20 para tentar retomar o protagonismo na categoria.
Publicado por @saopaulofcVer no Threads
São Paulo quer ser protagonista na Copa do Brasil
O desempenho na reta final do Brasileirão e no início da disputa do Paulistão na categoria ajudou o São Paulo a recuperar sua confiança para a Copa do Brasil.
As mudanças implementadas por Allan Barcellos pouco tiveram a ver com novas peças no elenco sub-20. O treinador tratou de dar equilíbrio coletivo à equipe para os talentos sobressaírem em campo.
— Com esses meninos, a gente pode almejar coisas significativas nessa competição.
— Nesse primeiro jogo, temos que estar bem concentrados, extremamente equilibrados, mas obviamente sem fugir dos comportamentos e do protagonismo que o São Paulo espera de todos nós para a gente se aproximar da classificação. — Allan Barcellos.
Como o sub-20 do São Paulo recuperou sua confiança
Barcellos assumiu a equipe sub-20 em maio deste ano justamente com a missão de retomar a confiança e o equilíbrio da equipe.
— A gente conseguiu retomar um equilíbrio, a confiança dessa molecada que é talentosa e protagonista. Eles conseguiram dar uma resposta significativa ao longo da competição (Brasileirão). Serviu de preparação para a gente ao longo do segundo semestre. É uma competição que altera a maneira, por ser mata-mata — explica Barcellos.
Para isso, o treinador tratou de elevar o nível de competitividade no dia a dia de treinamentos.
Mas o primeiro passo foi identificar as características de cada jogador e como aproveitá-los da melhor forma.
O modelo de jogo adotado pelo comandante se baseia no equilíbrio nas fases ofensiva e defensiva e na agressividade da equipe nas transições em campo.
— A gente primeiro procura entender as características que os atletas apresentam para que a gente possa oportunizar o melhor espaço, potencializando as suas melhores características, e por consequência uma performance melhor. Depois buscar algumas interações significativas para equilibrar os setores e as fases do jogo — Allan Barcellos.
A melhora da categoria sub-20 fica evidente nos números não apenas do Brasileirão, mas de toda a temporada.
>Desempenho do sub-20 do São Paulo em 2025
- Com Allan Barcellos: 26 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 3 derrotas — 74,6% de aprov.
- Com Menta: 21 jogos, 10 vitórias, 2 empates e 9 derrotas — 50,7% de aprov.
Conheça Allan Barcellos
A promoção de Allan Barcellos também serve para valorizar um treinador que é considerado promissor para o futuro do clube. Nos bastidores do São Paulo, há até quem o chame de “novo Muricy Ramalho”.
Após assumir a categoria sub-13 em 2022, o técnico não parou de subir de patamar desde então até assumir o time sub-17. Tanto que ele atingiu recentemente a marca de 100 jogos pelo São Paulo.
No sub-17, ele foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.
O profissional é gaúcho e trabalhou por quase uma década no Grêmio. Pelo Tricolor gaúcho, ele foi supervisor da área de iniciação e depois treinador das categorias sub-9 a sub-13.
O treinador é formado em Educação Física e tirou a Licença Pro na CBF Academy, além de ter feito cursos de gestão e coordenação metodológica.