Ryan Francisco, Rodriguinho, William… Como foram os garotos do São Paulo em estreia do Paulistão
Com muitos jovens na equipe, Tricolor estreia no paulistão com empate em 0 a 0 diante do Botafogo-SP

O São Paulo estreou no Campeonato Paulista 2025 com empate em 0 a 0 fora de casa com o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, nesta segunda-feira (20).
O resultado, em si, ficou quase em segundo plano diante do que a partida significou para um batalhão de garotos que receberam oportunidades sob os olhares do auxiliar Maxi Cuberas.
A equipe mista do São Paulo teve nove atletas que voltaram mais cedo dos Estados Unidos ainda em meio à pré-temporada.
O técnico Luis Zubeldía e a maior parte do elenco estavam na Flórida até esta segunda-feira, quando iniciaram viagem de retorno ao Brasil após os dois amistosos de pré-temporada.
Escalação do São Paulo contra o Botafogo: Rafael, Ferraresi, Arboleda, Sabino e Moreira; Santi Longo e Hugo (Negrucci); Henrique Carmo (Lucas Ferreira), Rodriguinho e William Gomes; Ryan Francisco (Matheus Alves). Técnico: Luis Zubeldía.
Em uma atuação muito pobre, o São Paulo escapou de perder. Viu Sabino salvar uma bola em cima da linha, e Jonathan Cafu perder um gol “feito” já nos acréscimos.
Mesmo assim, houve espaço para alguns raros destaques. A Trivela conta abaixo como foram os jogadores que ganharam chances diante do Botafogo-SP.
Os #MadeInCotia estreando como titulares!#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/BYeKsc5vvE
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 20, 2025
Quem aprovou
Ryan Francisco
Principal promessa das categorias de base e artilheiro da Copinha, Ryan Francisco foi refém do desentrosamento e da má atuação coletiva da equipe.
Pouquíssimo municiado, o atacante ao menos conseguiu mostrar (de novo) que pode ser opção à dupla Calleri e André Silva. Dessa vez, em um jogo do profissional.
Logo no início do jogo, Ryan mostrou oportunismo para mandar uma bola no travessão, naquela que foi a melhor chance do São Paulo. De resto, ele se limitou a brigar com os zagueiros. E os incomodou.
Moreira
Deslocado à lateral esquerda, o garoto mostrou que está na briga com Enzo Díaz pela titularidade da posição enquanto Wendell não chega.
O lateral foi bastante seguro no sistema defensivo e apareceu com frequência como opção no ataque.

Santiago Longo
Longe de ser um garoto, o volante entra na lista de destaques porque enfim conseguiu mostrar um pouco de seu potencial.
Ao lado de Hugo na dupla no meio-campo, o argentino foi bem na proteção à defesa e teve boa participação na construção das jogadas.
Não é o suficiente para convencer o São Paulo a fazer um esforço por sua permanência após o empréstimo. Mas já é um começo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quem foi mal
Rodriguinho
Após atuar em apenas sete jogos no ano passado, o meia teve “a” chance de mostrar que merece somar mais minutos.
Só o que fez foi mostrar que deve, de fato, ser emprestado para ganhar rodagem antes de ser opção mais recorrente no Tricolor.
Meia de criação, Rodriguinho não conseguiu fazer a equipe jogar. Se Ryan Francisco pouco foi municiado, muito passa pela atuação discreta do meio-campista.

William Gomes
Dos garotos, era de William Gomes que se esperava mais. Não à toa. O garoto foi titular em decisões da Libertadores e já tem gols — no plural — como profissional.
E o atacante pareceu sentir este peso. William aparentou estar afobado e foi individualista ao definir suas jogadas. Os erros nas tomadas de decisão custaram caro.
Precisam mostrar mais
Outros jogadores receberam oportunidades e tiveram atuações discretas. São os casos do volante Hugo e do atacante Henrique Carmo.
Os garotos Lucas Ferreira, Matheus Alves e Negrucci entraram no segundo tempo e pouco fizeram.
Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
Após o duelo diante do Botafogo-SP, o São Paulo enfrentará o Guarani, na sua estreia em casa pelo Campeonato Paulista.
- São Paulo x Guarani — Campeonato Paulista — quinta-feira, 23 de janeiro, às 19h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Corinthians — Campeonato Paulista — domingo, 26 de janeiro, às 18h30 (horário de Brasília);