Gramado sintético e data: semifinal entre Palmeiras e São Paulo começa antes da bola rolar
Por show no Allianz Parque, Verdão quer partida na segunda-feira (10), enquanto o Tricolor pedirá jogo no sábado (8), mas sem bater o pé

Palmeiras e São Paulo farão uma das semifinais do Campeonato Paulista.
A data e o horário do confronto único serão definidos em conselho técnico que será realizado de maneira virtual nesta terça-feira (4), às 11h.
De acordo com apuração da Trivela, representantes palmeirenses entraram em contato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) logo após a vitória sobre o São Bernardo, no último sábado (1°), e solicitaram a realização da semifinal na segunda-feira (10).
No sábado (8), o Allianz Parque receberá o show da banda americana de punk rock “The Offspring”, o que impossibilitaria a realização da partida no local.
A reportagem também apurou que, sabendo disso, o São Paulo solicitará que o Choque-Rei aconteça no dia agendado para a apresentação musical no estádio palmeirense, o que obrigaria o Verdão mandar o jogo em outro lugar.
Dificilmente o clássico ocorrerá no domingo (9), já que a tendência é que a outra semifinal, envolvendo Corinthians e Santos, seja o confronto escolhido pela detentora de transmissão em TV aberta.
Como as duas partidas ocorrem na cidade de São Paulo e envolvem quatro torcidas rivais, elas precisarão acontecer em datas diferentes.
São Paulo não deve bater o pé por jogo no sábado
Ainda que o Tricolor deva realizar o pedido para jogar no sábado (8), o clube do MorumBis não deve fazer grandes esforços para isso.
Internamente, o entendimento é que a FPF não deve “comprar briga” e que os argumentos do São Paulo são escassos.
Com a semana livre, o São Paulo não seria prejudicado caso a semifinal do Paulistão em que está envolvido seja marcada para segunda-feira (10).
Inclusive, esse é o principal argumento em que o Palmeiras se escora.
Além disso, o Tricolor jogou as quartas de final em uma segunda-feira tendo o restante da semana sem compromissos. Desta forma, a situação para a semifinal seria a mesma.
A Trivela apurou que o Verdão está confiante em conseguir levar o Choque-Rei para segunda-feira (10), enquanto os são-paulinos não possuem a mesma firmeza.
Clássico na semifinal também escreve mais um capítulo sobre gramado sintético
Com a melhor campanha no Campeonato Paulista em relação ao São Paulo, o Palmeiras tem a vantagem de jogar a semifinal da competição em casa.
Desta forma, se confirmada a marcação da partida para segunda-feira (10), o Tricolor terá que atuar novamente no gramado sintético do Allianz Parque.
Através de Lucas Moura, o São Paulo é um dos porta-vozes na campanha contra os campos de grama artificial.
Inclusive o meia-atacante são-paulino foi preservado do confronto diante do rival alviverde pela primeira fase do Paulistão, que aconteceu no dia 16 de fevereiro.
No entanto, o Tricolor nos bastidores garante que a escolha do técnico Luis Zubeldía foi para evitar o desgaste físico não só de Lucas, mas também de outros jogadores, por conta da sequência de jogos disputados no início da temporada.

De toda forma, Lucas garantiu que está pronto para jogar a semifinal, mesmo sendo no gramado sintético do Allianz Parque.
– Sobre o gramado eu já falei tudo que tinha para falar. Falei o que eu acho, a gente já fez esse movimento e esperamos que um dia venha o resultado. A realidade é que o gramado sintético ainda tá aí, não tem como fugir disso. É um jogo decisivo, uma semifinal, não tem como ficar de fora. Vamos nos preparar bem. Foco é pensar no Palmeiras, montar uma estratégia para parar os atacantes deles e achar uma brecha na zaga para fazer o gol. Gramado não é a nossa preocupação – disse o camisa 7 do São Paulo na zona mista após a classificação à semifinal.
Lucas, inclusive, afirmou que o Palmeiras possui vantagem por atuar no gramado artificial e apontou o que o Tricolor precisa fazer para vencer essa questão.
– Eu não tinha falado em vantagem de quem joga no gramado sintético, mas acredito que tem. Estudar a equipe deles, montar uma estratégia boa para neutralizar o ataque deles, que tem grandes jogadores… Estêvão está numa fase incrível, moleque leve, habilidoso, finaliza muito bem, montar uma boa estratégia para isso e para furar a zaga deles. Acho que a gente tem jogadores de qualidade para isso, elenco qualificado. Duelo interessante. Clássico é definido em detalhes. É se preparar bem para sair vitorioso.
Nos últimos anos, Palmeiras e São Paulo decidiram o Paulistão em duas oportunidades: 2021 e 2022.
Cada time venceu um desses campeonatos: o Tricolor em 2021 e Verdão em 2022.