Brasil

Palmeiras antecipou pedido por data em semifinal e São Paulo já sabia nos bastidores

Tricolor não mandou representantes em conselho técnico, enquanto vice do Verdão relembrou episódio de 2022 e apontou contradição são-paulina

O agendamento da semifinal do Campeonato Paulista entre Palmeiras e São Paulo para segunda-feira (10) foi uma vitória palmeirense nos bastidores. 

Segundo apuração da Trivela, o Verdão fez o pedido à Federação Paulista de Futebol logo após vencer o São Bernardo, no último sábado (1°), e confirmar a classificação

A reportagem também apurou que a diretoria são-paulina soube com antecedência sobre a inclinação da FPF em aceitar o pedido do Palmeiras. 

Houve um contato prévio feito por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da entidade máxima do futebol paulista, com representantes do São Paulo. 

Nessa conversa, o Tricolor solicitou a realização da semifinal contra o Palmeiras no sábado (8), dia em que o Allianz Parque não poderá ser utilizado, pois receberá o show da banda americana de punk rock “The Offspring”. 

De acordo com informações obtidas pela Trivela, o argumento inicial do São Paulo para que a partida não acontecesse na segunda-feira (10) foi a ausência de transmissão em TV aberta, o que foi contrariado por Reinaldo Carneiro Bastos. 

As duas semifinais do Paulistão serão exibidas por todas as detentoras dos direitos de transmissão, incluindo a Record, em TV aberta. 

Então, os dirigentes são-paulinos passaram a assumir a mesma narrativa da nota publicada pelo clube nesta terça-feira (4), defendendo a realização da classe naqueles que são considerados os “dias nobres” do futebol, que são sábado e domingo. 

Percebendo que o jogo aconteceria mesmo na deta solicitada pelo Palmeiras, o São Paulo decidiu não comparecer ao conselho técnico que foi realizado nesta manhã de forma virtual com membros da FPF e representantes dos clubes envolvidos na semifinal do Paulistão. 

A Federação foi comunicada com antecedência sobre a ausência do Tricolor na reunião online.

A postura explica a ausência de “agressividade” do São Paulo na defesa pela marcação do jogo no sábado (8), o que foi antecipado pela Trivela após a classificação da equipe do Morumbis sobre o Novorizontino.

Como soube a reportagem, até mesmo os representantes são-paulinos entendiam que era “jogo perdido” nos bastidores e até mesmo que os argumentos do clube eram frágeis.

Palmeiras aponta contradição em discurso do São Paulo sobre “dias nobres”

Vice-presidente do Palmeiras, Paulo Buosi representou o clube alviverde no conselho técnico organizado pela Federação Paulista de Futebol e relembrou um impasse com o São Paulo durante a organização da final do Campeonato Paulista em 2022. 

Na ocasião, o Verdão tentou que o confronto de volta da decisão acontecesse em um sábado, pois no domingo o Allianz Parque estaria em preparação para receber o show da banda americana “Maroon 5” dois dias depois. 

O São Paulo, então, bateu o pé para que a partida acontecesse em um domingo, pois esse seria o dia nobre do futebol. 

Por fim, a FPF não aceitou a solicitação palmeirense, obrigando o clube alviverde a realizar uma “força-tarefa” para receber o confronto decisivo sem afetar a programação de montagem do show. 

Em campo, o Verdão goleou o Tricolor por 4 a 0 e conquistou o primeiro título do tricampeonato consecutivo que defende atualmente. 

Palmeiras São Paulo
Além de divergência por data da semifinal, Palmeiras e São Paulo também entraram em conflito recente sobre gramado sintético (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Para Verdão, São Paulo tentou se beneficiar tirando o adversário de casa

Internamente, o Palmeiras trata como clara a tentativa do São Paulo em se beneficiar na semifinal do Paulistão. 

Com campanha superior ao rival, o Verdão possui o mando de campo como única vantagem no confronto e classifica o movimento são-paulino como movimento para retirar esse benefício palmeirense. 

Libertadores “forçou” outra semifinal no domingo

Do outro lado da semifinal, Corinthians e Santos jogarão no domingo (9), às 18h30, na Neo Química Arena. 

A data foi a única possível para que o duelo acontecesse, pois o Timão está envolvido na terceira fase preliminar da Libertadores

O Corinthians está em Guayaquil, no Equador, onde nesta quarta-feira (5), enfrenta o Barcelona. Já na semana que vem, a equipe alvinegra enfrenta novamente o clube equatoriano, dessa vez em São Paulo, para definir a classificação à fase de grupos do torneio continental.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo