Brasileirão Série A

Bem nas copas, Fluminense vira chave e pega Juventude para sair do Z4 no Brasileirão

Tricolor volta a jogar em casa pelo Campeonato Brasileiro e precisa vencer para deixar zona do rebaixamento

Invicto e classificado às oitavas-de-final da Libertadores e da Copa do Brasil, o Fluminense volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro neste sábado (1º). Às 18h30 (de Brasília), o time comandado por Fernando Diniz enfrenta o Juventude no Maracanã e precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento da competição.

Fluminense
01/06/24 - 18:30

Finalizado

1

-

1

EC Juventude

Fluminense - EC Juventude

Brazil Serie A - Maracana

7° Turno

O adiamento de rodadas do Brasileirão foi produtivo para o Flu. A equipe melhorou seus resultados, recuperou seus jogadores e teve tempo de descanso entre as classificações nos mata-matas. Na Copa do Brasil, o Tricolor despachou o Sampaio Corrêa com goleada no placar agregado. Invicto na Libertadores há um ano, o Fluminense se classificou às oitavas-de-final com a quarta melhor campanha geral.

Dessa maneira, o Flu pode se focar inteiramente no Campeonato Brasileiro. O Tricolor ocupa o 17º lugar e, por isso, precisa de uma vitória em casa sobre o Juventude, hoje um adversário na parte de baixo da tabela. O confronto direto no Maracanã é importante para trazer mais alívio e confirmar o bom momento do time de Diniz, ao menos, em termos de resultados.

— O que ajuda é ganhar jogo. Vamos nos preparar ao máximo. Sábado temos uma final e toda final se vence. Vamos nos preparar ao máximo porque temos de nos recuperar no Brasileiro — afirmou Felipe Melo.

Diniz promove mudanças no time titular do Fluminense

O Fluminense entrará em campo com mudanças para enfrentar o Juventude. O técnico Fernando Diniz promoverá o retorno de Marquinhos ao time titular como lateral-direito, e por conta de uma alteração na zaga, Martinelli volta à sua função original de volante.

Manoel não está 100% fisicamente, e, por isso, seu aproveitamento ainda é incerto no jogo deste sábado. O zagueiro de 36 anos foi poupado contra o Alianza Lima por estar pendurado na Libertadores, mas teve poucas sessões de treino desde que se recuperou de lesão no tornozelo esquerdo. A zaga, assim, deve ser formada por Marlon, que retornou de artroscopia na vitória na Libertadores, e Felipe Melo, substituído no intervalo da partida.

O jogo pode marcar a despedida de Jhon Arias. O atacante faz o último jogo pelo Flu antes de se apresentar à seleção da Colômbia para a disputa da Copa América. Desse jeito, se for negociado na janela de transferências, o xodó da torcida pode não atuar mais pelo Tricolor.

O Fluminense, então, deve ir a campo com Fábio, Marquinhos, Marlon (Manoel), Felipe Melo e Marcelo; Alexsander, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano.

Fluminense nunca perdeu para o Juventude no Maracanã

O ano de 2023 foi o melhor da história do Fluminense no Maracanã. A invencibilidade só não segue no estádio, no Campeonato Brasileiro, porque o Tricolor foi derrotado no seu último compromisso como mandante, contra o Grêmio. Ainda assim, de lá para cá, o Flu só perdeu clássicos.

Desde que voltou ao Tricolor em 2022, o técnico Fernando Diniz só foi derrotado três vezes no estádio para times de fora do Rio de Janeiro. Além dos clássicos contra Flamengo e Botafogo (8 derrotas nos últimos três anos), apenas Atlético-GO (2022), América-MG (2022) e Grêmio (2023) venceram o Fluminense em sua casa.

Ao todo, foram 47 vitórias, 15 empates e apenas oito derrotas no estádio como mandante desde que Fernando Diniz voltou ao Fluminense, em 2022. O aproveitamento é de 74,3%.

Fluminense tem ótimo aproveitamento no Maracanã sob o comando de Fernando Diniz - Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC
Fluminense tem ótimo aproveitamento no Maracanã sob o comando de Fernando Diniz – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC

Outro número é ainda melhor para o Tricolor. O Flu enfrentou o Juventude oito vezes no Maracanã e nunca perdeu. Foram sete vitórias e apenas um empate. Ao todo, foram 10 jogos como mandante, e a única derrota para o time de Caxias do Sul foi em São Januário, em 2005.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Fluminense x Juventude — Campeonato Brasileiro — sábado, 1 de junho — 18h30 (de Brasília);
  • Botafogo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — terça-feira, 11 de junho — 20h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo