Brasileirão Série A

CBF atende pedido de clubes e suspende as próximas duas rodadas do Brasileirão

CBF comunicou a decisão na noite desta quarta-feira (15); rodadas 7 e 8 do Brasileirão estão adiadas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite desta quarta-feira (15) o adiamento das rodadas 7 e 8 da Série A do Campeonato Brasileiro atendendo ao pedido de 15 clubes participantes da competição devido aos danos causados pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

A decisão da CBF atende o pedido inicial da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e dos clubes gaúchos da Série A — Grêmio, Internacional e Juventude — para que duas rodadas do campeonato fossem suspensas. O comunicado confirma que as opiniões de outras 12 equipes (listadas no comunicado da CBF no fim da matéria) foram essenciais para o resultado. Apenas Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não se manifestaram a favor.

A CBF também manteve a reunião marcada para o dia 27 de maio, que discutirá a continuação do torneio. Segundo a entidade, os clubes também vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições, bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, além de questões de direitos de transmissão e patrocínios.

Jogos adiados do Brasileirão

Sétima rodada

  • Vitória x Atlético-GO
  • Fortaleza x Athletico-PR
  • Vasco x Flamengo
  • Criciúma x Palmeiras
  • Corinthians x Botafogo
  • Fluminense x Juventude
  • Atlético-MG x Bahia
  • Grêmio x RB Bragantino
  • Cuiabá x Internacional
  • São Paulo x Cruzeiro

Oitava rodada

  • Flamengo x Grêmio
  • Botafogo x Fluminense
  • Atlético-GO x Corinthians
  • RB Bragantino x Atlético-MG
  • Internacional x São Paulo
  • Bahia x Fortaleza
  • Juventude x Vitória
  • Palmeiras x Vasco
  • Athletico-PR x Criciúma
  • Cruzeiro x Cuiabá

Bragantino questiona CBF

Após a publicação do comunicado da CBF, o Red Bull Bragantino informou à imprensa que foi “pego de surpresa” com a decisão da entidade de não incluir o clube entre os que se manifestaram a favor da paralisação do campeonato. Para comprovar o desejo, a assessoria do clube mostrou o ofício que enviou ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, nesta quarta-feira (15).

— Boa noite a todos. Nos pega com surpresa o comunicado da CBF, não nos colocando entre os times a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro. Desde o começo das conversas, o Red Bull Bragantino acreditava que a competição deveria parar por duas rodadas e manifestou essa desejo por ofício, como pedido pela entidade — afirma o comunicado da equipe paulista. 

Copa do Brasil continua

Apesar da CBF paralisar o Brasileirão, a Copa do Brasil continuará sendo disputada normalmente, com as partidas de volta da terceira fase da competição acontecendo nos dias 21, 22 e 23 de maio. Apenas os jogos das equipes gaúchas serão adiados.

Jogos adiados na Copa do Brasil

  • Internacional x Juventude — jogo de ida da terceira fase
  • Grêmio x Operário-PR — jogo de volta da terceira fase
  • Athletico-PR x Ypiranga-RS — jogo de volta da terceira fase
  • Juventude x Internacional — jogo de volta da terceira fase

Tragédia climática no Rio Grande do Sul já deixou quase 150 mortos

Os temporais que iniciaram no dia 29 de abril no Rio Grande do Sul deixaram 149 mortos e 109 desaparecidos, conforme o último levantamento da Defesa Civil gaúcha, divulgado na noite desta quarta-feira (15). Há 614 mil pessoas fora de casa. Desse total, são mais de 76 mil em abrigos e 538.126 desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). Estima-se que 2,1 milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pelas enchentes. 452 dos 497 municípios do estado registram algum tipo de transtorno.

Confira a nota completa da CBF

Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.

Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.

Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.

Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame.

Os clubes que pediram a suspensão da competição são:
(1) Atlético Clube Goianiense;
(2) Atlético Mineiro SAF;
(3) Club Athletico Paranaense;
(4)Criciúma Esporte Clube;
(5) Cruzeiro Esporte Clube SAF;
(6) Cuiabá Esporte Clube SAF;
(7) Esporte Clube Bahia SAF;
(8) Esporte Clube Juventude;
(9) Esporte Clube Vitória;
(10) Fluminense Football Club;
(11) Fortaleza Esporte Clube;
(12) Grêmio Football Porto Alegrense;
(13) SAF Botafogo;
(14) Sport Club Internacional;
(15) Vasco da Gama SAF.

Tal decisão foi baseada também no pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.

A CBF informa também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.

Os presidentes das 10 federações com clubes envolvidos na competição também estão convidados a participar.

As demais competições seguem sem alteração na programação, exceto os jogos dos clubes gaúchos que estão suspensos até o dia 27 de maio.

Foto de Matheus Rocha

Matheus Rocha

Matheus Rocha é natural de Uberlândia (MG), onde se formou em Jornalismo no Centro Universitário do Triângulo (Unitri) em 2014. Começou a carreira no jornalismo escrevendo colunas na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo