Brasil

Muito além de Thiago Silva: saiba os planos do Fluminense para o mercado da bola

Com retorno de ídolo acertado, Tricolor mira reforços pontuais e sabe que precisa vender jogadores na janela de transferências

O Fluminense promete ser um clube ativo no próximo mercado da bola. Já com tudo acertado para o retorno de Thiago Silva, que será apresentado no dia 7 de junho, o Tricolor tem outros planos de chegadas e partidas para a janela de transferências.

A Trivela apurou que, internamente, a avaliação do elenco é boa para a comissão técnica chefiada por Fernando Diniz e a cúpula de futebol. Ainda assim, os diretores Fred e Paulo Angioni estão de olho em oportunidades de mercado e reposições às vendas que devem ser feitas.

O presidente Mário Bittencourt já adiantou na coletiva de anúncio da renovação de Fernando Diniz que o Flu precisará negociar jogadores. A bola da vez é o volante André, que aceitou ficar no clube em 2023 em busca da sonhada Libertadores. Após a conquista, o caminho natural é uma negociação.

— A princípio, nesse momento, com a chegada do Thiago Silva, se o grupo se mantiver do jeito que está, a gente está muito satisfeito com o que tem. A gente não faria nenhuma contratação extra, a não ser por uma grande oportunidade. A gente aqui olha o todo, como grupo. Às vezes tem jogadores que podem não aparecer, e não é uma crítica, pois vocês não estão no dia a dia conosco. Mas às vezes tem jogadores que não estão performando no externo, mas internamente estão indo bem nos treinos — afirmou.

Fluminense tem a expectativa de negociar André na janela de transferências - Foto: Icon sport
Fluminense tem a expectativa de negociar André na janela de transferências – Foto: Icon sport

Reforços pontuais não estão descartados no Fluminense

Embora o discurso seja de avaliar oportunidades de mercado, reforços pontuais não estão descartados no clube. A zaga pode receber mais jogadores, já que a situação de Marlon segue indefinida. Caso o Flu negocie mais algum jogador de meio-campo além de André, o setor pode receber reforços para encorpar o elenco.

O Fluminense, por enquanto, não fez qualquer contato por jogadores especulados nos últimos dias como o colombiano Jader Quiñones ou o uruguaio Facundo Bernal. Muitos atletas são oferecidos ao clube diariamente, e outros, procurados pelo departamento de scouting do Tricolor, mas não há proposta na mesa por qualquer jogador nesse momento.

Fluminense pode perder mais peças no mercado da bola

O Fluminense sabe que será difícil segurar André em mais uma janela. O jogador não pressiona o clube por uma saída, mas se o assédio europeu persistir e uma proposta nos mesmos moldes dos últimos meses chegar, o camisa 7 trocará o Brasil pelo Velho Continente. Mas o Tricolor pode perder mais peças.

Fluminense não quer negociar Jhon Arias, mas colombiano atrai interesse do mercado da bola - Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Fluminense não quer negociar Jhon Arias, mas colombiano atrai interesse do mercado da bola – Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Visto como um substituto natural de André no clube, Alexsander atrai a atenção de clubes italianos e franceses. O jovem de 20 anos está mais valorizado no mercado que o titular Martinelli, mas mesmo que não seja absoluto no onze inicial de Fernando Diniz, seria uma baixa sentida ao time.

No CT Carlos Castilho, o Flu trabalha para evitar que outros titulares deixem o clube. O caso mais difícil é do colombiano Jhon Arias. O camisa 21 não esconde de ninguém sua vontade de jogar na Europa, mas só deixará o Fluminense para um grande centro do futebol. Ele já recusou propostas de Rússia e Turquia e sondagens de Portugal e do Oriente Médio nas últimas janelas.

John Kennedy atrai atenção do mercado da bola

Alguns clubes também procuraram o Fluminense para saber a situação de John Kennedy. Mesmo durante seu afastamento por indisciplina, equipes de fora do Brasil demonstraram interesse no jogador por meio de sondagens.

Ídolo do Fluminense, John Kennedy segue valorizado no mercado - Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC
Ídolo do Fluminense, John Kennedy segue valorizado no mercado – Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC

Por todo o contexto que envolve o atleta, o Flu não descarta uma negociação. Esta, entretanto, não é a vontade do atacante de 22 anos neste momento. O jovem, a princípio, quer ficar no clube em que é ídolo.

Até aqui, o Fluminense não recebeu propostas oficiais por nenhum de seus jogadores.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Fluminense x Alianza Lima — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio — 21h30 (de Brasília);
  • Fluminense x Juventude — Campeonato Brasileiro — sábado, 1 de junho — 18h30 (de Brasília);
  • Botafogo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — quarta, 12 de junho — 17h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo