Muito além de Thiago Silva: saiba os planos do Fluminense para o mercado da bola
Com retorno de ídolo acertado, Tricolor mira reforços pontuais e sabe que precisa vender jogadores na janela de transferências

O Fluminense promete ser um clube ativo no próximo mercado da bola. Já com tudo acertado para o retorno de Thiago Silva, que será apresentado no dia 7 de junho, o Tricolor tem outros planos de chegadas e partidas para a janela de transferências.
A Trivela apurou que, internamente, a avaliação do elenco é boa para a comissão técnica chefiada por Fernando Diniz e a cúpula de futebol. Ainda assim, os diretores Fred e Paulo Angioni estão de olho em oportunidades de mercado e reposições às vendas que devem ser feitas.
O MONSTRO VOLTOU E QUER VOCÊ NO MARACA! Na próxima sexta-feira, o reencontro da Torcida Tricolor com o ÍDOLO @tsilva3 tem show do @sorrisomaroto! Vamos lotar a NOSSA CASA! ❤️???
Ingressos em https://t.co/1evH5IuIhW! #OMonstroVoltou #TheMonsterIsBack pic.twitter.com/bRFtDFxM5W
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) May 27, 2024
O presidente Mário Bittencourt já adiantou na coletiva de anúncio da renovação de Fernando Diniz que o Flu precisará negociar jogadores. A bola da vez é o volante André, que aceitou ficar no clube em 2023 em busca da sonhada Libertadores. Após a conquista, o caminho natural é uma negociação.
— A princípio, nesse momento, com a chegada do Thiago Silva, se o grupo se mantiver do jeito que está, a gente está muito satisfeito com o que tem. A gente não faria nenhuma contratação extra, a não ser por uma grande oportunidade. A gente aqui olha o todo, como grupo. Às vezes tem jogadores que podem não aparecer, e não é uma crítica, pois vocês não estão no dia a dia conosco. Mas às vezes tem jogadores que não estão performando no externo, mas internamente estão indo bem nos treinos — afirmou.

Reforços pontuais não estão descartados no Fluminense
Embora o discurso seja de avaliar oportunidades de mercado, reforços pontuais não estão descartados no clube. A zaga pode receber mais jogadores, já que a situação de Marlon segue indefinida. Caso o Flu negocie mais algum jogador de meio-campo além de André, o setor pode receber reforços para encorpar o elenco.
O Fluminense, por enquanto, não fez qualquer contato por jogadores especulados nos últimos dias como o colombiano Jader Quiñones ou o uruguaio Facundo Bernal. Muitos atletas são oferecidos ao clube diariamente, e outros, procurados pelo departamento de scouting do Tricolor, mas não há proposta na mesa por qualquer jogador nesse momento.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Fluminense pode perder mais peças no mercado da bola
O Fluminense sabe que será difícil segurar André em mais uma janela. O jogador não pressiona o clube por uma saída, mas se o assédio europeu persistir e uma proposta nos mesmos moldes dos últimos meses chegar, o camisa 7 trocará o Brasil pelo Velho Continente. Mas o Tricolor pode perder mais peças.

Visto como um substituto natural de André no clube, Alexsander atrai a atenção de clubes italianos e franceses. O jovem de 20 anos está mais valorizado no mercado que o titular Martinelli, mas mesmo que não seja absoluto no onze inicial de Fernando Diniz, seria uma baixa sentida ao time.
No CT Carlos Castilho, o Flu trabalha para evitar que outros titulares deixem o clube. O caso mais difícil é do colombiano Jhon Arias. O camisa 21 não esconde de ninguém sua vontade de jogar na Europa, mas só deixará o Fluminense para um grande centro do futebol. Ele já recusou propostas de Rússia e Turquia e sondagens de Portugal e do Oriente Médio nas últimas janelas.
John Kennedy atrai atenção do mercado da bola
Alguns clubes também procuraram o Fluminense para saber a situação de John Kennedy. Mesmo durante seu afastamento por indisciplina, equipes de fora do Brasil demonstraram interesse no jogador por meio de sondagens.

Por todo o contexto que envolve o atleta, o Flu não descarta uma negociação. Esta, entretanto, não é a vontade do atacante de 22 anos neste momento. O jovem, a princípio, quer ficar no clube em que é ídolo.
Até aqui, o Fluminense não recebeu propostas oficiais por nenhum de seus jogadores.
Como está o Fluminense em 2024
- Campeão da Recopa Sul-Americana sobre a LDU;
- Eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca para o campeão Flamengo;
- 17º lugar no Campeonato Brasileiro após seis rodadas (1 vitória, 2 empates e 3 derrotas);
- Classificado em 1º lugar no grupo A da Libertadores com 11 pontos (3 vitórias e 2 empates);
- Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Próximos jogos do Fluminense
Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:
- Fluminense x Alianza Lima — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio — 21h30 (de Brasília);
- Fluminense x Juventude — Campeonato Brasileiro — sábado, 1 de junho — 18h30 (de Brasília);
- Botafogo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — quarta, 12 de junho — 17h (de Brasília).