Libertadores

Fluminense esvazia departamento médico e terá time quase completo na Libertadores

Tricolor vê quatro jogadores retornarem de lesão e fica com apenas dois contundidos no elenco antes de rodada final da Libertadores

O adiamento de rodadas do Campeonato Brasileiro foi produtivo para o Fluminense. O Tricolor conseguiu esvaziar seu departamento médico no CT Carlos Castilho e jogará contra o Alianza Lima, na quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela Libertadores, com quase todos os seus jogadores à disposição.

De folga no fim de semana, o Flu teve tempo de descanso e treinamento antes da última rodada da fase de grupos da Libertadores. Já classificado e com o primeiro lugar da chave garantido, o time comandado por Fernando Diniz tem como único objetivo melhorar sua campanha de olho na vantagem de decidir em casa nas próximas fases do mata-mata.

Apenas o volante André e o atacante Lelê seguem entregues ao departamento médico. Os dois jogadores sofreram lesões no joelho. O camisa 7 tem previsão de retorno em meados de junho, enquanto o centroavante, com contusão mais grave, pode nem voltar a jogar neste 2023.

Quatro jogadores voltam a treinar no Fluminense

O Fluminense já tinha recebido boas notícias nas últimas semanas com os retornos de Gabriel Pires, Thiago Santos e Marlon. O primeiro voltou a entrar em campo após três meses na vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, na Copa do Brasil. Já os zagueiros estavam em transição para os trabalhos com o restante do elenco.

Agora, mais quatro jogadores voltaram a treinar no CT Carlos Castilho: o zagueiro Manoel, o lateral-direito Samuel Xavier e os atacantes Marquinhos e Douglas Costa. Todos já terminaram a parte de transição e estão à disposição da comissão técnica. O aproveitamento deles depende apenas da evolução na parte física e técnica, em decisão que será tomada por Fernando Diniz.

Fluminense ainda pode ser melhor time da Libertadores

Invicto há quase um ano, o Fluminense ainda pode se classificar como o melhor time da fase de grupos da Libertadores. Isso daria ao Tricolor a vantagem de decidir todos os confrontos de mata-mata no Maracanã até a final, marcada para o Monumental de Núñez, estádio do River Plate, em Buenos Aires, na Argentina.

Atualmente, o Flu tem a quinta melhor campanha. Mas uma combinação de resultados pode fazer o time de Fernando Diniz se alçar ao primeiro lugar geral — ou ao menos melhorar sua colocação final. Hoje, Atlético-MG, Palmeiras, Talleres e River Plate, em ordem, têm mais pontos que o Tricolor.

Antes de mais nada, o Fluminense precisa fazer sua parte. A equipe terá que vencer o Alianza Lima no Maracanã e torcer para derrotas dos outros quatro times. Alguns empates servem ao Flu, desde que o time de Fernando Diniz faça mais gols que Palmeiras (6), River Plate (4) e Talleres (3), para tirar a diferença no saldo.

Veja classificação atual da Libertadores

  1. Palmeiras (grupo F): 13 pontos (saldo 9)*
  2. River Plate (grupo H): 13 pontos (saldo 7)
  3. Talleres (grupo B): 13 pontos (saldo 6)
  4. Atlético-MG (grupo G): 12 pontos (saldo 4)
  5. Fluminense (grupo A): 11 pontos (saldo 3)*
  6. The Strongest (grupo C): 10 pontos (saldo 6)
  7. Bolívar (grupo E): 10 pontos (saldo 2)
  8. Junior (grupo D): 9 pontos (saldo 3)

*Apenas Palmeiras e Fluminense tem o primeiro lugar matematicamente garantido em suas chaves.

Veja todos os jogos da última rodada da Libertadores

  • Grupo H — terça (28), às 19h (de Brasília)

Atlético-MG x Caracas
Peñarol x Rosário Central

  • Grupo E — terça (28), às 21h (de Brasília)

Bolívar x Palestino
Flamengo x Millionarios

  • Grupo C — quarta (29), às 19h (de Brasília)*

Estudiantes x Huachipato
Grêmio x The Strongest

  • Grupo A — quarta (29), às 21h30 (de Brasília)

Fluminense x Alianza Lima
Cerro Porteño x Colo-Colo

  • Grupo B — quarta (29), às 21h30 (de Brasília)

São Paulo x Talleres
Barcelona x Cobresal

  • Grupo F — quinta (30), às 19h (de Brasília)

Palmeiras x San Lorenzo
Independiente Del Valle x Liverpool

  • Grupo H — quinta (30), às 21h (de Brasília)

River Plate x Deportivo Táchira
Libertad x Nacional

*Alguns jogos do grupo C, do Grêmio, foram adiados em função das enchentes no Rio Grande do Sul. O time gaúcho ainda enfrenta Huachipato (04/06) e Estudiantes (08/06).

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Fluminense x Alianza Lima — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio — 21h30 (de Brasília);
  • Fluminense x Juventude — Campeonato Brasileiro — sábado, 1 de junho — 18h30 (de Brasília);
  • Botafogo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — quarta, 12 de junho — 17h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo