Guia rápido da Serie A 2024/2025: Favoritos e quem pode surpreender
Atual campeã da Serie A, a Internazionale é a favorita ao título, porém, Juventus e Milan prometem vir mais fortes; veja projeções
Após algumas semanas de preparação, a nova temporada do futebol europeu se iniciou novamente nesta semana. Na Itália, a edição 2024/25 da Serie A começa neste sábado (17).
1ª rodada da Serie A 2024/2025
- Genoa x Internazionale — sábado (17), às 13h30
- Parma x Fiorentina — sábado (17), às 13h30
- Milan x Torino — sábado (17), às 15h45
- Empoli x Monza — sábado (17), às 15h45
- Hellas Verona x Napoli — domingo (18), às 13h30
- Bologna x Udinese — domingo (18), às 13h30
- Cagliari x Roma — domingo (18), às 15h45
- Lazio x Veneza — domingo (18), às 15h45
- Lecce x Atalanta — segunda-feira (19), às 13h30
- Juventus x Como — segunda-feira (19), às 15h45
Atual campeã, a Internazionale vai em busca do 21º scudetto após uma campanha dominante no último campeonato, com 94 pontos.
Maior vencedor da história da Serie A com 36 taças, a Juventus espera uma temporada de renascimento, já que ficou muito abaixo do esperado em 2023/24 sob o comando de Massimiliano Allegri.
O Milan também anseia por uma temporada melhor depois de uma Serie A repleta de altos e baixos com Stefano Pioli.
🏆 19/20: Juventus
— Lega Serie A (@SerieA_BR) August 13, 2024
🏆 20/21: Inter
🏆 21/22: AC Milan
🏆 22/23: Napoli
🏆 23/24: Inter
Quem será o próximo campeão da #SerieAMadeInItaly? 🏅 pic.twitter.com/Cd29E0tXZV
Confira neste guia de rápido da Trivela os detalhes sobre o campeonato, quem são os favoritos ao título italiano, outros que podem surpreender e as possíveis decepções da competição.
Serie A 2024/25
- Início: 17 de agosto de 2024 (sábado)
- Fim: 25 de maio de 2025 (domingo)
- Times: 20
- Onde assistir no Brasil: ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
Distribuição de vagas
- Champions League: Quatro primeiros colocados
- Liga Europa: 5º colocado
- Conference League: 6º colocado
- Rebaixamento: três últimos colocados
Clubes participantes da sÉRIE A 2024/2025 |
---|
Atalanta |
Bologna |
Cagliari |
Como |
Empoli |
Fiorentina |
Genoa |
Hellas Verona |
Internazionale |
Juventus |
Lazio |
Lecce |
Milan |
Monza |
Napoli |
Parma |
Roma |
Torino |
Udinese |
Venezia |
Favoritos para Serie A em 2024/25
Após uma hegemonia de nove conquistas consecutivas da Velha Senhora, as últimas quatro edições da Serie A tiveram três campeões distintos: Milan, Napoli e Nerazzurri (duas vezes).
Para 2024/25, a Inter de Milão continua como a grande favorita. Entretanto, a Juventus vem forte sob o comando de um promissor Thiago Motta.
Correndo por fora, não dá para descartar os Rossoneri, que também trocaram de técnico – saiu Stefano Pioli e chegou Paulo Fonseca.
Internazionale
A Internazionale está voando na Serie A desde a chegada de Simone Inzaghi, em junho de 2021. De lá para cá, os Nerazzurri recuperaram o protagonismo doméstico.
O treinador italiano aplicou sua filosofia de trabalho e vem colhendo os frutos nas últimas temporadas. Com Inzaghi, a Inter tem um ataque mortal e um ferrolho na zaga.
Em relação à 2023/24, os Nerazzurri praticamente não perderam nenhuma peça importante de seu elenco. Na verdade, o técnico recebeu reforços de qualidade para a nova temporada.
O centroavante Taremi (ex-Porto) e o meia Zielinski (ex-Napoli) chegaram à Internazionale sem custos de transferência. O volante Frattesi (ex-Sassuolo) e o goleiro Martínez (ex-Genoa) também são caras novas.
O ala-esquerdo Carlos Augusto e o atacante Arnautovic foram comprados em definitivo pelos Nerazzurri após empréstimos bem-sucedidos na última Serie A.
Juventus
Quem deve mudar da água para o vinho é a Juventus, que acertou em cheio ao ir atrás de Thiago Motta após uma terrível Serie A em 2023/24, quando ficou apenas na 3ª posição com 71 pontos – 23 atrás da liderança.
O treinador ítalo-brasileiro foi o principal responsável pelo surpreendente Bologna da última temporada graças a sua metodologia única, que pode ser resumida no esquema 2-7-2.
Com Thiago Motta, os Bianconeri devem construir suas jogadas com toques curtos desde o goleiro – bem diferente do jogo retroativo proposto por Allegri.
Em relação ao elenco, a Juventus vem promovendo uma verdadeira reformulação, como as saídas de Rabiot, Alex Sandro e Szczesny – todos titulares nas últimas temporadas.
Por outro lado, a Juve fez boas contratações, os meias Douglas Luiz (ex-Aston Villa) e Thuram (ex-Nice). A pedido do técnico, a diretoria ainda procura outros nomes no mercado.
Milan
O Milan também merece atenção, pois promoveu mudanças para a edição 2024/25 da Serie A depois de um ano de altos e baixos com Pioli.
Para começar, Paulo Fonseca assumiu o desafio de colocar os Rossoneri na briga pelo scudetto após uma boa passagem pelo Lille – que foi 4º colocado da última Ligue 1.
Com uma passagem pela Roma entre 2019 e 2021, o treinador português já tem experiência com o futebol italiano e é uma boa adição para um novo Milan.
Entre os jogadores que saíram, Giroud é quem causa o maior impacto. O centroavante foi um dos jogadores do Milan com mais participações em gols no campeonato de 2023/24.
Para suprir a ausência deixada pelo francês, os Rossoneri apostaram em Morata, que estava em baixa no Atlético de Madrid. Entretanto, o atacante espanhol foi bem na Serie A quando atuou pela Juventus.
O lateral-direito Emerson Royal também chegou para reforçar o Milan. Talvez, o maior mérito dos Rossoneri tenha sido manter seus principais talentos, como o lateral Théo Hernández e o atacante Rafael Leão.
Quem pode surpreender?
Enquanto o trio tem tudo para brigar pelo título, a Serie A reserva alguns times surpreendentes, que podem repetir a mágica história do Bologna de 2023/24.
Roma
É inegável que a Roma recebeu uma injeção de ânimo com a chegada de Daniele De Rossi em janeiro de 2024, quando José Mourinho foi demitido.
Com o ídolo na área técnica, os Giallorossi mudaram sua abordagem de jogo, com um futebol mais envolvente e ofensivo. Após uma pré-temporada completa, De Rossi teve a chance de fixar ainda mais suas ideias.
Spinazzola, Rui Patricio e Aouar deixaram o grupo. Contudo, a maior perda da Roma nesta janela foi Romelu Lukaku, que foi um dos goleadores da equipe na Serie A 2023/24.
Para ocupar a grande área, os Giallorossi fecharam um acordo com Dovbyk, um dos artilheiros da última edição de La Liga pelo Girona.
Napoli
Maior decepção da última edição da Serie A, o Napoli conviveu com inúmeros problemas – principalmente na falta de um técnico de qualidade após a saída de Luciano Spalletti para a seleção italiana.
Campeão de 2022/23, os Azzurri passaram longe de defender o scudetto na temporada passada – ficando de fora inclusive de competições europeias.
Agora, tudo deve mudar com Antonio Conte, que dispensa apresentações. O treinador é experiente e tem pulso firme – o que ajuda a controlar os vestiários.
Aliás, o Napoli precisa decidir qual será o futuro do centroavante Victor Osimhen, que já deixou claro que quer respirar novos ares. Em contrapartida, os Azzurri seguraram o atacante Kvaratskhelia.
No mercado, o Napoli foi certeiro ao contratar os defensores Buongiorno (ex-Torino) e Rafa Marín (ex-Real Madrid). De uma forma ou de outra, os Azzurri vão brigar pelas primeiras posições da Serie A na nova temporada.
Quem pode decepcionar
Já aqueles podem decepcionar na Serie A 2024/25 são times que perderam suas principais peças nesta janela de transferências e não conseguiram repor à altura da última temporada.
Bologna
De longe, a maior decepção da temporada deve ser o Bologna, que fez história na última Serie A ao se classificar para a Champions League após 59 anos.
Primeiro de tudo, o Rossoblù perdeu sua alma: o já citado Thiago Motta foi para a Juventus. Para seu lugar, Vicenzo Italiano, ex-Fiorentina, assumiu como treinador.
Ele até fez um bom trabalho na Viola em 2023/24, porém, longe de ser igual ao ítalo-brasileiro. Para piorar, o Bologna perdeu seus melhores jogadores nesta janela.
O artilheiro Zirkzee foi para o Manchester United. O defensor Calafiori assinou com o Arsenal. Saelemaekers voltou de empréstimo ao Milan.
Para repor as saídas, o Rossoblù fez apostas, como o centroavante Dallinga (ex-Toulouse), o defensor Erlic (ex-Sassuolo) e o meia-atacante Cambiaghi (ex-Atalanta). Resta saber se eles darão liga.
Lazio
A Lazio traz mais dúvidas do que certezas para a nova temporada após fazer uma verdadeira faxina para a Serie A, desde o comando técnico até os jogadores.
Para comandar o projeto, os Biancocelesti deram um voto de confiança a Marco Baroni, que evitou com folgas o rebaixamento na última edição do campeonato com o Hellas Verona.
O treinador italiano fará seu primeiro trabalho em um time de tradição da Itália na Lazio – o que por si só já levanta incógnitas.
Mais do que isso, os Biancocelesti perderam jogadores-chave, como o meia-atacante Felipe Anderson (foi para o Palmeiras), o meia Luis Alberto (foi para o Al-Duhail) e o centroavante Ciro Immobile (foi para o Besiktas).
Para seus lugares, a Lazio não fez nenhuma contratação de impacto. Portanto, não é exagero dizer que os Biancocelesti podem ter dificuldades na Serie A 2024/25.