Champions League

Só uma (improvável) combinação de resultados salva o Manchester United na Champions

Manchester United precisa vencer Bayern de Munique e de um empate entre Copenhagen e Galatasaray para poder avançar às oitavas de final da Champions League

Quando foi sorteado o grupo A da Champions League, a expectativa era clara: Bayern de Munique líder, Manchester United seria o segundo se não vacilasse para o Galatasaray e o Copenhagen, provavelmente, amargaria a lanterna. Chegando na rodada final, o que era projetado aos Bávaros foi concluído mais uma vez, só que o clube inglês, irregular na segunda temporada sob o comando de Erik Ten Hag, não chegou nem perto do que era falado, venceu apenas um dos cinco jogos e é o último da chave. Agora, os Red Devils chegam precisando vencer os alemães, em Old Trafford (local onde perderam seis dos 13 duelos na temporada), e ainda precisam torcer por um empate na outra partida do grupo.

 

Hoje, o United é um time inconsistente, sem confiança, frágil defensivamente e de muito mais baixos do que altos. O último jogo foi mais um exemplo da loucura que acontece nesta temporada: Bournemouth 3 x 0, em pleno Old Trafford. Após boa temporada, a primeira de Ten Hag, o elenco parece ter regredido no entendimento tático das ideias do treinador, além de sofrer problemas com lesões e as caras contratações renderem pouco dentro do campo. Apesar de um desempenho ruim, conseguiu alguns bons resultados na Premier League, mas na Champions League não teve a mesma sorte.

Perder para 4 x 3 para o Bayern na abertura é aceitável, no entanto, impossível explicar o que houve nos dois jogos contra o Galatasaray e na quarta rodada com o Copenhagen, na Dinamarca. Frente os turcos em Old Trafford, esteve duas vezes na frente do placar e tudo passou a dar errado na sequência: falha de André Onana causou expulsão de Casemiro e, no fim, a virada veio pelos pés de Mauro Icardi. O Gala voltou a punir a desatenção dos Red Devils na Turquia, onde precisaram de menos de 10 minutos para igualar um 3 x 1 – novamente, contando com falhas do goleiro adversário.

O roteiro, já cruel dos duelos com o Galatasaray, foi ainda pior na partida com o clube dinamarquês. Em menos de 30 minutos do primeiro tempo, o Manchester United já ganhava por 2 x 0. Só não contava que Marcus Rashford seria expulso com 42 e o time teria a capacidade de tomar dois gols nos acréscimos. Na etapa final, conseguiu competir mesmo com 10 em campo, Bruno Fernandes devolveu a vantagem em cobrança de pênalti e aí vem mais uma das maldades com o torcedor, que viu o Copenhagen empatar e virar a partida entre os 38 e 43 minutos do segundo tempo.

Se há um motivo para o time do lado vermelho de Manchester acreditar que possa superar o Bayern de Munique, é a última partida dos alemães. Uma equipe frágil defensivamente e apática foi vista em Frankfurt no último sábado (9), quando sofreram uma estarrecedora goleada por 5 x 1 do Eintracht. Ainda tem o fator que os Bávaros já estão garantidos na liderança do grupo.

Tudo isso é motivo para relaxamento? O técnico Thomas Tuchel afastou qualquer possibilidade de entrar desfocado e quer atrapalhar o adversário – também como uma forma de dar uma resposta ao torcedor após um vexame.

– Quando você veste a camisa do Bayern, você se comporta como um campeão, não há outra maneira. Temos grandes expectativas, mesmo que estejamos sempre sob pressão. O United dará tudo amanhã para passar, mas nós esperamos um desempenho de alto nível de nossa parte – disse o técnico alemão, emendando sobre o vexame:

– Estamos trabalhando nisso [se recuperar da goleada], esse é um dos pontos fundamentais. Pensávamos que estávamos mais longe [em questão de trabalho] do que realmente estamos e fomos brutalmente punidos com um grande resultado que dói muito. Tenho muita confiança que agora haverá outra reação. Abordamos os erros de forma muito direta. Terça-feira será uma oportunidade de mostrar uma reação num dos maiores palcos do futebol – completou Tuchel.

No fim, o Manchester United de Ten Hag fez por merecer chegar na rodada final precisando de uma combinação de resultados para se classificar. O mais justo, pelo que foi visto dentro de campo, é a segunda vaga do grupo A ficar com o vencedor de Copenhagen e Galatasaray, disputado na Dinamarca também nesta terça-feira (12), a partir das 17h (horário de Brasília).

Manchester United
Manchester United vive um dos piores inícios de temporada das últimas décadas (Foto: Icon Sport)

Prováveis escalações de Manchester United e Bayern

Provável escalação do Manchester United: Onana; Wan-Bissaka, Maguire, Varane, Shaw; McTominay, Mainoo; Antony, Fernandes, Rashford; Hojlund. Técnico: Erik Ten Hag.

Provável escalação do Bayern de MuniqueNeuer; Laimer, Upamecano, Kim Min-jae, Guerreiro; Goretzka, Kimmich; Musiala, Muller, Sané; Harry Kane. Técnico: Thomas Tuchel.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo